Análise da implementação da política de ensino remoto em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Marina Araujo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225366
Resumo: Com a urgência em saúde pública causada pelo novo coronavírus (COVID-19) que possui como principal medida de prevenção o distanciamento social, muitas organizações tiveram que repensar suas práticas de trabalho. O caso da educação pública é sensível, historicamente apoiado em práticas de socialização em salas de aula, profissionais da educação se viram obrigados a adotar métodos de ensino remoto para dar continuidade ao seu trabalho. Nesse contexto, diversas plataformas de ensino surgiram como solução, muitas das quais já vinham sendo oferecidas aos sistemas de educação pública. Dessa forma, este trabalho analisa a implementação da plataforma de educação remota utilizada pela Rede Municipal de Ensino e na EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, que contextualiza este estudo. Parte-se do referencial teórico da Administração Pública que trata das suas funções – planejamento, organização, direção e controle – sintetizados por autores como Paludo (2013) e Chiavenato (2008), e de revisão bibliográfica sobre Políticas Públicas de acordo com, principalmente, Secchi (2013) e Rua e Romanini (2013). Além disso, são abordados aspectos críticos, como o direito constitucional à educação pública, gratuita e de qualidade; a problematização sobre segurança da informação; e a questão da influência empresarial na educação. O método empregado foi o estudo de caso e pesquisa exploratória, de cunho quanti-qualitativo, elaborada por meio de análise documental, pesquisa bibliográfica e questionários de sondagem de opinião. Os resultados obtidos neste estudo apontam para deficiências na implementação da política em relação ao fluxo de informações, capacitação dos agentes implementadores e na própria operacionalidade da plataforma, além do descumprimento do poder público na garantia do direito à educação, baseada em princípios como: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais, e garantia de padrão de qualidade e gestão democrática no ensino público.
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Parte-se do referencial teórico da Administração Pública que trata das suas funções – planejamento, organização, direção e controle – sintetizados por autores como Paludo (2013) e Chiavenato (2008), e de revisão bibliográfica sobre Políticas Públicas de acordo com, principalmente, Secchi (2013) e Rua e Romanini (2013). Além disso, são abordados aspectos críticos, como o direito constitucional à educação pública, gratuita e de qualidade; a problematização sobre segurança da informação; e a questão da influência empresarial na educação. O método empregado foi o estudo de caso e pesquisa exploratória, de cunho quanti-qualitativo, elaborada por meio de análise documental, pesquisa bibliográfica e questionários de sondagem de opinião. Os resultados obtidos neste estudo apontam para deficiências na implementação da política em relação ao fluxo de informações, capacitação dos agentes implementadores e na própria operacionalidade da plataforma, além do descumprimento do poder público na garantia do direito à educação, baseada em princípios como: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais, e garantia de padrão de qualidade e gestão democrática no ensino público.Con la urgencia en salud pública provocada por el nuevo coronavirus (COVID-19), que tiene el distanciamiento social como principal medida preventiva, muchas organizaciones tuvieron que repensar sus prácticas laborales. El caso de la educación pública es sensible, históricamente respaldado por prácticas de socialización en las aulas, los profesionales de la educación se vieron obligados a adoptar métodos de enseñanza a distancia para continuar con su labor. En este contexto, surgieron como solución varias plataformas de enseñanza, muchas de las cuales ya se estaban ofreciendo a los sistemas educativos públicos. Así, este trabajo analiza la implementación de la plataforma de educación a distancia utilizada por la Red Municipal de Educación y EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, que contextualiza este estudio. Se parte del marco teórico de la Administración Pública que aborda sus funciones -planificación, organización, dirección y control- sintetizado por autores como Paludo (2013) y Chiavenato (2008), y de una revisión bibliográfica sobre Políticas Públicas según, principalmente, Secchi (2013) y Rua y Romanini (2013). Además, se abordan aspectos críticos, como el derecho constitucional a una educación pública, gratuita y de calidad; problematizar la seguridad de la información; y el tema de la influencia empresarial en la educación. El método utilizado fue el estudio de caso e investigación exploratoria, de carácter cuanti-cualitativo, elaborado a través de análisis documental, investigación bibliográfica y cuestionarios de sondeo de opinión. Los resultados obtenidos en este estudio apuntan a deficiencias en la implementación de la política en relación al flujo de información, capacitación de los agentes implementadores y en el propio funcionamiento de la plataforma, además de la falta de garantía del derecho a la educación por parte de los poderes públicos, en base a principios como: igualdad de condiciones de acceso y permanencia en la escuela, educación pública gratuita en los establecimientos oficiales y garantía de estándares de calidad y gestión democrática en la educación pública.application/pdfporAdministração públicaEducação públicaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)PandemiasCOVID-19Administración PúblicaTecnologías de la Información y la Comunicación en Educación.Análise da implementação da política de ensino remoto em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129538.pdf.txt001129538.pdf.txtExtracted Texttext/plain153853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225366/2/001129538.pdf.txt1357907b1f3cb5fbc66cc9e7f3975932MD52ORIGINAL001129538.pdfTexto completoapplication/pdf1635885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225366/1/001129538.pdfec032224350ad6eb0f64a2ccb5be46f5MD5110183/2253662023-04-30 03:57:48.730576oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225366Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-30T06:57:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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