Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Júlia Domingues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134202
Resumo: Este trabalho consiste em uma proposta de atividade prática para ensino de conceitos de geometria utilizando origami como recurso e que não possua somente suporte teórico técnico, mas também educacional. Uma prática inicial sem o uso de referencial teórico educacional foi realizada para, em seguida, ser analisada sob a luz da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Dada a análise dos dados coletados nesta prática inicial, foram propostas mudanças na estrutura da atividade, a fim de comportar os aspectos sugeridos pelo referencial teórico. As mudanças propostas foram, no geral, referentes à postura do professor enquanto ministrante de uma atividade sobre origami em sala de aula.
id UFRGS-2_e99179254ce7fd8662f43d9378950126
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134202
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lemos, Júlia DominguesBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2016-03-25T02:05:47Z2015http://hdl.handle.net/10183/134202000986683Este trabalho consiste em uma proposta de atividade prática para ensino de conceitos de geometria utilizando origami como recurso e que não possua somente suporte teórico técnico, mas também educacional. Uma prática inicial sem o uso de referencial teórico educacional foi realizada para, em seguida, ser analisada sob a luz da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Dada a análise dos dados coletados nesta prática inicial, foram propostas mudanças na estrutura da atividade, a fim de comportar os aspectos sugeridos pelo referencial teórico. As mudanças propostas foram, no geral, referentes à postura do professor enquanto ministrante de uma atividade sobre origami em sala de aula.This work consists of a proposal of a practical activity aiming to teach geometry conceps by using origami as a resource, which counts not only with technical theoretical support, but also with educational theoretical support. A preliminary activity, without educational support, was planned and realized to be, then, analyzed under the light of the conceptual fields theory, by GérarVergnaud. Given the analysis of the data collected by the first practical activity, modifications were suggested in onder to fit the new activity into the concepts given by the theoretical educational support. The suggested modifications were, generally, about the teacher’s stance while conducting an origami activity in classroom.application/pdfporGeometriaOrigamiOrigamiGeometryVergnaudOrigami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986683.pdf000986683.pdfTexto completoapplication/pdf732281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134202/1/000986683.pdfd14b38827eba72c1fd3d07eb90e1f86aMD51TEXT000986683.pdf.txt000986683.pdf.txtExtracted Texttext/plain68432http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134202/2/000986683.pdf.txt9f59aa73f00e12b7cb4a04eeeed9ed4dMD52THUMBNAIL000986683.pdf.jpg000986683.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134202/3/000986683.pdf.jpgb0cad33dedf25e531472e804c624aefeMD5310183/1342022018-10-29 08:10:57.286oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:10:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos
title Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos
spellingShingle Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos
Lemos, Júlia Domingues
Geometria
Origami
Origami
Geometry
Vergnaud
title_short Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos
title_full Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos
title_fullStr Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos
title_full_unstemmed Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos
title_sort Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos
author Lemos, Júlia Domingues
author_facet Lemos, Júlia Domingues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Júlia Domingues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Origami
topic Geometria
Origami
Origami
Geometry
Vergnaud
dc.subject.eng.fl_str_mv Origami
Geometry
Vergnaud
description Este trabalho consiste em uma proposta de atividade prática para ensino de conceitos de geometria utilizando origami como recurso e que não possua somente suporte teórico técnico, mas também educacional. Uma prática inicial sem o uso de referencial teórico educacional foi realizada para, em seguida, ser analisada sob a luz da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Dada a análise dos dados coletados nesta prática inicial, foram propostas mudanças na estrutura da atividade, a fim de comportar os aspectos sugeridos pelo referencial teórico. As mudanças propostas foram, no geral, referentes à postura do professor enquanto ministrante de uma atividade sobre origami em sala de aula.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-25T02:05:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134202
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986683
url http://hdl.handle.net/10183/134202
identifier_str_mv 000986683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134202/1/000986683.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134202/2/000986683.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134202/3/000986683.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d14b38827eba72c1fd3d07eb90e1f86a
9f59aa73f00e12b7cb4a04eeeed9ed4d
b0cad33dedf25e531472e804c624aefe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447165321871360