Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134202 |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma proposta de atividade prática para ensino de conceitos de geometria utilizando origami como recurso e que não possua somente suporte teórico técnico, mas também educacional. Uma prática inicial sem o uso de referencial teórico educacional foi realizada para, em seguida, ser analisada sob a luz da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Dada a análise dos dados coletados nesta prática inicial, foram propostas mudanças na estrutura da atividade, a fim de comportar os aspectos sugeridos pelo referencial teórico. As mudanças propostas foram, no geral, referentes à postura do professor enquanto ministrante de uma atividade sobre origami em sala de aula. |
id |
UFRGS-2_e99179254ce7fd8662f43d9378950126 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134202 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lemos, Júlia DominguesBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2016-03-25T02:05:47Z2015http://hdl.handle.net/10183/134202000986683Este trabalho consiste em uma proposta de atividade prática para ensino de conceitos de geometria utilizando origami como recurso e que não possua somente suporte teórico técnico, mas também educacional. Uma prática inicial sem o uso de referencial teórico educacional foi realizada para, em seguida, ser analisada sob a luz da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Dada a análise dos dados coletados nesta prática inicial, foram propostas mudanças na estrutura da atividade, a fim de comportar os aspectos sugeridos pelo referencial teórico. As mudanças propostas foram, no geral, referentes à postura do professor enquanto ministrante de uma atividade sobre origami em sala de aula.This work consists of a proposal of a practical activity aiming to teach geometry conceps by using origami as a resource, which counts not only with technical theoretical support, but also with educational theoretical support. A preliminary activity, without educational support, was planned and realized to be, then, analyzed under the light of the conceptual fields theory, by GérarVergnaud. Given the analysis of the data collected by the first practical activity, modifications were suggested in onder to fit the new activity into the concepts given by the theoretical educational support. The suggested modifications were, generally, about the teacher’s stance while conducting an origami activity in classroom.application/pdfporGeometriaOrigamiOrigamiGeometryVergnaudOrigami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986683.pdf000986683.pdfTexto completoapplication/pdf732281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134202/1/000986683.pdfd14b38827eba72c1fd3d07eb90e1f86aMD51TEXT000986683.pdf.txt000986683.pdf.txtExtracted Texttext/plain68432http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134202/2/000986683.pdf.txt9f59aa73f00e12b7cb4a04eeeed9ed4dMD52THUMBNAIL000986683.pdf.jpg000986683.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134202/3/000986683.pdf.jpgb0cad33dedf25e531472e804c624aefeMD5310183/1342022018-10-29 08:10:57.286oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:10:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos |
title |
Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos |
spellingShingle |
Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos Lemos, Júlia Domingues Geometria Origami Origami Geometry Vergnaud |
title_short |
Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos |
title_full |
Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos |
title_fullStr |
Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos |
title_full_unstemmed |
Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos |
title_sort |
Origami : uma prática na aprendizagem de conceitos geométricos |
author |
Lemos, Júlia Domingues |
author_facet |
Lemos, Júlia Domingues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Júlia Domingues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Origami |
topic |
Geometria Origami Origami Geometry Vergnaud |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Origami Geometry Vergnaud |
description |
Este trabalho consiste em uma proposta de atividade prática para ensino de conceitos de geometria utilizando origami como recurso e que não possua somente suporte teórico técnico, mas também educacional. Uma prática inicial sem o uso de referencial teórico educacional foi realizada para, em seguida, ser analisada sob a luz da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Dada a análise dos dados coletados nesta prática inicial, foram propostas mudanças na estrutura da atividade, a fim de comportar os aspectos sugeridos pelo referencial teórico. As mudanças propostas foram, no geral, referentes à postura do professor enquanto ministrante de uma atividade sobre origami em sala de aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-25T02:05:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134202 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000986683 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134202 |
identifier_str_mv |
000986683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134202/1/000986683.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134202/2/000986683.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134202/3/000986683.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d14b38827eba72c1fd3d07eb90e1f86a 9f59aa73f00e12b7cb4a04eeeed9ed4d b0cad33dedf25e531472e804c624aefe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447165321871360 |