Dicionário raciocinado das licenciaturas : ornitorricando discursos no campo da formação de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184426 |
Resumo: | Este artigo analisa uma pesquisa que tem investido em incentivar os licenciandos a expressarem aquilo que excede nos discursos da formação de professores. Tendo Roland Barthes, Michel Foucault e Gilles Deleuze como intercessores, detém-se em pensar a escrita enquanto provocação, ferramenta que põe em movimento e movimenta o excurso dos discursos mais sedimentados acerca da educação, que dizem da & gura do professor nos dias atuais. Traz percepções que resultam de um exercício de estranhar o que se diz a respeito do “ser professor”. Desenvolvida junto a estudantes de licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem feito da escrita e do escrever, reunidos pelo conceito de fantasia, um dispositivo de intervenção. Dando forma a esse exercício de estranhamento, nomeado ornitorrincar, uma vez que se utiliza da & gura do ornitorrinco, cria o Dicionário Raciocinado das Licenciaturas, que se inspira em alguns procedimentos operados pela Encyclopédie ou Dictionaire Raisonné des Sciences, des Arts et des Métiers, de Denis Diderot e Jean d’Alembert. Composto por quatro Tomos e com um total de noventa e três licenciandos participantes, agencia uma produção coletiva de textos na forma de verbetes, resultado de provocações & losó& cas e literárias. O ornitorrinco surge no projeto como imagem-guia, espécie de imagem-conceito que sintetiza a força de estranhamento e o trabalho do desconhecido, qualidades vitais à docência e, por conseguinte, à formação de professores. Tal desa& o tem convocado os estudantes a se perceberem e a escreverem sobre essa experiência de tornar-se professor. Ao invés da simples denúncia, os verbetes que compõem o dicionário são um convite ao estranhamento dos lugares comuns que compõem a formação de professores, uma solicitação a ornitorrincarem concepções e experiências docentes. |
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Costa, Luciano Bedin daCunha, Claudia Madruga2018-11-07T02:46:53Z20181413-7321http://hdl.handle.net/10183/184426001078544Este artigo analisa uma pesquisa que tem investido em incentivar os licenciandos a expressarem aquilo que excede nos discursos da formação de professores. Tendo Roland Barthes, Michel Foucault e Gilles Deleuze como intercessores, detém-se em pensar a escrita enquanto provocação, ferramenta que põe em movimento e movimenta o excurso dos discursos mais sedimentados acerca da educação, que dizem da & gura do professor nos dias atuais. Traz percepções que resultam de um exercício de estranhar o que se diz a respeito do “ser professor”. Desenvolvida junto a estudantes de licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem feito da escrita e do escrever, reunidos pelo conceito de fantasia, um dispositivo de intervenção. Dando forma a esse exercício de estranhamento, nomeado ornitorrincar, uma vez que se utiliza da & gura do ornitorrinco, cria o Dicionário Raciocinado das Licenciaturas, que se inspira em alguns procedimentos operados pela Encyclopédie ou Dictionaire Raisonné des Sciences, des Arts et des Métiers, de Denis Diderot e Jean d’Alembert. Composto por quatro Tomos e com um total de noventa e três licenciandos participantes, agencia uma produção coletiva de textos na forma de verbetes, resultado de provocações & losó& cas e literárias. O ornitorrinco surge no projeto como imagem-guia, espécie de imagem-conceito que sintetiza a força de estranhamento e o trabalho do desconhecido, qualidades vitais à docência e, por conseguinte, à formação de professores. Tal desa& o tem convocado os estudantes a se perceberem e a escreverem sobre essa experiência de tornar-se professor. Ao invés da simples denúncia, os verbetes que compõem o dicionário são um convite ao estranhamento dos lugares comuns que compõem a formação de professores, uma solicitação a ornitorrincarem concepções e experiências docentes.3 is article analyzes a research that has invested in encouraging students to express what it exceeds in discourses of teachers’ quali& cation. Based on Roland Barthes, Michel Foucault and Gilles Deleuze as intercessors, it stands by thinking the writing as de& ance, a tool that put in movement and move the excursus of discourses more sedimented about education, the ones that says about the & gure of the teacher in the present days. It brings perceptions that results of an exercise of marveling what is said about “being teacher”. Developed with students of graduation from a Federal University of Rio Grande do Sul has made of the writing and to write, gathered in fantasy, a dispositive of intervention. Giving shape to this exercise of marveling, named as “to ornithorhyncus”, once it uses the & gure of the ornithorhyncus, it creates the Reasoning Dictionary of Bachelor Degrees, inspired by some proceedings operated by the Encyclopédie ou Dictionaire Raisonné des Sciences, des Arts et des Métiers from Denis Diderot and Jean d’Alembert. Composed by four volumes and a total of 93 participating, it arranges a production of texts in the form of entries the result of philosophical and literary provocations. 3 e ornithorhyncus appears in the project as a guide image, kind of concept-image that synthetizes the estrangement force and the work of the unknown, vital qualities to teaching and, consequently, to teachers’ quali& cation. 3 is challenge has summoned students to perceive themselves and to write about this experience of becoming a teacher. Instead of a simple complaint, the entries which composes the dictionary are an invitation to strangeness of the common places that composes teachers’ quali& cation, a request to “ornithorhyncate” teaching conceptions and experiences.application/pdfporLa Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 23, n. 2 (jul. 2018), p. 47-59Formação de professoresDicionárioLicenciaturaGraduation/bachelor degreeWritingDiscoursesEntryDictionaryDicionário raciocinado das licenciaturas : ornitorricando discursos no campo da formação de professoresReasoning dictionary of bachelor degrees : ornithorhyncusing discourses in the field of teachers’ qualificationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001078544.pdf.txt001078544.pdf.txtExtracted Texttext/plain38477http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184426/2/001078544.pdf.txt2e4fb154fac8b792dca18804464a1fc2MD52ORIGINAL001078544.pdfTexto completoapplication/pdf508842http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184426/1/001078544.pdfc86a7f6a06e43344a6aeabececd2f77eMD5110183/1844262021-09-19 04:31:42.569oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184426Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:31:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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