Análise do setor de expedição de um fabricante de elevadores sob a lógica das sete perdas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117363 |
Resumo: | A Logística Lean demonstra grande impacto na percepção de qualidade pelo cliente e tornou-se primordial para manutenção no mercado competitivo, reduzindo seus custos, e por consequência, aumentando seus lucros. Neste trabalho, será verificada a adequação do setor de expedição de uma empresa de elevadores à Logística Lean por meio da lógica das sete (7) perdas, a fim de buscar atender ao cliente no prazo e maximizar o uso dos recursos disponíveis de forma enxuta. O estudo de caso foi realizado tanto com dados qualitativos quanto quantitativos, utilizando-se de ferramentas estatísticas para análise no fluxo de processos e operações do setor. Foram identificadas diversas perdas: superprodução, super utilização de mão-de-obra e maquinário, perdas por movimentos desnecessários, entre outros. Depois de identificadas, sugestões de melhorias foram realizadas com vistas à adequação a Logística Lean. |
id |
UFRGS-2_e9a03eed333062f9dfb43ff2cb3f15a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117363 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Jonathan PruinelliSantos, Gilberto Tavares dos2015-05-30T01:59:38Z2014http://hdl.handle.net/10183/117363000966750A Logística Lean demonstra grande impacto na percepção de qualidade pelo cliente e tornou-se primordial para manutenção no mercado competitivo, reduzindo seus custos, e por consequência, aumentando seus lucros. Neste trabalho, será verificada a adequação do setor de expedição de uma empresa de elevadores à Logística Lean por meio da lógica das sete (7) perdas, a fim de buscar atender ao cliente no prazo e maximizar o uso dos recursos disponíveis de forma enxuta. O estudo de caso foi realizado tanto com dados qualitativos quanto quantitativos, utilizando-se de ferramentas estatísticas para análise no fluxo de processos e operações do setor. Foram identificadas diversas perdas: superprodução, super utilização de mão-de-obra e maquinário, perdas por movimentos desnecessários, entre outros. Depois de identificadas, sugestões de melhorias foram realizadas com vistas à adequação a Logística Lean.Lean Logistics demonstrates its big impact on the perception of quality by the client. Lean culture adopted by the companies becomes primordial for maintenance in a competitive market, reducing its costs, thus, increasing its profits. In this paper, the adequacy of the Expedition Department logistics to the Lean philosophy by seven (7) wastes logics will be verified in order to comply with the customer on schedule and maximize the use of available resources in a lean way. The case study was carried out with both qualitative and quantitative data, using statistical tools for analysis in the flow of processes and operations. Several losses were identified: overproduction, over-use of hand labor and machinery, unnecessary movements, among others. After identified, suggestions for improvements were made to adapt the sector to Lean Logistics.application/pdfporPercepção do clienteQualidade em serviçosMercado competitivoLean logisticsLeanWasteOverproductionSeven wastesReducing costsProfitAnálise do setor de expedição de um fabricante de elevadores sob a lógica das sete perdasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966750.pdf000966750.pdfTexto completoapplication/pdf1310318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117363/1/000966750.pdfe7db61cc4b8fb0b5ec26cf8bda8339fbMD51TEXT000966750.pdf.txt000966750.pdf.txtExtracted Texttext/plain120450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117363/2/000966750.pdf.txt9d3b4ef5d7c347a70105b3619b941c01MD52THUMBNAIL000966750.pdf.jpg000966750.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117363/3/000966750.pdf.jpg83afefa8850ac311f91e31d098e53b2bMD5310183/1173632018-10-22 09:18:24.208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117363Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T12:18:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do setor de expedição de um fabricante de elevadores sob a lógica das sete perdas |
title |
Análise do setor de expedição de um fabricante de elevadores sob a lógica das sete perdas |
spellingShingle |
Análise do setor de expedição de um fabricante de elevadores sob a lógica das sete perdas Martins, Jonathan Pruinelli Percepção do cliente Qualidade em serviços Mercado competitivo Lean logistics Lean Waste Overproduction Seven wastes Reducing costs Profit |
title_short |
Análise do setor de expedição de um fabricante de elevadores sob a lógica das sete perdas |
title_full |
Análise do setor de expedição de um fabricante de elevadores sob a lógica das sete perdas |
title_fullStr |
Análise do setor de expedição de um fabricante de elevadores sob a lógica das sete perdas |
title_full_unstemmed |
Análise do setor de expedição de um fabricante de elevadores sob a lógica das sete perdas |
title_sort |
Análise do setor de expedição de um fabricante de elevadores sob a lógica das sete perdas |
author |
Martins, Jonathan Pruinelli |
author_facet |
Martins, Jonathan Pruinelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Jonathan Pruinelli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Gilberto Tavares dos |
contributor_str_mv |
Santos, Gilberto Tavares dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção do cliente Qualidade em serviços Mercado competitivo |
topic |
Percepção do cliente Qualidade em serviços Mercado competitivo Lean logistics Lean Waste Overproduction Seven wastes Reducing costs Profit |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Lean logistics Lean Waste Overproduction Seven wastes Reducing costs Profit |
description |
A Logística Lean demonstra grande impacto na percepção de qualidade pelo cliente e tornou-se primordial para manutenção no mercado competitivo, reduzindo seus custos, e por consequência, aumentando seus lucros. Neste trabalho, será verificada a adequação do setor de expedição de uma empresa de elevadores à Logística Lean por meio da lógica das sete (7) perdas, a fim de buscar atender ao cliente no prazo e maximizar o uso dos recursos disponíveis de forma enxuta. O estudo de caso foi realizado tanto com dados qualitativos quanto quantitativos, utilizando-se de ferramentas estatísticas para análise no fluxo de processos e operações do setor. Foram identificadas diversas perdas: superprodução, super utilização de mão-de-obra e maquinário, perdas por movimentos desnecessários, entre outros. Depois de identificadas, sugestões de melhorias foram realizadas com vistas à adequação a Logística Lean. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-30T01:59:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117363 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000966750 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117363 |
identifier_str_mv |
000966750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117363/1/000966750.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117363/2/000966750.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117363/3/000966750.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e7db61cc4b8fb0b5ec26cf8bda8339fb 9d3b4ef5d7c347a70105b3619b941c01 83afefa8850ac311f91e31d098e53b2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724582032834560 |