Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/149407 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou observar a efetividade e a aplicabilidade da ferramenta digital Moodle no ensino da Odontogeriatria. Alunos da Faculdade de Odontologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foram os pioneiros, nesta disciplina, na utilização desta plataforma on-line de ensino à distância. A partir da perspectiva construcionista social e a utilização de dois grupos focais para coleta de dados, conseguimos analisar as percepções dos alunos que utilizaram a referida ferramenta no processo de aprendizagem, a relação que o aluno tem com essa perspectiva de ensino, a estrutura da plataforma construída para a disciplina na perspectiva do aluno e levantar as potencialidades e as fraquezas do referido instrumento. Tal fato leva a melhorias na construção de futuras ferramentas digitais de ensino a distância/EaD bem como a continuidade da utilização dessa ferramenta efetiva. |
id |
UFRGS-2_e9c1017b4195b89c8c6c586d6c0375d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149407 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Grando, Alessandra MariaBulgarelli, Patricia TávoraMestriner, Soraya FernandesBulgarelli, Alexandre Fávero2016-11-02T02:15:42Z20162178-7085http://hdl.handle.net/10183/149407000996063Esta pesquisa objetivou observar a efetividade e a aplicabilidade da ferramenta digital Moodle no ensino da Odontogeriatria. Alunos da Faculdade de Odontologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foram os pioneiros, nesta disciplina, na utilização desta plataforma on-line de ensino à distância. A partir da perspectiva construcionista social e a utilização de dois grupos focais para coleta de dados, conseguimos analisar as percepções dos alunos que utilizaram a referida ferramenta no processo de aprendizagem, a relação que o aluno tem com essa perspectiva de ensino, a estrutura da plataforma construída para a disciplina na perspectiva do aluno e levantar as potencialidades e as fraquezas do referido instrumento. Tal fato leva a melhorias na construção de futuras ferramentas digitais de ensino a distância/EaD bem como a continuidade da utilização dessa ferramenta efetiva.This study aimed to observe the effectiveness and applicability of Moodle digital tool in the teaching of Geriatric Dentistry. Students of the seventh semester, School of Dentistry, Federal University of Rio Grande do Sul, were the pioneers in this discipline, to use this online platform of distance learning. From the social constructionism perspective and the use of two focus group to collect data, we can analyze the perceptions of students making use of this tool in the learning process, the relationship that the student has with the teaching perspective, the platform structure built for the course in the student's perspective and raise the potential and weaknesses of the instrument. This fact leads to improvements in the construction of future digital platforms of distance learning as well as the continuing use of this effective tool.Este estudio tuvo como objetivo observar la eficacia y aplicabilidad de la herramienta digital de Moodle en la enseñanza de la Odontología Geriátrica. Los estudiantes de la Facultad de Odontología de la Universidad Federal de Río Grande do Sul, fueron los pioneros en esta disciplina, en el uso de la plataforma en línea de aprendizaje a distancia. Desde la perspectiva del construccionismo social y el uso de dos grupos focales para recopilar datos, podemos analizar las percepciones de los estudiantes que hacen uso de esta herramienta en el proceso de aprendizaje, la relación que el estudiante tiene con la perspectiva de la enseñanza, la estructura de la plataforma en la perspectiva del estudiante y aumentar el potencial y las debilidades de este instrumento. Este mejora la construcción de las futuras plataformas digitales de aprendizaje a distancia, así como la continuación del uso de esta herramienta eficaz.application/pdfporSaúde & transformação social. Florianópolis. Vol. 7, n. 2 (2016), p. 41-50Educação em odontologiaGeriatric dentistryDistance learningDigital toolFocus groupOdontología geriátricaEl aprendizaje a distanciaHerramienta digitalGrupos focalesPercebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul BrasilPerceiving a distance-learning tool in health formation at a college of dentistry of southern Brazil Percibiendo una herramienta a distancia en la capitación en salud en un curso de odontología de sur de Brasil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000996063.pdf000996063.pdfTexto completoapplication/pdf658181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149407/1/000996063.pdf75af4c4c0118ce8c1d61dabf4872696cMD51TEXT000996063.pdf.txt000996063.pdf.txtExtracted Texttext/plain36335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149407/2/000996063.pdf.txta2ed6d7c4f55b4d584325c6dd972b477MD52THUMBNAIL000996063.pdf.jpg000996063.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1915http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149407/3/000996063.pdf.jpg246fdb9032247939704f201b0b211997MD5310183/1494072018-10-29 09:18:50.738oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149407Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:18:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Perceiving a distance-learning tool in health formation at a college of dentistry of southern Brazil |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Percibiendo una herramienta a distancia en la capitación en salud en un curso de odontología de sur de Brasil |
title |
Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil |
spellingShingle |
Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil Grando, Alessandra Maria Educação em odontologia Geriatric dentistry Distance learning Digital tool Focus group Odontología geriátrica El aprendizaje a distancia Herramienta digital Grupos focales |
title_short |
Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil |
title_full |
Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil |
title_fullStr |
Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil |
title_full_unstemmed |
Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil |
title_sort |
Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil |
author |
Grando, Alessandra Maria |
author_facet |
Grando, Alessandra Maria Bulgarelli, Patricia Távora Mestriner, Soraya Fernandes Bulgarelli, Alexandre Fávero |
author_role |
author |
author2 |
Bulgarelli, Patricia Távora Mestriner, Soraya Fernandes Bulgarelli, Alexandre Fávero |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grando, Alessandra Maria Bulgarelli, Patricia Távora Mestriner, Soraya Fernandes Bulgarelli, Alexandre Fávero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em odontologia |
topic |
Educação em odontologia Geriatric dentistry Distance learning Digital tool Focus group Odontología geriátrica El aprendizaje a distancia Herramienta digital Grupos focales |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geriatric dentistry Distance learning Digital tool Focus group |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Odontología geriátrica El aprendizaje a distancia Herramienta digital Grupos focales |
description |
Esta pesquisa objetivou observar a efetividade e a aplicabilidade da ferramenta digital Moodle no ensino da Odontogeriatria. Alunos da Faculdade de Odontologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foram os pioneiros, nesta disciplina, na utilização desta plataforma on-line de ensino à distância. A partir da perspectiva construcionista social e a utilização de dois grupos focais para coleta de dados, conseguimos analisar as percepções dos alunos que utilizaram a referida ferramenta no processo de aprendizagem, a relação que o aluno tem com essa perspectiva de ensino, a estrutura da plataforma construída para a disciplina na perspectiva do aluno e levantar as potencialidades e as fraquezas do referido instrumento. Tal fato leva a melhorias na construção de futuras ferramentas digitais de ensino a distância/EaD bem como a continuidade da utilização dessa ferramenta efetiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-02T02:15:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/149407 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2178-7085 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000996063 |
identifier_str_mv |
2178-7085 000996063 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/149407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Saúde & transformação social. Florianópolis. Vol. 7, n. 2 (2016), p. 41-50 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149407/1/000996063.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149407/2/000996063.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149407/3/000996063.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
75af4c4c0118ce8c1d61dabf4872696c a2ed6d7c4f55b4d584325c6dd972b477 246fdb9032247939704f201b0b211997 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224909815283712 |