Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grando, Alessandra Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bulgarelli, Patricia Távora, Mestriner, Soraya Fernandes, Bulgarelli, Alexandre Fávero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149407
Resumo: Esta pesquisa objetivou observar a efetividade e a aplicabilidade da ferramenta digital Moodle no ensino da Odontogeriatria. Alunos da Faculdade de Odontologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foram os pioneiros, nesta disciplina, na utilização desta plataforma on-line de ensino à distância. A partir da perspectiva construcionista social e a utilização de dois grupos focais para coleta de dados, conseguimos analisar as percepções dos alunos que utilizaram a referida ferramenta no processo de aprendizagem, a relação que o aluno tem com essa perspectiva de ensino, a estrutura da plataforma construída para a disciplina na perspectiva do aluno e levantar as potencialidades e as fraquezas do referido instrumento. Tal fato leva a melhorias na construção de futuras ferramentas digitais de ensino a distância/EaD bem como a continuidade da utilização dessa ferramenta efetiva.
id UFRGS-2_e9c1017b4195b89c8c6c586d6c0375d3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149407
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Grando, Alessandra MariaBulgarelli, Patricia TávoraMestriner, Soraya FernandesBulgarelli, Alexandre Fávero2016-11-02T02:15:42Z20162178-7085http://hdl.handle.net/10183/149407000996063Esta pesquisa objetivou observar a efetividade e a aplicabilidade da ferramenta digital Moodle no ensino da Odontogeriatria. Alunos da Faculdade de Odontologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foram os pioneiros, nesta disciplina, na utilização desta plataforma on-line de ensino à distância. A partir da perspectiva construcionista social e a utilização de dois grupos focais para coleta de dados, conseguimos analisar as percepções dos alunos que utilizaram a referida ferramenta no processo de aprendizagem, a relação que o aluno tem com essa perspectiva de ensino, a estrutura da plataforma construída para a disciplina na perspectiva do aluno e levantar as potencialidades e as fraquezas do referido instrumento. Tal fato leva a melhorias na construção de futuras ferramentas digitais de ensino a distância/EaD bem como a continuidade da utilização dessa ferramenta efetiva.This study aimed to observe the effectiveness and applicability of Moodle digital tool in the teaching of Geriatric Dentistry. Students of the seventh semester, School of Dentistry, Federal University of Rio Grande do Sul, were the pioneers in this discipline, to use this online platform of distance learning. From the social constructionism perspective and the use of two focus group to collect data, we can analyze the perceptions of students making use of this tool in the learning process, the relationship that the student has with the teaching perspective, the platform structure built for the course in the student's perspective and raise the potential and weaknesses of the instrument. This fact leads to improvements in the construction of future digital platforms of distance learning as well as the continuing use of this effective tool.Este estudio tuvo como objetivo observar la eficacia y aplicabilidad de la herramienta digital de Moodle en la enseñanza de la Odontología Geriátrica. Los estudiantes de la Facultad de Odontología de la Universidad Federal de Río Grande do Sul, fueron los pioneros en esta disciplina, en el uso de la plataforma en línea de aprendizaje a distancia. Desde la perspectiva del construccionismo social y el uso de dos grupos focales para recopilar datos, podemos analizar las percepciones de los estudiantes que hacen uso de esta herramienta en el proceso de aprendizaje, la relación que el estudiante tiene con la perspectiva de la enseñanza, la estructura de la plataforma en la perspectiva del estudiante y aumentar el potencial y las debilidades de este instrumento. Este mejora la construcción de las futuras plataformas digitales de aprendizaje a distancia, así como la continuación del uso de esta herramienta eficaz.application/pdfporSaúde & transformação social. Florianópolis. Vol. 7, n. 2 (2016), p. 41-50Educação em odontologiaGeriatric dentistryDistance learningDigital toolFocus groupOdontología geriátricaEl aprendizaje a distanciaHerramienta digitalGrupos focalesPercebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul BrasilPerceiving a distance-learning tool in health formation at a college of dentistry of southern Brazil Percibiendo una herramienta a distancia en la capitación en salud en un curso de odontología de sur de Brasil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000996063.pdf000996063.pdfTexto completoapplication/pdf658181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149407/1/000996063.pdf75af4c4c0118ce8c1d61dabf4872696cMD51TEXT000996063.pdf.txt000996063.pdf.txtExtracted Texttext/plain36335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149407/2/000996063.pdf.txta2ed6d7c4f55b4d584325c6dd972b477MD52THUMBNAIL000996063.pdf.jpg000996063.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1915http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149407/3/000996063.pdf.jpg246fdb9032247939704f201b0b211997MD5310183/1494072018-10-29 09:18:50.738oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149407Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:18:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Perceiving a distance-learning tool in health formation at a college of dentistry of southern Brazil
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Percibiendo una herramienta a distancia en la capitación en salud en un curso de odontología de sur de Brasil
title Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil
spellingShingle Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil
Grando, Alessandra Maria
Educação em odontologia
Geriatric dentistry
Distance learning
Digital tool
Focus group
Odontología geriátrica
El aprendizaje a distancia
Herramienta digital
Grupos focales
title_short Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil
title_full Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil
title_fullStr Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil
title_full_unstemmed Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil
title_sort Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil
author Grando, Alessandra Maria
author_facet Grando, Alessandra Maria
Bulgarelli, Patricia Távora
Mestriner, Soraya Fernandes
Bulgarelli, Alexandre Fávero
author_role author
author2 Bulgarelli, Patricia Távora
Mestriner, Soraya Fernandes
Bulgarelli, Alexandre Fávero
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grando, Alessandra Maria
Bulgarelli, Patricia Távora
Mestriner, Soraya Fernandes
Bulgarelli, Alexandre Fávero
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em odontologia
topic Educação em odontologia
Geriatric dentistry
Distance learning
Digital tool
Focus group
Odontología geriátrica
El aprendizaje a distancia
Herramienta digital
Grupos focales
dc.subject.eng.fl_str_mv Geriatric dentistry
Distance learning
Digital tool
Focus group
dc.subject.spa.fl_str_mv Odontología geriátrica
El aprendizaje a distancia
Herramienta digital
Grupos focales
description Esta pesquisa objetivou observar a efetividade e a aplicabilidade da ferramenta digital Moodle no ensino da Odontogeriatria. Alunos da Faculdade de Odontologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foram os pioneiros, nesta disciplina, na utilização desta plataforma on-line de ensino à distância. A partir da perspectiva construcionista social e a utilização de dois grupos focais para coleta de dados, conseguimos analisar as percepções dos alunos que utilizaram a referida ferramenta no processo de aprendizagem, a relação que o aluno tem com essa perspectiva de ensino, a estrutura da plataforma construída para a disciplina na perspectiva do aluno e levantar as potencialidades e as fraquezas do referido instrumento. Tal fato leva a melhorias na construção de futuras ferramentas digitais de ensino a distância/EaD bem como a continuidade da utilização dessa ferramenta efetiva.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-02T02:15:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149407
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-7085
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000996063
identifier_str_mv 2178-7085
000996063
url http://hdl.handle.net/10183/149407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Saúde & transformação social. Florianópolis. Vol. 7, n. 2 (2016), p. 41-50
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149407/1/000996063.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149407/2/000996063.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149407/3/000996063.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 75af4c4c0118ce8c1d61dabf4872696c
a2ed6d7c4f55b4d584325c6dd972b477
246fdb9032247939704f201b0b211997
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224909815283712