Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Larissa Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199241
Resumo: O presente trabalho versa sobre as contribuições do método Montessori para a pedagogia contemporânea. Para isso, realizou-se um estudo de caso em uma turma de primeiro ano de escola montessoriana de Porto Alegre, tendo a observação e o registro em Diário de Campo como ferramentas metodológicas. Os eixos de análise são o ambiente, a gestão e o processo de alfabetização de uma turma de primeiro ano. A pesquisa apresenta aspectos relevantes do método proposto por Montessori no final do século XIX e início do século XX, articulando estas informações com as observações realizadas na turma de primeiro ano e outros referenciais teóricos. A gestão da sala de aula no Método Montessori combina organização e disciplina ao mesmo tempo em que disponibiliza à criança um arsenal de possibilidades novas e inexploradas. As ideias de Maria Montessori sobre alfabetização vão ao encontro do método fônico, enfatizando a importância do aprendizado dos fonemas no processo de decodificação. Embora o método fônico tenha suas comprovações científicas no que se refere aos alunos aprenderem de forma mais rápida, o que justifica a preferência da autora, a Escola Flor de Liz julgou serem necessárias atualizações ao método, adaptando-o a um contexto atual. Ao finalizar essa pesquisa, concluo que não é possível uma metodologia conter em si mesma toda a verdade sobre qual seja a melhor forma de ensinar, pois é a junção de muitas ideias que enriquece a prática docente. Todavia, é importante que tomemos conhecimento de diversas metodologias e reconheçamos as suas contribuições pertinentes ao ensino, tal como o método Montessori, que colaborou com os avanços pedagógicos em seu tempo, com princípios que até hoje ecoam na educação.
id UFRGS-2_ea02278bd39c95163b0167d5e441c2e6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199241
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Matos, Larissa RodriguesSperrhake, Renata2019-09-13T03:49:35Z2019http://hdl.handle.net/10183/199241001100596O presente trabalho versa sobre as contribuições do método Montessori para a pedagogia contemporânea. Para isso, realizou-se um estudo de caso em uma turma de primeiro ano de escola montessoriana de Porto Alegre, tendo a observação e o registro em Diário de Campo como ferramentas metodológicas. Os eixos de análise são o ambiente, a gestão e o processo de alfabetização de uma turma de primeiro ano. A pesquisa apresenta aspectos relevantes do método proposto por Montessori no final do século XIX e início do século XX, articulando estas informações com as observações realizadas na turma de primeiro ano e outros referenciais teóricos. A gestão da sala de aula no Método Montessori combina organização e disciplina ao mesmo tempo em que disponibiliza à criança um arsenal de possibilidades novas e inexploradas. As ideias de Maria Montessori sobre alfabetização vão ao encontro do método fônico, enfatizando a importância do aprendizado dos fonemas no processo de decodificação. Embora o método fônico tenha suas comprovações científicas no que se refere aos alunos aprenderem de forma mais rápida, o que justifica a preferência da autora, a Escola Flor de Liz julgou serem necessárias atualizações ao método, adaptando-o a um contexto atual. Ao finalizar essa pesquisa, concluo que não é possível uma metodologia conter em si mesma toda a verdade sobre qual seja a melhor forma de ensinar, pois é a junção de muitas ideias que enriquece a prática docente. Todavia, é importante que tomemos conhecimento de diversas metodologias e reconheçamos as suas contribuições pertinentes ao ensino, tal como o método Montessori, que colaborou com os avanços pedagógicos em seu tempo, com princípios que até hoje ecoam na educação.application/pdfporMetodo montessoriSala de aulaAlfabetizaçãoMetodologia do ensinoMétodo Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100596.pdf.txt001100596.pdf.txtExtracted Texttext/plain116664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199241/2/001100596.pdf.txte32cdd8a27d6d5e7c82fafc13bed9aa5MD52ORIGINAL001100596.pdfTexto completoapplication/pdf552662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199241/1/001100596.pdf8087e30ae93f5e10b643bd12870933f1MD5110183/1992412019-09-14 03:54:12.948869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199241Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:54:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental
title Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental
spellingShingle Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental
Matos, Larissa Rodrigues
Metodo montessori
Sala de aula
Alfabetização
Metodologia do ensino
title_short Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental
title_full Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental
title_fullStr Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental
title_sort Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental
author Matos, Larissa Rodrigues
author_facet Matos, Larissa Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Larissa Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sperrhake, Renata
contributor_str_mv Sperrhake, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Metodo montessori
Sala de aula
Alfabetização
Metodologia do ensino
topic Metodo montessori
Sala de aula
Alfabetização
Metodologia do ensino
description O presente trabalho versa sobre as contribuições do método Montessori para a pedagogia contemporânea. Para isso, realizou-se um estudo de caso em uma turma de primeiro ano de escola montessoriana de Porto Alegre, tendo a observação e o registro em Diário de Campo como ferramentas metodológicas. Os eixos de análise são o ambiente, a gestão e o processo de alfabetização de uma turma de primeiro ano. A pesquisa apresenta aspectos relevantes do método proposto por Montessori no final do século XIX e início do século XX, articulando estas informações com as observações realizadas na turma de primeiro ano e outros referenciais teóricos. A gestão da sala de aula no Método Montessori combina organização e disciplina ao mesmo tempo em que disponibiliza à criança um arsenal de possibilidades novas e inexploradas. As ideias de Maria Montessori sobre alfabetização vão ao encontro do método fônico, enfatizando a importância do aprendizado dos fonemas no processo de decodificação. Embora o método fônico tenha suas comprovações científicas no que se refere aos alunos aprenderem de forma mais rápida, o que justifica a preferência da autora, a Escola Flor de Liz julgou serem necessárias atualizações ao método, adaptando-o a um contexto atual. Ao finalizar essa pesquisa, concluo que não é possível uma metodologia conter em si mesma toda a verdade sobre qual seja a melhor forma de ensinar, pois é a junção de muitas ideias que enriquece a prática docente. Todavia, é importante que tomemos conhecimento de diversas metodologias e reconheçamos as suas contribuições pertinentes ao ensino, tal como o método Montessori, que colaborou com os avanços pedagógicos em seu tempo, com princípios que até hoje ecoam na educação.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T03:49:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199241
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100596
url http://hdl.handle.net/10183/199241
identifier_str_mv 001100596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199241/2/001100596.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199241/1/001100596.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e32cdd8a27d6d5e7c82fafc13bed9aa5
8087e30ae93f5e10b643bd12870933f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224580813029376