Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199241 |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre as contribuições do método Montessori para a pedagogia contemporânea. Para isso, realizou-se um estudo de caso em uma turma de primeiro ano de escola montessoriana de Porto Alegre, tendo a observação e o registro em Diário de Campo como ferramentas metodológicas. Os eixos de análise são o ambiente, a gestão e o processo de alfabetização de uma turma de primeiro ano. A pesquisa apresenta aspectos relevantes do método proposto por Montessori no final do século XIX e início do século XX, articulando estas informações com as observações realizadas na turma de primeiro ano e outros referenciais teóricos. A gestão da sala de aula no Método Montessori combina organização e disciplina ao mesmo tempo em que disponibiliza à criança um arsenal de possibilidades novas e inexploradas. As ideias de Maria Montessori sobre alfabetização vão ao encontro do método fônico, enfatizando a importância do aprendizado dos fonemas no processo de decodificação. Embora o método fônico tenha suas comprovações científicas no que se refere aos alunos aprenderem de forma mais rápida, o que justifica a preferência da autora, a Escola Flor de Liz julgou serem necessárias atualizações ao método, adaptando-o a um contexto atual. Ao finalizar essa pesquisa, concluo que não é possível uma metodologia conter em si mesma toda a verdade sobre qual seja a melhor forma de ensinar, pois é a junção de muitas ideias que enriquece a prática docente. Todavia, é importante que tomemos conhecimento de diversas metodologias e reconheçamos as suas contribuições pertinentes ao ensino, tal como o método Montessori, que colaborou com os avanços pedagógicos em seu tempo, com princípios que até hoje ecoam na educação. |
id |
UFRGS-2_ea02278bd39c95163b0167d5e441c2e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199241 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Matos, Larissa RodriguesSperrhake, Renata2019-09-13T03:49:35Z2019http://hdl.handle.net/10183/199241001100596O presente trabalho versa sobre as contribuições do método Montessori para a pedagogia contemporânea. Para isso, realizou-se um estudo de caso em uma turma de primeiro ano de escola montessoriana de Porto Alegre, tendo a observação e o registro em Diário de Campo como ferramentas metodológicas. Os eixos de análise são o ambiente, a gestão e o processo de alfabetização de uma turma de primeiro ano. A pesquisa apresenta aspectos relevantes do método proposto por Montessori no final do século XIX e início do século XX, articulando estas informações com as observações realizadas na turma de primeiro ano e outros referenciais teóricos. A gestão da sala de aula no Método Montessori combina organização e disciplina ao mesmo tempo em que disponibiliza à criança um arsenal de possibilidades novas e inexploradas. As ideias de Maria Montessori sobre alfabetização vão ao encontro do método fônico, enfatizando a importância do aprendizado dos fonemas no processo de decodificação. Embora o método fônico tenha suas comprovações científicas no que se refere aos alunos aprenderem de forma mais rápida, o que justifica a preferência da autora, a Escola Flor de Liz julgou serem necessárias atualizações ao método, adaptando-o a um contexto atual. Ao finalizar essa pesquisa, concluo que não é possível uma metodologia conter em si mesma toda a verdade sobre qual seja a melhor forma de ensinar, pois é a junção de muitas ideias que enriquece a prática docente. Todavia, é importante que tomemos conhecimento de diversas metodologias e reconheçamos as suas contribuições pertinentes ao ensino, tal como o método Montessori, que colaborou com os avanços pedagógicos em seu tempo, com princípios que até hoje ecoam na educação.application/pdfporMetodo montessoriSala de aulaAlfabetizaçãoMetodologia do ensinoMétodo Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100596.pdf.txt001100596.pdf.txtExtracted Texttext/plain116664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199241/2/001100596.pdf.txte32cdd8a27d6d5e7c82fafc13bed9aa5MD52ORIGINAL001100596.pdfTexto completoapplication/pdf552662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199241/1/001100596.pdf8087e30ae93f5e10b643bd12870933f1MD5110183/1992412019-09-14 03:54:12.948869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199241Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:54:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental |
title |
Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental Matos, Larissa Rodrigues Metodo montessori Sala de aula Alfabetização Metodologia do ensino |
title_short |
Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental |
title_full |
Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental |
title_sort |
Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental |
author |
Matos, Larissa Rodrigues |
author_facet |
Matos, Larissa Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Larissa Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sperrhake, Renata |
contributor_str_mv |
Sperrhake, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodo montessori Sala de aula Alfabetização Metodologia do ensino |
topic |
Metodo montessori Sala de aula Alfabetização Metodologia do ensino |
description |
O presente trabalho versa sobre as contribuições do método Montessori para a pedagogia contemporânea. Para isso, realizou-se um estudo de caso em uma turma de primeiro ano de escola montessoriana de Porto Alegre, tendo a observação e o registro em Diário de Campo como ferramentas metodológicas. Os eixos de análise são o ambiente, a gestão e o processo de alfabetização de uma turma de primeiro ano. A pesquisa apresenta aspectos relevantes do método proposto por Montessori no final do século XIX e início do século XX, articulando estas informações com as observações realizadas na turma de primeiro ano e outros referenciais teóricos. A gestão da sala de aula no Método Montessori combina organização e disciplina ao mesmo tempo em que disponibiliza à criança um arsenal de possibilidades novas e inexploradas. As ideias de Maria Montessori sobre alfabetização vão ao encontro do método fônico, enfatizando a importância do aprendizado dos fonemas no processo de decodificação. Embora o método fônico tenha suas comprovações científicas no que se refere aos alunos aprenderem de forma mais rápida, o que justifica a preferência da autora, a Escola Flor de Liz julgou serem necessárias atualizações ao método, adaptando-o a um contexto atual. Ao finalizar essa pesquisa, concluo que não é possível uma metodologia conter em si mesma toda a verdade sobre qual seja a melhor forma de ensinar, pois é a junção de muitas ideias que enriquece a prática docente. Todavia, é importante que tomemos conhecimento de diversas metodologias e reconheçamos as suas contribuições pertinentes ao ensino, tal como o método Montessori, que colaborou com os avanços pedagógicos em seu tempo, com princípios que até hoje ecoam na educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-13T03:49:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199241 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100596 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199241 |
identifier_str_mv |
001100596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199241/2/001100596.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199241/1/001100596.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e32cdd8a27d6d5e7c82fafc13bed9aa5 8087e30ae93f5e10b643bd12870933f1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447249213194240 |