A fotografia em Zero Hora e zerohora.com : estratégias de apropriação de imagens nas edições em suporte impresso e digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gruszynski, Ana Claudia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lindemann, Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254983
Resumo: O artigo apresenta um estudo exploratório que investiga a autoria das fotografias e o lugar de sua inserção em reportagens do jornal Zero Hora em suas edições impressa e digital (zerohora.com). Por meio da análise de conteúdo, verificamos o espaço que estas imagens ocupam na narrativa e sua articulação com os outros elementos editoriais, comparando seu modo de apropriação nos dois suportes. O corpus é constituído de cinco reportagens da Zero Hora e a cobertura a elas relacionada tematicamente veiculada nas mesmas datas no sitezerohora.com que somaram 106 matérias.Os dados mostram que das 217 fotos diferentes que apareceram no online, apenas 6% foram publicadas também no impresso –o que evidencia a diversidade no material fotográfico conforme muda o suporte. Além disso, apenas 12% das 106 matérias do sitezerohora.com não possuem fotos. Observou-se também a adoção de funcionalidades características da rede como linkspara bancos de dados e inserção dos internautas no processo produtivo. As iniciativas avaliadas revelam mudanças e tensões que demonstram em um caso singular experiências editoriais que delineiam modos de reconfiguração de processos e produto jornalísticos.
id UFRGS-2_ea0b21f94ef40fde1cb1cdad59c6eecc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254983
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gruszynski, Ana ClaudiaLindemann, Cristiane2023-02-24T03:22:07Z20111677-907Xhttp://hdl.handle.net/10183/254983000819222O artigo apresenta um estudo exploratório que investiga a autoria das fotografias e o lugar de sua inserção em reportagens do jornal Zero Hora em suas edições impressa e digital (zerohora.com). Por meio da análise de conteúdo, verificamos o espaço que estas imagens ocupam na narrativa e sua articulação com os outros elementos editoriais, comparando seu modo de apropriação nos dois suportes. O corpus é constituído de cinco reportagens da Zero Hora e a cobertura a elas relacionada tematicamente veiculada nas mesmas datas no sitezerohora.com que somaram 106 matérias.Os dados mostram que das 217 fotos diferentes que apareceram no online, apenas 6% foram publicadas também no impresso –o que evidencia a diversidade no material fotográfico conforme muda o suporte. Além disso, apenas 12% das 106 matérias do sitezerohora.com não possuem fotos. Observou-se também a adoção de funcionalidades características da rede como linkspara bancos de dados e inserção dos internautas no processo produtivo. As iniciativas avaliadas revelam mudanças e tensões que demonstram em um caso singular experiências editoriais que delineiam modos de reconfiguração de processos e produto jornalísticos.The article presents an exploratory study that investigates the authorship of the photographs and its place of insertion in the newspaper Zero Hora reports in its print and digital editions (zerohora.com). Through content analysis, we examined the space that these images occupy in the narrative and its articulation with the other editorial elements, comparing their mode of appropriation in the two media.The corpus is composed of five stories of the Zero Hour and cover the related thematically conveyed on the same dates on the site zerohora.com that totaled 106 materials. The data show that of the 217 different pictures that appeared in online, only 6% were published also in printed -which highlight the diversity of photographic material as changes the support. In addition, only 12% of 106 subjects from the website zerohora.com does not have photos. We also noted the adoption of features characteristics of the network and links to databases, and integration of Internet users in the production process. The initiatives evaluated show changes and tensions that reveals in a unique case editorial experiences that describe modes of reconfiguration of journalism processes and products.El artículo presentaun estudio exploratorioque investigala autoría delas fotografíasy el lugar desu inserciónen los informesperiódicosZero Horaen suedición impresa ydigital (zerohora.com). Por medio de análisis de contenido, hemos examinado el espacio que ocupan estas imágenes en la narrativa y su articulación con los otros elementos editoriales, comparando su modo de apropiación enlos dos soportes.Elcorpusse compone de cincoinformesde Zero Hora yla coberturarelacionada conlas mismas temáticasy fechasen elsitio zerohora.com, un total de106historias. Los datos muestran quede 217imágenesdiferentesque aparecieron online, sólo el 6%también fueron publicadosen forma impresa–que pone de relievela diversidaddematerial fotográficoa medida que cambia el soporte. Por otra parte,sólo 12%de los 102 informesdel sitiozerohora.comno tienen fotos. Hubo tambiénla adopción decaracterísticas de la redcomo enlacesa bases de datosycaracterísticas deintegración delos usuarios de Interneten elproceso de producción.Las iniciativasdemuestrancambiosy las tensionespresentadas en un caso únicoexperimentoseditoriales que delineanmodos de reconfiguración deprocesos y de productos periodísticos.application/pdfporAnimus : revista interamericana de comunicação midiática. Santa Maria. Vol. 10, n. 20 (2011), p. 20-50Jornalismo impressoJornalismo onlineFotografiaZero Hora (Jornal)PhotographWeb journalismPrinted pressFotografíaWeb journalismPeriodismo impresoA fotografia em Zero Hora e zerohora.com : estratégias de apropriação de imagens nas edições em suporte impresso e digitalThe photograph in zero hour and Zerohora.com: strategies of appropriation of images inthe printed and digital editionsLa fotografía en zero hora y Zerohora.com: estrategias de apropiación de imágenes en las ediciones en soporteimpreso y digitalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819222.pdf.txt000819222.pdf.txtExtracted Texttext/plain61531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254983/2/000819222.pdf.txte6c57027cce0861d6acbf0499d911285MD52ORIGINAL000819222.pdfTexto completoapplication/pdf2128160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254983/1/000819222.pdf7680092e2f1e2e713527d94b02c7a5b5MD5110183/2549832023-02-25 04:26:45.98919oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254983Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-25T06:26:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A fotografia em Zero Hora e zerohora.com : estratégias de apropriação de imagens nas edições em suporte impresso e digital
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The photograph in zero hour and Zerohora.com: strategies of appropriation of images inthe printed and digital editions
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La fotografía en zero hora y Zerohora.com: estrategias de apropiación de imágenes en las ediciones en soporteimpreso y digital
title A fotografia em Zero Hora e zerohora.com : estratégias de apropriação de imagens nas edições em suporte impresso e digital
spellingShingle A fotografia em Zero Hora e zerohora.com : estratégias de apropriação de imagens nas edições em suporte impresso e digital
Gruszynski, Ana Claudia
Jornalismo impresso
Jornalismo online
Fotografia
Zero Hora (Jornal)
Photograph
Web journalism
Printed press
Fotografía
Web journalism
Periodismo impreso
title_short A fotografia em Zero Hora e zerohora.com : estratégias de apropriação de imagens nas edições em suporte impresso e digital
title_full A fotografia em Zero Hora e zerohora.com : estratégias de apropriação de imagens nas edições em suporte impresso e digital
title_fullStr A fotografia em Zero Hora e zerohora.com : estratégias de apropriação de imagens nas edições em suporte impresso e digital
title_full_unstemmed A fotografia em Zero Hora e zerohora.com : estratégias de apropriação de imagens nas edições em suporte impresso e digital
title_sort A fotografia em Zero Hora e zerohora.com : estratégias de apropriação de imagens nas edições em suporte impresso e digital
author Gruszynski, Ana Claudia
author_facet Gruszynski, Ana Claudia
Lindemann, Cristiane
author_role author
author2 Lindemann, Cristiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gruszynski, Ana Claudia
Lindemann, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo impresso
Jornalismo online
Fotografia
Zero Hora (Jornal)
topic Jornalismo impresso
Jornalismo online
Fotografia
Zero Hora (Jornal)
Photograph
Web journalism
Printed press
Fotografía
Web journalism
Periodismo impreso
dc.subject.eng.fl_str_mv Photograph
Web journalism
Printed press
dc.subject.spa.fl_str_mv Fotografía
Web journalism
Periodismo impreso
description O artigo apresenta um estudo exploratório que investiga a autoria das fotografias e o lugar de sua inserção em reportagens do jornal Zero Hora em suas edições impressa e digital (zerohora.com). Por meio da análise de conteúdo, verificamos o espaço que estas imagens ocupam na narrativa e sua articulação com os outros elementos editoriais, comparando seu modo de apropriação nos dois suportes. O corpus é constituído de cinco reportagens da Zero Hora e a cobertura a elas relacionada tematicamente veiculada nas mesmas datas no sitezerohora.com que somaram 106 matérias.Os dados mostram que das 217 fotos diferentes que apareceram no online, apenas 6% foram publicadas também no impresso –o que evidencia a diversidade no material fotográfico conforme muda o suporte. Além disso, apenas 12% das 106 matérias do sitezerohora.com não possuem fotos. Observou-se também a adoção de funcionalidades características da rede como linkspara bancos de dados e inserção dos internautas no processo produtivo. As iniciativas avaliadas revelam mudanças e tensões que demonstram em um caso singular experiências editoriais que delineiam modos de reconfiguração de processos e produto jornalísticos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-24T03:22:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254983
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-907X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819222
identifier_str_mv 1677-907X
000819222
url http://hdl.handle.net/10183/254983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Animus : revista interamericana de comunicação midiática. Santa Maria. Vol. 10, n. 20 (2011), p. 20-50
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254983/2/000819222.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254983/1/000819222.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e6c57027cce0861d6acbf0499d911285
7680092e2f1e2e713527d94b02c7a5b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447819833573376