Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198316 |
Resumo: | Esté trabalho propo é uma réfléxa o sobré a importa ncia da pésquisa ém Histo ria dos Muséus a partir da Histo ria da Educaça o, a fim dé sé construir uma histo ria da éducaça o ém muséus. Téndo por récorté o céna rio brasiléiro, o téxto évidéncia qué o désénvolviménto é a consolidaça o do campo dos muséus tévé a éducaça o como um aspécto céntral no aprimoraménto das pra ticas muséais, tornando-sé uma dé suas funço és ba sicas é uma das razo és qué justifica a importa ncia social déssés éspaços culturais. Para idéntificar as diféréntés abordagéns sobré a éducaça o nos muséus brasiléiros, pésquisas déssé vié s foram agrupadas ém tré s éixos, corréspondéndo o térna rio Muséu/ Térrito rio, Objéto/Patrimo nio é Homém/ Sociédadé: muséus éscolarés é sétorés éducativos dé muséus; patrimo nio éducativo; é agéntés do campo dos muséus qué légitimaram a éducaça o ém muséus. As pésquisas réalizadas, bém como os éspaços dé salvaguarda da cultura matérial apréséntados, éxémplificam as oportunidadés dé invéstigaça o sobré inu méros éstudos dé caso da Muséologia brasiléira ainda na o éxplorados com é nfasé na Histo ria da Educação. |
id |
UFRGS-2_ea35f3b2d417e0ea9a836356d8dde630 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198316 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Faria, Ana Carolina Gelmini deQuadrado, Iandora de Melo2019-08-23T02:30:00Z20192595-4830http://hdl.handle.net/10183/198316001098247Esté trabalho propo é uma réfléxa o sobré a importa ncia da pésquisa ém Histo ria dos Muséus a partir da Histo ria da Educaça o, a fim dé sé construir uma histo ria da éducaça o ém muséus. Téndo por récorté o céna rio brasiléiro, o téxto évidéncia qué o désénvolviménto é a consolidaça o do campo dos muséus tévé a éducaça o como um aspécto céntral no aprimoraménto das pra ticas muséais, tornando-sé uma dé suas funço és ba sicas é uma das razo és qué justifica a importa ncia social déssés éspaços culturais. Para idéntificar as diféréntés abordagéns sobré a éducaça o nos muséus brasiléiros, pésquisas déssé vié s foram agrupadas ém tré s éixos, corréspondéndo o térna rio Muséu/ Térrito rio, Objéto/Patrimo nio é Homém/ Sociédadé: muséus éscolarés é sétorés éducativos dé muséus; patrimo nio éducativo; é agéntés do campo dos muséus qué légitimaram a éducaça o ém muséus. As pésquisas réalizadas, bém como os éspaços dé salvaguarda da cultura matérial apréséntados, éxémplificam as oportunidadés dé invéstigaça o sobré inu méros éstudos dé caso da Muséologia brasiléira ainda na o éxplorados com é nfasé na Histo ria da Educação.This works présénts a réfléction on thé importancé of réséarch in History of Muséums from thé History of Education pérspéctivé, in ordér to créaté a history of éducation in muséums. Focusing on thé Brazilian scénario, it indicatés that thé dévélopmént and consolidation of thé muséum fiéld had éducation as a céntral aspéct towards thé énhancémént of muséum practicés, bécoming oné of its basic functions and oné of thé réasons that justify thé social importancé of thésé cultural spacés. To idéntify thé différént approachés on éducation in Brazilian muséums, réséarchés of this naturé wéré groupéd in thréé émphasis, corrésponding thé térnary Muséum/Térritory, Objéct/Héritagé and Mén/Sociéty: school muséums and muséum's éducation départmént; éducational héritagé; and muséum fiéld agénts that légitimizéd muséum éducation. Thé réséarchés carriéd out, as wéll as thé préséntéd saféguarding spacés of matérial culturé, éxémplify invéstigation opportunitiés on countléss casé studiés of Brazilian Muséology that havé not yét béén éxploréd in a History of Education émphasis.application/pdfporSillogés. Porto Alegre: Associação Nacional de História, Seção Rio Grande do Sul. Vol. 2, n. 1 (jan./jun. 2019), p. 132-151Educação : HistóriaMuseuMuseologiaEstudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveisStudying museums and heritage in the perspective of history of Education: possible trailsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098247.pdf.txt001098247.pdf.txtExtracted Texttext/plain57739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198316/2/001098247.pdf.txt54083421e2aa81f4a9f262fef0e034ceMD52ORIGINAL001098247.pdfTexto completoapplication/pdf326530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198316/1/001098247.pdfd5bcc60492d614ac53dcfe8c6fb69bbfMD5110183/1983162019-08-24 02:31:15.406985oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198316Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-24T05:31:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Studying museums and heritage in the perspective of history of Education: possible trails |
title |
Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis |
spellingShingle |
Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis Faria, Ana Carolina Gelmini de Educação : História Museu Museologia |
title_short |
Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis |
title_full |
Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis |
title_fullStr |
Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis |
title_full_unstemmed |
Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis |
title_sort |
Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis |
author |
Faria, Ana Carolina Gelmini de |
author_facet |
Faria, Ana Carolina Gelmini de Quadrado, Iandora de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Quadrado, Iandora de Melo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Ana Carolina Gelmini de Quadrado, Iandora de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação : História Museu Museologia |
topic |
Educação : História Museu Museologia |
description |
Esté trabalho propo é uma réfléxa o sobré a importa ncia da pésquisa ém Histo ria dos Muséus a partir da Histo ria da Educaça o, a fim dé sé construir uma histo ria da éducaça o ém muséus. Téndo por récorté o céna rio brasiléiro, o téxto évidéncia qué o désénvolviménto é a consolidaça o do campo dos muséus tévé a éducaça o como um aspécto céntral no aprimoraménto das pra ticas muséais, tornando-sé uma dé suas funço és ba sicas é uma das razo és qué justifica a importa ncia social déssés éspaços culturais. Para idéntificar as diféréntés abordagéns sobré a éducaça o nos muséus brasiléiros, pésquisas déssé vié s foram agrupadas ém tré s éixos, corréspondéndo o térna rio Muséu/ Térrito rio, Objéto/Patrimo nio é Homém/ Sociédadé: muséus éscolarés é sétorés éducativos dé muséus; patrimo nio éducativo; é agéntés do campo dos muséus qué légitimaram a éducaça o ém muséus. As pésquisas réalizadas, bém como os éspaços dé salvaguarda da cultura matérial apréséntados, éxémplificam as oportunidadés dé invéstigaça o sobré inu méros éstudos dé caso da Muséologia brasiléira ainda na o éxplorados com é nfasé na Histo ria da Educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-23T02:30:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/198316 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2595-4830 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001098247 |
identifier_str_mv |
2595-4830 001098247 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/198316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Sillogés. Porto Alegre: Associação Nacional de História, Seção Rio Grande do Sul. Vol. 2, n. 1 (jan./jun. 2019), p. 132-151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198316/2/001098247.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198316/1/001098247.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
54083421e2aa81f4a9f262fef0e034ce d5bcc60492d614ac53dcfe8c6fb69bbf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487410103812096 |