Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Ana Carolina Gelmini de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Quadrado, Iandora de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198316
Resumo: Esté trabalho propo é uma réfléxa o sobré a importa ncia da pésquisa ém Histo ria dos Muséus a partir da Histo ria da Educaça o, a fim dé sé construir uma histo ria da éducaça o ém muséus. Téndo por récorté o céna rio brasiléiro, o téxto évidéncia qué o désénvolviménto é a consolidaça o do campo dos muséus tévé a éducaça o como um aspécto céntral no aprimoraménto das pra ticas muséais, tornando-sé uma dé suas funço és ba sicas é uma das razo és qué justifica a importa ncia social déssés éspaços culturais. Para idéntificar as diféréntés abordagéns sobré a éducaça o nos muséus brasiléiros, pésquisas déssé vié s foram agrupadas ém tré s éixos, corréspondéndo o térna rio Muséu/ Térrito rio, Objéto/Patrimo nio é Homém/ Sociédadé: muséus éscolarés é sétorés éducativos dé muséus; patrimo nio éducativo; é agéntés do campo dos muséus qué légitimaram a éducaça o ém muséus. As pésquisas réalizadas, bém como os éspaços dé salvaguarda da cultura matérial apréséntados, éxémplificam as oportunidadés dé invéstigaça o sobré inu méros éstudos dé caso da Muséologia brasiléira ainda na o éxplorados com é nfasé na Histo ria da Educação.
id UFRGS-2_ea35f3b2d417e0ea9a836356d8dde630
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198316
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Faria, Ana Carolina Gelmini deQuadrado, Iandora de Melo2019-08-23T02:30:00Z20192595-4830http://hdl.handle.net/10183/198316001098247Esté trabalho propo é uma réfléxa o sobré a importa ncia da pésquisa ém Histo ria dos Muséus a partir da Histo ria da Educaça o, a fim dé sé construir uma histo ria da éducaça o ém muséus. Téndo por récorté o céna rio brasiléiro, o téxto évidéncia qué o désénvolviménto é a consolidaça o do campo dos muséus tévé a éducaça o como um aspécto céntral no aprimoraménto das pra ticas muséais, tornando-sé uma dé suas funço és ba sicas é uma das razo és qué justifica a importa ncia social déssés éspaços culturais. Para idéntificar as diféréntés abordagéns sobré a éducaça o nos muséus brasiléiros, pésquisas déssé vié s foram agrupadas ém tré s éixos, corréspondéndo o térna rio Muséu/ Térrito rio, Objéto/Patrimo nio é Homém/ Sociédadé: muséus éscolarés é sétorés éducativos dé muséus; patrimo nio éducativo; é agéntés do campo dos muséus qué légitimaram a éducaça o ém muséus. As pésquisas réalizadas, bém como os éspaços dé salvaguarda da cultura matérial apréséntados, éxémplificam as oportunidadés dé invéstigaça o sobré inu méros éstudos dé caso da Muséologia brasiléira ainda na o éxplorados com é nfasé na Histo ria da Educação.This works présénts a réfléction on thé importancé of réséarch in History of Muséums from thé History of Education pérspéctivé, in ordér to créaté a history of éducation in muséums. Focusing on thé Brazilian scénario, it indicatés that thé dévélopmént and consolidation of thé muséum fiéld had éducation as a céntral aspéct towards thé énhancémént of muséum practicés, bécoming oné of its basic functions and oné of thé réasons that justify thé social importancé of thésé cultural spacés. To idéntify thé différént approachés on éducation in Brazilian muséums, réséarchés of this naturé wéré groupéd in thréé émphasis, corrésponding thé térnary Muséum/Térritory, Objéct/Héritagé and Mén/Sociéty: school muséums and muséum's éducation départmént; éducational héritagé; and muséum fiéld agénts that légitimizéd muséum éducation. Thé réséarchés carriéd out, as wéll as thé préséntéd saféguarding spacés of matérial culturé, éxémplify invéstigation opportunitiés on countléss casé studiés of Brazilian Muséology that havé not yét béén éxploréd in a History of Education émphasis.application/pdfporSillogés. Porto Alegre: Associação Nacional de História, Seção Rio Grande do Sul. Vol. 2, n. 1 (jan./jun. 2019), p. 132-151Educação : HistóriaMuseuMuseologiaEstudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveisStudying museums and heritage in the perspective of history of Education: possible trailsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098247.pdf.txt001098247.pdf.txtExtracted Texttext/plain57739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198316/2/001098247.pdf.txt54083421e2aa81f4a9f262fef0e034ceMD52ORIGINAL001098247.pdfTexto completoapplication/pdf326530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198316/1/001098247.pdfd5bcc60492d614ac53dcfe8c6fb69bbfMD5110183/1983162019-08-24 02:31:15.406985oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198316Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-24T05:31:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Studying museums and heritage in the perspective of history of Education: possible trails
title Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis
spellingShingle Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis
Faria, Ana Carolina Gelmini de
Educação : História
Museu
Museologia
title_short Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis
title_full Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis
title_fullStr Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis
title_full_unstemmed Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis
title_sort Estudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveis
author Faria, Ana Carolina Gelmini de
author_facet Faria, Ana Carolina Gelmini de
Quadrado, Iandora de Melo
author_role author
author2 Quadrado, Iandora de Melo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Ana Carolina Gelmini de
Quadrado, Iandora de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação : História
Museu
Museologia
topic Educação : História
Museu
Museologia
description Esté trabalho propo é uma réfléxa o sobré a importa ncia da pésquisa ém Histo ria dos Muséus a partir da Histo ria da Educaça o, a fim dé sé construir uma histo ria da éducaça o ém muséus. Téndo por récorté o céna rio brasiléiro, o téxto évidéncia qué o désénvolviménto é a consolidaça o do campo dos muséus tévé a éducaça o como um aspécto céntral no aprimoraménto das pra ticas muséais, tornando-sé uma dé suas funço és ba sicas é uma das razo és qué justifica a importa ncia social déssés éspaços culturais. Para idéntificar as diféréntés abordagéns sobré a éducaça o nos muséus brasiléiros, pésquisas déssé vié s foram agrupadas ém tré s éixos, corréspondéndo o térna rio Muséu/ Térrito rio, Objéto/Patrimo nio é Homém/ Sociédadé: muséus éscolarés é sétorés éducativos dé muséus; patrimo nio éducativo; é agéntés do campo dos muséus qué légitimaram a éducaça o ém muséus. As pésquisas réalizadas, bém como os éspaços dé salvaguarda da cultura matérial apréséntados, éxémplificam as oportunidadés dé invéstigaça o sobré inu méros éstudos dé caso da Muséologia brasiléira ainda na o éxplorados com é nfasé na Histo ria da Educação.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-23T02:30:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198316
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2595-4830
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098247
identifier_str_mv 2595-4830
001098247
url http://hdl.handle.net/10183/198316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Sillogés. Porto Alegre: Associação Nacional de História, Seção Rio Grande do Sul. Vol. 2, n. 1 (jan./jun. 2019), p. 132-151
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198316/2/001098247.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198316/1/001098247.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 54083421e2aa81f4a9f262fef0e034ce
d5bcc60492d614ac53dcfe8c6fb69bbf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487410103812096