The concept of time in the perception of children and adolescents
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240343 |
Resumo: | Introdução: Crianças e adolescentes utilizam diferentes marcadores para a construção do conceito de tempo, os quais se modificam ao longo do desenvolvimento. O objetivo deste artigo foi analisar mudanças em conceitos temporais e suas transições ao longo da idade. Material e métodos: Participaram do estudo 81 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, estudantes do ensino médio e fundamental de uma escola pública do sul do Brasil. Solicitou-se aos participantes que informassem sua definição de tempo, verbalmente (crianças) ou por escrito (crianças mais velhas e adolescentes). Resultados: Foram identificadas 21 palavras relacionadas com a definição de tempo. O termo “horas” foi o mais citado (24,7%), seguido de “relógio” e “família” (11,1% cada). Entre 6 e 8 anos, o termo “família” foi o mais frequentemente mencionado para se referir ao tempo. Entre 9 e 11 anos, a noção de tempo esteve relacionada ao uso do relógio, e entre 12 e 17 anos, o tempo foi associado principalmente à palavra “dias”. Na infância, o termo “família” é um marcador temporal recorrente, mas perde tal significado na adolescência, à medida que surgem novas relações sociais. Conclusão: Os resultados deste estudo mostraram que o conceito de tempo varia conforme a idade. Portanto, estudos cronobiológicos devem considerar a percepção temporal própria para cada faixa etária. |
id |
UFRGS-2_ea69be3f385c14a6768f12cc4228ad54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240343 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Michel, FernandoHarb, FrancineHidalgo, Maria Paz Loayza2022-06-15T04:45:47Z20122238-0019http://hdl.handle.net/10183/240343001139544Introdução: Crianças e adolescentes utilizam diferentes marcadores para a construção do conceito de tempo, os quais se modificam ao longo do desenvolvimento. O objetivo deste artigo foi analisar mudanças em conceitos temporais e suas transições ao longo da idade. Material e métodos: Participaram do estudo 81 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, estudantes do ensino médio e fundamental de uma escola pública do sul do Brasil. Solicitou-se aos participantes que informassem sua definição de tempo, verbalmente (crianças) ou por escrito (crianças mais velhas e adolescentes). Resultados: Foram identificadas 21 palavras relacionadas com a definição de tempo. O termo “horas” foi o mais citado (24,7%), seguido de “relógio” e “família” (11,1% cada). Entre 6 e 8 anos, o termo “família” foi o mais frequentemente mencionado para se referir ao tempo. Entre 9 e 11 anos, a noção de tempo esteve relacionada ao uso do relógio, e entre 12 e 17 anos, o tempo foi associado principalmente à palavra “dias”. Na infância, o termo “família” é um marcador temporal recorrente, mas perde tal significado na adolescência, à medida que surgem novas relações sociais. Conclusão: Os resultados deste estudo mostraram que o conceito de tempo varia conforme a idade. Portanto, estudos cronobiológicos devem considerar a percepção temporal própria para cada faixa etária.Introduction: Children and adolescents use different markers to elaborate the concept of time, and such markers change along their development. The objective of the present article was to analyze changes in time concepts in different age groups. Methods: The study included 81 children and adolescents aged 6 to 17 years, attending elementary or high school at a public school in southern Brazil. Participants were asked to provide their definition of time, either orally (children) or in writing (older children and adolescents). Results: Twenty-one words were identified as related with the definition of time. The term “hours” was the most frequently cited (24.7%), followed by “clock” and “family” (11.1% each). Among children aged 6 to 8 years, “family” was the term most frequently mentioned to refer to time. Between 9 to 11 years of age, the notion of time was essentially related to the use of a clock, and in the 12-17-year age group, time was mostly associated with the word “days.” The word “family” appears to be a frequent temporal marker in childhood, but loses this function during adolescence, as new social relationships are established. Conclusion: The results of this study show that the concept of time varies according to age. Chronobiological studies should therefore take into consideration the temporal perception peculiar to each age group.application/pdfengTrends in psychiatry and psychotherapy. Vol. 34, n. 1 (2012), p. 38-41.CronobiologiaDesenvolvimento humanoAprendizagemCriançaAdolescenteChronobiologyBiological rhythmHuman developmentLearningEducationThe concept of time in the perception of children and adolescentsO conceito de tempo na percepção de crianças e adolescentes info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139544.pdf.txt001139544.pdf.txtExtracted Texttext/plain14743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240343/2/001139544.pdf.txtc0fd23789eb60aaa8cec571dd7ca8b65MD52ORIGINAL001139544.pdfTexto completoapplication/pdf357405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240343/1/001139544.pdff671d96aa59539a6b64e090a1bb071caMD5110183/2403432022-06-16 04:43:13.057596oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240343Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-16T07:43:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
The concept of time in the perception of children and adolescents |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
O conceito de tempo na percepção de crianças e adolescentes |
title |
The concept of time in the perception of children and adolescents |
spellingShingle |
The concept of time in the perception of children and adolescents Michel, Fernando Cronobiologia Desenvolvimento humano Aprendizagem Criança Adolescente Chronobiology Biological rhythm Human development Learning Education |
title_short |
The concept of time in the perception of children and adolescents |
title_full |
The concept of time in the perception of children and adolescents |
title_fullStr |
The concept of time in the perception of children and adolescents |
title_full_unstemmed |
The concept of time in the perception of children and adolescents |
title_sort |
The concept of time in the perception of children and adolescents |
author |
Michel, Fernando |
author_facet |
Michel, Fernando Harb, Francine Hidalgo, Maria Paz Loayza |
author_role |
author |
author2 |
Harb, Francine Hidalgo, Maria Paz Loayza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michel, Fernando Harb, Francine Hidalgo, Maria Paz Loayza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cronobiologia Desenvolvimento humano Aprendizagem Criança Adolescente |
topic |
Cronobiologia Desenvolvimento humano Aprendizagem Criança Adolescente Chronobiology Biological rhythm Human development Learning Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Chronobiology Biological rhythm Human development Learning Education |
description |
Introdução: Crianças e adolescentes utilizam diferentes marcadores para a construção do conceito de tempo, os quais se modificam ao longo do desenvolvimento. O objetivo deste artigo foi analisar mudanças em conceitos temporais e suas transições ao longo da idade. Material e métodos: Participaram do estudo 81 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, estudantes do ensino médio e fundamental de uma escola pública do sul do Brasil. Solicitou-se aos participantes que informassem sua definição de tempo, verbalmente (crianças) ou por escrito (crianças mais velhas e adolescentes). Resultados: Foram identificadas 21 palavras relacionadas com a definição de tempo. O termo “horas” foi o mais citado (24,7%), seguido de “relógio” e “família” (11,1% cada). Entre 6 e 8 anos, o termo “família” foi o mais frequentemente mencionado para se referir ao tempo. Entre 9 e 11 anos, a noção de tempo esteve relacionada ao uso do relógio, e entre 12 e 17 anos, o tempo foi associado principalmente à palavra “dias”. Na infância, o termo “família” é um marcador temporal recorrente, mas perde tal significado na adolescência, à medida que surgem novas relações sociais. Conclusão: Os resultados deste estudo mostraram que o conceito de tempo varia conforme a idade. Portanto, estudos cronobiológicos devem considerar a percepção temporal própria para cada faixa etária. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-15T04:45:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/240343 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-0019 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001139544 |
identifier_str_mv |
2238-0019 001139544 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/240343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Trends in psychiatry and psychotherapy. Vol. 34, n. 1 (2012), p. 38-41. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240343/2/001139544.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240343/1/001139544.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c0fd23789eb60aaa8cec571dd7ca8b65 f671d96aa59539a6b64e090a1bb071ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447795248660480 |