Ensino religioso em escolas públicas de Porto Alegre : modelos gerais e práticas específicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanirati, Giovani
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189310
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa que começou em 2014 com o objetivo de observar o material aplicado nas aulas de ensino religioso em Porto Alegre. O histórico da disciplina em escolas públicas é marcado por forte presença do cristianismo em seu conteúdo, material escolar, formação dos professores e práticas do dia-a-dia como, por exemplo, orações. Ou seja, além de garantir espaço para uma religião específica se manifestar, a disciplina desconsiderou a pluralidade religiosa existente na sociedade brasileira ao excluir as outras práticas de crenças. Diversas diretrizes, criadas ao longo dos anos, reforçam o esforço do Estado em garantir uma disciplina plural, mas devido à falta de um conteúdo definido, cada instituição de ensino ficou responsável pelo ensino religioso, o que abriu a possibilidade de diversos cenários. Embora seja o comum o privilégio ao cristianismo nas aulas de ensino religioso, a pesquisa que efetivei revela um cenário mais complexo. Acompanhei duas escolas em Porto Alegre, entrevistei os professores de ensino religioso e observei algumas aulas. Embora em algumas ocasiões temáticas religiosas sejam trabalhadas nas salas, predomina uma preferência pelos Direitos humanos e temas sociais.
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