Sôra, que dança é essa? um case de videodança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/15682 |
Resumo: | Este trabalho relata uma experiência de videodança – entendida aqui como arte que une procedimentos da esfera da dança, do vídeo e das tecnologias digitais e experimentais - a serviço de uma ação pedagógica. Parte de oficinas de dança com crianças em situação de vulnerabilidade, participantes de um projeto social localizado em Porto Alegre. A opção pelo relato de um case específico, Hiperatividade- em-movimento, foi delimitada em função da simplicidade do processo e pelo perfil – desafiador - dos participantes. Sua escolha decorre ainda da visão de que tal prática é possível de ser rearranjada em outras experiências pedagógicas, inclusive no próprio ensino curricular da dança no Ensino Fundamental e Médio. Seguindo essa busca por simplicidade, pelo fazer artesanal, por olhares sensíveis, são traçadas breves relações com autores como Ivani Santana, Cristiane do Rócio Wosniak, Airton Tomazzoni, Muniz Sodré e Rudolf Van Laban. A análise desse case busca revelar, além da parceria entre dança e recursos acessíveis das tecnologias digitais, os desdobramentos poéticos da vontade de fazer arte da professora de dança, item fundamental para a formação docente. Tal conquista é compreendida durante o processo de realização, na tentativa de seduzir os (as) educandos (as) que apresentavam resistência às abordagens em dança, as quais não faziam parte de seu cotidiano. |
id |
UFRGS-2_ea936506169fa91ac432b0d33628af15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15682 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Susana França daZordan, Paola2009-04-29T04:12:41Z2008http://hdl.handle.net/10183/15682000688484Este trabalho relata uma experiência de videodança – entendida aqui como arte que une procedimentos da esfera da dança, do vídeo e das tecnologias digitais e experimentais - a serviço de uma ação pedagógica. Parte de oficinas de dança com crianças em situação de vulnerabilidade, participantes de um projeto social localizado em Porto Alegre. A opção pelo relato de um case específico, Hiperatividade- em-movimento, foi delimitada em função da simplicidade do processo e pelo perfil – desafiador - dos participantes. Sua escolha decorre ainda da visão de que tal prática é possível de ser rearranjada em outras experiências pedagógicas, inclusive no próprio ensino curricular da dança no Ensino Fundamental e Médio. Seguindo essa busca por simplicidade, pelo fazer artesanal, por olhares sensíveis, são traçadas breves relações com autores como Ivani Santana, Cristiane do Rócio Wosniak, Airton Tomazzoni, Muniz Sodré e Rudolf Van Laban. A análise desse case busca revelar, além da parceria entre dança e recursos acessíveis das tecnologias digitais, os desdobramentos poéticos da vontade de fazer arte da professora de dança, item fundamental para a formação docente. Tal conquista é compreendida durante o processo de realização, na tentativa de seduzir os (as) educandos (as) que apresentavam resistência às abordagens em dança, as quais não faziam parte de seu cotidiano.application/pdfporDançaSôra, que dança é essa? um case de videodançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000688484.pdf000688484.pdfTexto completoapplication/pdf502052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15682/1/000688484.pdfef7b6ee496de074febd29f39340a66c7MD51TEXT000688484.pdf.txt000688484.pdf.txtExtracted Texttext/plain84436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15682/2/000688484.pdf.txt7b1aa8b4b842269960207b01f11048f8MD52THUMBNAIL000688484.pdf.jpg000688484.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15682/3/000688484.pdf.jpgc401fd487f7f1e8af8aa594e6bc8d44dMD5310183/156822018-10-10 08:24:00.393oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15682Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-10T11:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sôra, que dança é essa? um case de videodança |
title |
Sôra, que dança é essa? um case de videodança |
spellingShingle |
Sôra, que dança é essa? um case de videodança Costa, Susana França da Dança |
title_short |
Sôra, que dança é essa? um case de videodança |
title_full |
Sôra, que dança é essa? um case de videodança |
title_fullStr |
Sôra, que dança é essa? um case de videodança |
title_full_unstemmed |
Sôra, que dança é essa? um case de videodança |
title_sort |
Sôra, que dança é essa? um case de videodança |
author |
Costa, Susana França da |
author_facet |
Costa, Susana França da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Susana França da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zordan, Paola |
contributor_str_mv |
Zordan, Paola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança |
topic |
Dança |
description |
Este trabalho relata uma experiência de videodança – entendida aqui como arte que une procedimentos da esfera da dança, do vídeo e das tecnologias digitais e experimentais - a serviço de uma ação pedagógica. Parte de oficinas de dança com crianças em situação de vulnerabilidade, participantes de um projeto social localizado em Porto Alegre. A opção pelo relato de um case específico, Hiperatividade- em-movimento, foi delimitada em função da simplicidade do processo e pelo perfil – desafiador - dos participantes. Sua escolha decorre ainda da visão de que tal prática é possível de ser rearranjada em outras experiências pedagógicas, inclusive no próprio ensino curricular da dança no Ensino Fundamental e Médio. Seguindo essa busca por simplicidade, pelo fazer artesanal, por olhares sensíveis, são traçadas breves relações com autores como Ivani Santana, Cristiane do Rócio Wosniak, Airton Tomazzoni, Muniz Sodré e Rudolf Van Laban. A análise desse case busca revelar, além da parceria entre dança e recursos acessíveis das tecnologias digitais, os desdobramentos poéticos da vontade de fazer arte da professora de dança, item fundamental para a formação docente. Tal conquista é compreendida durante o processo de realização, na tentativa de seduzir os (as) educandos (as) que apresentavam resistência às abordagens em dança, as quais não faziam parte de seu cotidiano. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-04-29T04:12:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/15682 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000688484 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/15682 |
identifier_str_mv |
000688484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15682/1/000688484.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15682/2/000688484.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15682/3/000688484.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef7b6ee496de074febd29f39340a66c7 7b1aa8b4b842269960207b01f11048f8 c401fd487f7f1e8af8aa594e6bc8d44d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724485161189376 |