Geometria dinâmica 3D : uma experiência com geogebrabook no ensino da geometria espacial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179480 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma proposta didática que explora conceitos de Geometria Espacial. A proposta tem por objetivos analisar as possíveis contribuições que o GeoGebraBook elaborado pode trazer à visualização e à compreensão de alguns conceitos do conteúdo em questão. Além disso, a proposta busca desenvolver o pensamento geométrico espacial, explorando os recursos de representação disponíveis no software GeoGebra 3D. A pesquisa desenvolvida tem caráter qualitativo e a aplicação da prática foi com alunos do terceiro ano do ensino médio. A proposta consistia em uma atividade inicial, três atividades desenvolvidas no GeoGebraBook e um questionário final. A análise da produção dos alunos foi feita à luz das ideias de Jean Piaget sobre construção do pensamento espacial, bem como na ancoragem da literatura sobre o uso das tecnologias digitais e aprendizagem da matemática. Por meio da análise foi possível notar o progresso dos alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades para a visualização espacial e compressão dos conceitos geométricos. |
id |
UFRGS-2_ea9b1360a46ecea33f048165d4b42c50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179480 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Louzada, Alana Gomes TomazSilva, Rodrigo Sychocki da2018-06-16T03:13:49Z2018http://hdl.handle.net/10183/179480001067807Esta pesquisa apresenta uma proposta didática que explora conceitos de Geometria Espacial. A proposta tem por objetivos analisar as possíveis contribuições que o GeoGebraBook elaborado pode trazer à visualização e à compreensão de alguns conceitos do conteúdo em questão. Além disso, a proposta busca desenvolver o pensamento geométrico espacial, explorando os recursos de representação disponíveis no software GeoGebra 3D. A pesquisa desenvolvida tem caráter qualitativo e a aplicação da prática foi com alunos do terceiro ano do ensino médio. A proposta consistia em uma atividade inicial, três atividades desenvolvidas no GeoGebraBook e um questionário final. A análise da produção dos alunos foi feita à luz das ideias de Jean Piaget sobre construção do pensamento espacial, bem como na ancoragem da literatura sobre o uso das tecnologias digitais e aprendizagem da matemática. Por meio da análise foi possível notar o progresso dos alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades para a visualização espacial e compressão dos conceitos geométricos.This research presents a didactic proposal that explores concepts of Spatial Geometry. The purpose of the proposal is to analyze the possible contributions that the GeoGebraBook prepared can bring to the visualization and understanding of some concepts of the content in question. In addition, the proposal seeks to develop spatial geometric thinking by exploiting the representation resources available in GeoGebra 3D software. The research developed has a qualitative character and the application of the practice was with students of the third year of high school. The proposal consisted of an initial activity, three activities developed in the GeoGebraBook and a final questionnaire. The analysis of student output was made in the light of Jean Piaget's ideas on spatial thinking construction, as well as anchoring the literature on the use of digital technologies and learning mathematics. Through the analysis it was possible to note the students' progress regarding the development of abilities for the spatial visualization and compression of the geometric concepts.application/pdfporGeometria espacialGeoGebra : SoftwareSpatial geometrySpatial geometric thinkingGeoGebraBookPreviewGeometria dinâmica 3D : uma experiência com geogebrabook no ensino da geometria espacialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067807.pdf001067807.pdfTexto completoapplication/pdf2631533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179480/1/001067807.pdf5023ee7596888b3ea16767cd55c67b92MD51TEXT001067807.pdf.txt001067807.pdf.txtExtracted Texttext/plain123052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179480/2/001067807.pdf.txt4776f28e87c76642d090bb4af4c88e38MD5210183/1794802018-06-17 02:26:57.287287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179480Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-17T05:26:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Geometria dinâmica 3D : uma experiência com geogebrabook no ensino da geometria espacial |
title |
Geometria dinâmica 3D : uma experiência com geogebrabook no ensino da geometria espacial |
spellingShingle |
Geometria dinâmica 3D : uma experiência com geogebrabook no ensino da geometria espacial Louzada, Alana Gomes Tomaz Geometria espacial GeoGebra : Software Spatial geometry Spatial geometric thinking GeoGebraBook Preview |
title_short |
Geometria dinâmica 3D : uma experiência com geogebrabook no ensino da geometria espacial |
title_full |
Geometria dinâmica 3D : uma experiência com geogebrabook no ensino da geometria espacial |
title_fullStr |
Geometria dinâmica 3D : uma experiência com geogebrabook no ensino da geometria espacial |
title_full_unstemmed |
Geometria dinâmica 3D : uma experiência com geogebrabook no ensino da geometria espacial |
title_sort |
Geometria dinâmica 3D : uma experiência com geogebrabook no ensino da geometria espacial |
author |
Louzada, Alana Gomes Tomaz |
author_facet |
Louzada, Alana Gomes Tomaz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Louzada, Alana Gomes Tomaz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Sychocki da |
contributor_str_mv |
Silva, Rodrigo Sychocki da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria espacial GeoGebra : Software |
topic |
Geometria espacial GeoGebra : Software Spatial geometry Spatial geometric thinking GeoGebraBook Preview |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Spatial geometry Spatial geometric thinking GeoGebraBook Preview |
description |
Esta pesquisa apresenta uma proposta didática que explora conceitos de Geometria Espacial. A proposta tem por objetivos analisar as possíveis contribuições que o GeoGebraBook elaborado pode trazer à visualização e à compreensão de alguns conceitos do conteúdo em questão. Além disso, a proposta busca desenvolver o pensamento geométrico espacial, explorando os recursos de representação disponíveis no software GeoGebra 3D. A pesquisa desenvolvida tem caráter qualitativo e a aplicação da prática foi com alunos do terceiro ano do ensino médio. A proposta consistia em uma atividade inicial, três atividades desenvolvidas no GeoGebraBook e um questionário final. A análise da produção dos alunos foi feita à luz das ideias de Jean Piaget sobre construção do pensamento espacial, bem como na ancoragem da literatura sobre o uso das tecnologias digitais e aprendizagem da matemática. Por meio da análise foi possível notar o progresso dos alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades para a visualização espacial e compressão dos conceitos geométricos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-16T03:13:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/179480 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001067807 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/179480 |
identifier_str_mv |
001067807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179480/1/001067807.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179480/2/001067807.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5023ee7596888b3ea16767cd55c67b92 4776f28e87c76642d090bb4af4c88e38 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224552286519296 |