Aulas tradicionais x aulas diferenciadas: uma análise dos seus efeitos em aprendizagens significativas com noções de pertencimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Nathalia da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198171
Resumo: Em minha experiência no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e suas disciplinas correspondentes, uma bolsa de iniciação à Docência e os estágios de docência, chamaram-me a atenção às metodologias de ensino utilizadas em sala de aula, de escolas públicas, que eram, em sua maioria, parte da chamada abordagem tradicional de ensino. Em minha pesquisa, procurei aplicar um questionário com professoras de Ciências, Ensino Fundamental, da rede pública de ensino, município de Guaíba/RS. Os objetivos desta pesquisa foram: analisar os efeitos das aulas dessas professoras em aprendizagens significativas nos estudantes, com noções de pertencimento; criar uma classificação dessas aulas baseando-me na literatura específica sobre metodologias de ensino, e denominadas “aulas tradicionais” e “aulas diferenciadas”, de acordo com as abordagens de ensino investigadas nesta pesquisa. Com a discussão e análise dos resultados, foi possível perceber que as aulas tradicionais, com ênfase no método expositivo dos conteúdos, destacaram-se como sendo a abordagem de ensino mais predominante. Aulas práticas, dialogadas e trabalhos interacionistas também foram citados, em menor proporção. A partir da técnica de pesquisa intitulada “análise do conteúdo”, na qual a linguagem é fonte de interpretações sucessivas, gerando as categorias de análise como resultados encontrados, além dos referenciais teóricos por mim apropriados, pude me aproximar de algumas conclusões. A maioria das professoras faz relações entre aprendizagens significativas e suas metodologias de ensino, iniciando os conteúdos com as experiências prévias e o cotidiano dos alunos, indicando que essa é a forma que os alunos aprendem mais. Segundo as professoras investigadas, os desafios presentes no cenário escolar e na sala de aula são considerados impedimentos à construção de aprendizagens significativas. Relacionam, também, esses impedimentos com a dita desmotivação e falta de interesse dos alunos – o que provavelmente está relacionado à abordagem de ensino tradicional que permeia a maior parte das aulas – bem como com a falta de recursos das escolas, excesso de trabalho, salários defasados e problemas relacionados ao currículo de Ciências. Sobre construir noções de pertencimento, a maioria das professoras pareceu tentar ou esperar criar relações, embora encontrem desafios relacionados à falta de maturidade dos alunos, ou aos problemas escolares já citados. A maioria das professoras entende que para construir essas noções, é preciso haver um trabalho coletivo entre família, sociedade e escola. Com base no processo de investigação e seus resultados, pode-se afirmar que as aulas ministradas por essas professoras são grandemente apoiadas na abordagem tradicional por vários motivos, que perpassam a trajetória da educação, desde a instituição da chamada escola tradicional, e a forma como se instituiu a educação gratuita para todos no país, que perpassam a formação de professores e todos os desafios vividos por eles nessa profissão. O sentimento de pertencimento não parece ser uma prioridade nas suas aulas, a não ser no sentido de valorizar que os alunos saibam que são seres vivos e quando as professoras buscaram trazer as implicações familiares, sociais e culturais do tema. Nesse sentido, destaco os próprios currículos escolares como não facilitadores à construção dessas noções, principalmente, quando a escola perde a delicada relação que poderia existir entre ela e a família dos alunos. É importante também ressaltar que essa pesquisa é resultante de uma pequena amostra de professoras e que não é possível generalizar seus resultados para todas as professoras de Ciências da rede pública de ensino, sendo necessários estudos mais aprofundados com professores e alunos.
id UFRGS-2_eaba03ceed57bfa00ebd68c9ae4d251c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198171
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Caldas, Nathalia da SilvaJunqueira, Heloisa2019-08-21T02:30:47Z2018http://hdl.handle.net/10183/198171001095985Em minha experiência no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e suas disciplinas correspondentes, uma bolsa de iniciação à Docência e os estágios de docência, chamaram-me a atenção às metodologias de ensino utilizadas em sala de aula, de escolas públicas, que eram, em sua maioria, parte da chamada abordagem tradicional de ensino. Em minha pesquisa, procurei aplicar um questionário com professoras de Ciências, Ensino Fundamental, da rede pública de ensino, município de Guaíba/RS. Os objetivos desta pesquisa foram: analisar os efeitos das aulas dessas professoras em aprendizagens significativas nos estudantes, com noções de pertencimento; criar uma classificação dessas aulas baseando-me na literatura específica sobre metodologias de ensino, e denominadas “aulas tradicionais” e “aulas diferenciadas”, de acordo com as abordagens de ensino investigadas nesta pesquisa. Com a discussão e análise dos resultados, foi possível perceber que as aulas tradicionais, com ênfase no método expositivo dos conteúdos, destacaram-se como sendo a abordagem de ensino mais predominante. Aulas práticas, dialogadas e trabalhos interacionistas também foram citados, em menor proporção. A partir da técnica de pesquisa intitulada “análise do conteúdo”, na qual a linguagem é fonte de interpretações sucessivas, gerando as categorias de análise como resultados encontrados, além dos referenciais teóricos por mim apropriados, pude me aproximar de algumas conclusões. A maioria das professoras faz relações entre aprendizagens significativas e suas metodologias de ensino, iniciando os conteúdos com as experiências prévias e o cotidiano dos alunos, indicando que essa é a forma que os alunos aprendem mais. Segundo as professoras investigadas, os desafios presentes no cenário escolar e na sala de aula são considerados impedimentos à construção de aprendizagens significativas. Relacionam, também, esses impedimentos com a dita desmotivação e falta de interesse dos alunos – o que provavelmente está relacionado à abordagem de ensino tradicional que permeia a maior parte das aulas – bem como com a falta de recursos das escolas, excesso de trabalho, salários defasados e problemas relacionados ao currículo de Ciências. Sobre construir noções de pertencimento, a maioria das professoras pareceu tentar ou esperar criar relações, embora encontrem desafios relacionados à falta de maturidade dos alunos, ou aos problemas escolares já citados. A maioria das professoras entende que para construir essas noções, é preciso haver um trabalho coletivo entre família, sociedade e escola. Com base no processo de investigação e seus resultados, pode-se afirmar que as aulas ministradas por essas professoras são grandemente apoiadas na abordagem tradicional por vários motivos, que perpassam a trajetória da educação, desde a instituição da chamada escola tradicional, e a forma como se instituiu a educação gratuita para todos no país, que perpassam a formação de professores e todos os desafios vividos por eles nessa profissão. O sentimento de pertencimento não parece ser uma prioridade nas suas aulas, a não ser no sentido de valorizar que os alunos saibam que são seres vivos e quando as professoras buscaram trazer as implicações familiares, sociais e culturais do tema. Nesse sentido, destaco os próprios currículos escolares como não facilitadores à construção dessas noções, principalmente, quando a escola perde a delicada relação que poderia existir entre ela e a família dos alunos. É importante também ressaltar que essa pesquisa é resultante de uma pequena amostra de professoras e que não é possível generalizar seus resultados para todas as professoras de Ciências da rede pública de ensino, sendo necessários estudos mais aprofundados com professores e alunos.In my experience in the Teaching's Degree in Biological Sciences, and its corresponding disciplines, a scholarship to Teaching and the teaching internships, It called my attention the teaching methodologies used in the classroom, public schools, for the most part, part of the so-called traditional approach to teaching. In my research, I tried to apply a questionnaire with Science teachers, Elementary School, public school, Guaíba/RS. The objectives of this research were: to analyze the effects of the classes of these teachers in meaningful learning in the students, with notions of belonging; to create a classification of these classes based on the specific literature on teaching methodologies, and called "traditional classes" and "differentiated classes", according to the teaching approaches investigated in this research. With the discussion and analysis of the results, it was possible to perceive that the traditional classes, with emphasis in the expositive method of the contents, stood out as being the most predominant teaching approach. Practical classes, with dialogues and interactionist works were also cited, to a lesser extent. From the research technique called "content analysis", in which language is the source of successive interpretations, generating the categories of analysis as results found, in addition to the theoretical references I have appropriate, I was able to approach some conclusions. Most teachers make connections between meaningful learning and their teaching methodologies, initiating the content with the students' previous experiences and daily life, indicating that this is the way students learn more. According to the teachers investigated, the challenges present in the school setting and in the classroom are considered as impediments to the construction of meaningful learning. They also relate these impediments to the students' lack of motivation and lack of interest - which is probably related to the traditional teaching approach that permeates most classes - as well as the lack of school resources, overwork, wages and problems related to the science curriculum. On constructing notions of belonging, most teachers seemed to try or hope to create relationships, although they encounter challenges related to students' lack of maturity or to the school problems already cited. Most teachers understand that to build these notions, there needs to be a collective work between family, society and school. Based on the research process and its results, one can affirm that the classes taught by these teachers are greatly supported in the traditional approach for several reasons, which go through the education trajectory, from the institution of the so-called traditional school, and the way a free education was instituted for all in the country, which encompasses the training of teachers and all the challenges they face in this profession. The feeling of belonging does not seem to be a priority in their classes, except in the sense of valuing that the students know that they are living beings and when the teachers sought to bring the familiar, social and cultural implications of the theme. In this sense, I highlight the school curricula themselves as not facilitating the construction of these notions, especially when the school loses the delicate relationship that could exist between it and the students' families. It is also important to highlight that this research is the result of a small sample of teachers and that it is not possible to generalize its results to all public science teachers, and further studies are needed with teachers and students.application/pdfporAprendizagem significativaEnsino fundamentalPertencimentoTraditional classesDifferentiated classesMeaningful learningBelongingElementary SchoolAulas tradicionais x aulas diferenciadas: uma análise dos seus efeitos em aprendizagens significativas com noções de pertencimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095985.pdf.txt001095985.pdf.txtExtracted Texttext/plain119946http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198171/2/001095985.pdf.txtb307bf839b33d905f5ce529bd52fcfc8MD52ORIGINAL001095985.pdfTexto completoapplication/pdf519249http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198171/1/001095985.pdf45141e7395c5d61c4aa840b304fb9fb9MD5110183/1981712019-08-22 02:31:56.280115oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198171Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-22T05:31:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aulas tradicionais x aulas diferenciadas: uma análise dos seus efeitos em aprendizagens significativas com noções de pertencimento
title Aulas tradicionais x aulas diferenciadas: uma análise dos seus efeitos em aprendizagens significativas com noções de pertencimento
spellingShingle Aulas tradicionais x aulas diferenciadas: uma análise dos seus efeitos em aprendizagens significativas com noções de pertencimento
Caldas, Nathalia da Silva
Aprendizagem significativa
Ensino fundamental
Pertencimento
Traditional classes
Differentiated classes
Meaningful learning
Belonging
Elementary School
title_short Aulas tradicionais x aulas diferenciadas: uma análise dos seus efeitos em aprendizagens significativas com noções de pertencimento
title_full Aulas tradicionais x aulas diferenciadas: uma análise dos seus efeitos em aprendizagens significativas com noções de pertencimento
title_fullStr Aulas tradicionais x aulas diferenciadas: uma análise dos seus efeitos em aprendizagens significativas com noções de pertencimento
title_full_unstemmed Aulas tradicionais x aulas diferenciadas: uma análise dos seus efeitos em aprendizagens significativas com noções de pertencimento
title_sort Aulas tradicionais x aulas diferenciadas: uma análise dos seus efeitos em aprendizagens significativas com noções de pertencimento
author Caldas, Nathalia da Silva
author_facet Caldas, Nathalia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Nathalia da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira, Heloisa
contributor_str_mv Junqueira, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Ensino fundamental
Pertencimento
topic Aprendizagem significativa
Ensino fundamental
Pertencimento
Traditional classes
Differentiated classes
Meaningful learning
Belonging
Elementary School
dc.subject.eng.fl_str_mv Traditional classes
Differentiated classes
Meaningful learning
Belonging
Elementary School
description Em minha experiência no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e suas disciplinas correspondentes, uma bolsa de iniciação à Docência e os estágios de docência, chamaram-me a atenção às metodologias de ensino utilizadas em sala de aula, de escolas públicas, que eram, em sua maioria, parte da chamada abordagem tradicional de ensino. Em minha pesquisa, procurei aplicar um questionário com professoras de Ciências, Ensino Fundamental, da rede pública de ensino, município de Guaíba/RS. Os objetivos desta pesquisa foram: analisar os efeitos das aulas dessas professoras em aprendizagens significativas nos estudantes, com noções de pertencimento; criar uma classificação dessas aulas baseando-me na literatura específica sobre metodologias de ensino, e denominadas “aulas tradicionais” e “aulas diferenciadas”, de acordo com as abordagens de ensino investigadas nesta pesquisa. Com a discussão e análise dos resultados, foi possível perceber que as aulas tradicionais, com ênfase no método expositivo dos conteúdos, destacaram-se como sendo a abordagem de ensino mais predominante. Aulas práticas, dialogadas e trabalhos interacionistas também foram citados, em menor proporção. A partir da técnica de pesquisa intitulada “análise do conteúdo”, na qual a linguagem é fonte de interpretações sucessivas, gerando as categorias de análise como resultados encontrados, além dos referenciais teóricos por mim apropriados, pude me aproximar de algumas conclusões. A maioria das professoras faz relações entre aprendizagens significativas e suas metodologias de ensino, iniciando os conteúdos com as experiências prévias e o cotidiano dos alunos, indicando que essa é a forma que os alunos aprendem mais. Segundo as professoras investigadas, os desafios presentes no cenário escolar e na sala de aula são considerados impedimentos à construção de aprendizagens significativas. Relacionam, também, esses impedimentos com a dita desmotivação e falta de interesse dos alunos – o que provavelmente está relacionado à abordagem de ensino tradicional que permeia a maior parte das aulas – bem como com a falta de recursos das escolas, excesso de trabalho, salários defasados e problemas relacionados ao currículo de Ciências. Sobre construir noções de pertencimento, a maioria das professoras pareceu tentar ou esperar criar relações, embora encontrem desafios relacionados à falta de maturidade dos alunos, ou aos problemas escolares já citados. A maioria das professoras entende que para construir essas noções, é preciso haver um trabalho coletivo entre família, sociedade e escola. Com base no processo de investigação e seus resultados, pode-se afirmar que as aulas ministradas por essas professoras são grandemente apoiadas na abordagem tradicional por vários motivos, que perpassam a trajetória da educação, desde a instituição da chamada escola tradicional, e a forma como se instituiu a educação gratuita para todos no país, que perpassam a formação de professores e todos os desafios vividos por eles nessa profissão. O sentimento de pertencimento não parece ser uma prioridade nas suas aulas, a não ser no sentido de valorizar que os alunos saibam que são seres vivos e quando as professoras buscaram trazer as implicações familiares, sociais e culturais do tema. Nesse sentido, destaco os próprios currículos escolares como não facilitadores à construção dessas noções, principalmente, quando a escola perde a delicada relação que poderia existir entre ela e a família dos alunos. É importante também ressaltar que essa pesquisa é resultante de uma pequena amostra de professoras e que não é possível generalizar seus resultados para todas as professoras de Ciências da rede pública de ensino, sendo necessários estudos mais aprofundados com professores e alunos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-21T02:30:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198171
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001095985
url http://hdl.handle.net/10183/198171
identifier_str_mv 001095985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198171/2/001095985.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198171/1/001095985.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b307bf839b33d905f5ce529bd52fcfc8
45141e7395c5d61c4aa840b304fb9fb9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224578833317888