O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Francine
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261947
Resumo: As políticas públicas nacionais que dizem respeito à Educação de Jovens e Adultos têm preocupações genuínas quanto à oferta de vagas e o acesso dos alunos. Mas é preciso pensar também sobre quem é o aluno e em como colaborar para sua permanência até a conclusão dos estudos. Com foco na caracterização do novo perfil do aluno, este trabalho apresenta relatos de experiências docentes na educação de adultos que voltaram às salas de aula em espaços de tempo bastante diferentes: no início dos anos 2000 e agora, no ano de 2022. A experiência atual diz respeito ao convívio e interação com alunos do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Porto Alegre e, por meio de uma abordagem etnográfica a pesquisa ainda procura relacionar a qualidade da aprendizagem às relações sociais construídas em sala de aula.
id UFRGS-2_eac3d60e0d110100b514a43663c9d706
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261947
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Müller, FrancineDal Forno, Marlise Amália ReinehrAranda, Yara Paulina Cerpa2023-07-10T10:30:09Z2023http://hdl.handle.net/10183/261947001172683As políticas públicas nacionais que dizem respeito à Educação de Jovens e Adultos têm preocupações genuínas quanto à oferta de vagas e o acesso dos alunos. Mas é preciso pensar também sobre quem é o aluno e em como colaborar para sua permanência até a conclusão dos estudos. Com foco na caracterização do novo perfil do aluno, este trabalho apresenta relatos de experiências docentes na educação de adultos que voltaram às salas de aula em espaços de tempo bastante diferentes: no início dos anos 2000 e agora, no ano de 2022. A experiência atual diz respeito ao convívio e interação com alunos do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Porto Alegre e, por meio de uma abordagem etnográfica a pesquisa ainda procura relacionar a qualidade da aprendizagem às relações sociais construídas em sala de aula.The national public policies regarding youth and adult Education have genuine concerns about the availability of vacancies and student access. But it is also necessary to think about who this student is and how to collaborate to their permanency until the end of the studies. Focusing on the characterization of the new student profile, this work presents reports on the teacher’s experience in adult education who returned to the classrooms in very different periods of time: in the early 2000s and now, in 2022. The current experience concerns living and interacting with High School students in Youth and Adult Education in a public school in the city of Porto Alegre and, through an ethnographic approach, the research still seeks to relate the quality of learning to the relationships built in the classroom.application/pdfporCiências sociais : EnsinoEducação de jovens e adultosEtnografiaRelações sociaisYouth and adult educationEthnographySocial relantionshipsO novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172683.pdf.txt001172683.pdf.txtExtracted Texttext/plain94963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261947/2/001172683.pdf.txt5d883e6868c6e370ca79dca791776106MD52ORIGINAL001172683.pdfTexto completoapplication/pdf932480http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261947/1/001172683.pdfbaae075cd09c2ab495448aa85df40b35MD5110183/2619472023-07-10 10:45:17.236oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:45:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens
title O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens
spellingShingle O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens
Müller, Francine
Ciências sociais : Ensino
Educação de jovens e adultos
Etnografia
Relações sociais
Youth and adult education
Ethnography
Social relantionships
title_short O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens
title_full O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens
title_fullStr O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens
title_full_unstemmed O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens
title_sort O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens
author Müller, Francine
author_facet Müller, Francine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Francine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dal Forno, Marlise Amália Reinehr
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Aranda, Yara Paulina Cerpa
contributor_str_mv Dal Forno, Marlise Amália Reinehr
Aranda, Yara Paulina Cerpa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais : Ensino
Educação de jovens e adultos
Etnografia
Relações sociais
topic Ciências sociais : Ensino
Educação de jovens e adultos
Etnografia
Relações sociais
Youth and adult education
Ethnography
Social relantionships
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth and adult education
Ethnography
Social relantionships
description As políticas públicas nacionais que dizem respeito à Educação de Jovens e Adultos têm preocupações genuínas quanto à oferta de vagas e o acesso dos alunos. Mas é preciso pensar também sobre quem é o aluno e em como colaborar para sua permanência até a conclusão dos estudos. Com foco na caracterização do novo perfil do aluno, este trabalho apresenta relatos de experiências docentes na educação de adultos que voltaram às salas de aula em espaços de tempo bastante diferentes: no início dos anos 2000 e agora, no ano de 2022. A experiência atual diz respeito ao convívio e interação com alunos do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Porto Alegre e, por meio de uma abordagem etnográfica a pesquisa ainda procura relacionar a qualidade da aprendizagem às relações sociais construídas em sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T10:30:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261947
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172683
url http://hdl.handle.net/10183/261947
identifier_str_mv 001172683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261947/2/001172683.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261947/1/001172683.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d883e6868c6e370ca79dca791776106
baae075cd09c2ab495448aa85df40b35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224663908483072