O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261947 |
Resumo: | As políticas públicas nacionais que dizem respeito à Educação de Jovens e Adultos têm preocupações genuínas quanto à oferta de vagas e o acesso dos alunos. Mas é preciso pensar também sobre quem é o aluno e em como colaborar para sua permanência até a conclusão dos estudos. Com foco na caracterização do novo perfil do aluno, este trabalho apresenta relatos de experiências docentes na educação de adultos que voltaram às salas de aula em espaços de tempo bastante diferentes: no início dos anos 2000 e agora, no ano de 2022. A experiência atual diz respeito ao convívio e interação com alunos do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Porto Alegre e, por meio de uma abordagem etnográfica a pesquisa ainda procura relacionar a qualidade da aprendizagem às relações sociais construídas em sala de aula. |
id |
UFRGS-2_eac3d60e0d110100b514a43663c9d706 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261947 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Müller, FrancineDal Forno, Marlise Amália ReinehrAranda, Yara Paulina Cerpa2023-07-10T10:30:09Z2023http://hdl.handle.net/10183/261947001172683As políticas públicas nacionais que dizem respeito à Educação de Jovens e Adultos têm preocupações genuínas quanto à oferta de vagas e o acesso dos alunos. Mas é preciso pensar também sobre quem é o aluno e em como colaborar para sua permanência até a conclusão dos estudos. Com foco na caracterização do novo perfil do aluno, este trabalho apresenta relatos de experiências docentes na educação de adultos que voltaram às salas de aula em espaços de tempo bastante diferentes: no início dos anos 2000 e agora, no ano de 2022. A experiência atual diz respeito ao convívio e interação com alunos do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Porto Alegre e, por meio de uma abordagem etnográfica a pesquisa ainda procura relacionar a qualidade da aprendizagem às relações sociais construídas em sala de aula.The national public policies regarding youth and adult Education have genuine concerns about the availability of vacancies and student access. But it is also necessary to think about who this student is and how to collaborate to their permanency until the end of the studies. Focusing on the characterization of the new student profile, this work presents reports on the teacher’s experience in adult education who returned to the classrooms in very different periods of time: in the early 2000s and now, in 2022. The current experience concerns living and interacting with High School students in Youth and Adult Education in a public school in the city of Porto Alegre and, through an ethnographic approach, the research still seeks to relate the quality of learning to the relationships built in the classroom.application/pdfporCiências sociais : EnsinoEducação de jovens e adultosEtnografiaRelações sociaisYouth and adult educationEthnographySocial relantionshipsO novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172683.pdf.txt001172683.pdf.txtExtracted Texttext/plain94963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261947/2/001172683.pdf.txt5d883e6868c6e370ca79dca791776106MD52ORIGINAL001172683.pdfTexto completoapplication/pdf932480http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261947/1/001172683.pdfbaae075cd09c2ab495448aa85df40b35MD5110183/2619472023-07-10 10:45:17.236oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:45:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens |
title |
O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens |
spellingShingle |
O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens Müller, Francine Ciências sociais : Ensino Educação de jovens e adultos Etnografia Relações sociais Youth and adult education Ethnography Social relantionships |
title_short |
O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens |
title_full |
O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens |
title_fullStr |
O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens |
title_full_unstemmed |
O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens |
title_sort |
O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens |
author |
Müller, Francine |
author_facet |
Müller, Francine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Müller, Francine |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dal Forno, Marlise Amália Reinehr |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Aranda, Yara Paulina Cerpa |
contributor_str_mv |
Dal Forno, Marlise Amália Reinehr Aranda, Yara Paulina Cerpa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais : Ensino Educação de jovens e adultos Etnografia Relações sociais |
topic |
Ciências sociais : Ensino Educação de jovens e adultos Etnografia Relações sociais Youth and adult education Ethnography Social relantionships |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Youth and adult education Ethnography Social relantionships |
description |
As políticas públicas nacionais que dizem respeito à Educação de Jovens e Adultos têm preocupações genuínas quanto à oferta de vagas e o acesso dos alunos. Mas é preciso pensar também sobre quem é o aluno e em como colaborar para sua permanência até a conclusão dos estudos. Com foco na caracterização do novo perfil do aluno, este trabalho apresenta relatos de experiências docentes na educação de adultos que voltaram às salas de aula em espaços de tempo bastante diferentes: no início dos anos 2000 e agora, no ano de 2022. A experiência atual diz respeito ao convívio e interação com alunos do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Porto Alegre e, por meio de uma abordagem etnográfica a pesquisa ainda procura relacionar a qualidade da aprendizagem às relações sociais construídas em sala de aula. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-10T10:30:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/261947 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172683 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/261947 |
identifier_str_mv |
001172683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261947/2/001172683.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261947/1/001172683.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d883e6868c6e370ca79dca791776106 baae075cd09c2ab495448aa85df40b35 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224663908483072 |