Grupo de cuidadores : um olhar na integralidade das relações familiares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/62378 |
Resumo: | Pais/cuidadores/responsáveis vêm enfrentando dificuldades na educação de crianças e adolescentes, principalmente em relação à colocação de regras e limites quando buscam transmitir padrões, valores e normas de conduta que possam garantir uma melhor convivência em grupo e inserção social, ao mesmo tempo, proporcionando pleno desenvolvimento de suas potencialidades, tanto na que se refere ao físico como na saúde mental. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta de intervenção e orientação psicoeducacional para as famílias que buscam atendimento. Esse artigo trata de um relato de experiência com grupo de pais/cuidadores e responsáveis das crianças e adolescentes acolhidos no serviço de saúde mental do Ambulatório Viver da Secretaria de Saúde do Município de Alvorada – RS. O grupo de psicoeducação focaliza na importância do papel da família na prevenção dos sintomas de agitação e agressividade, assim, trabalhando na orientação e discussão de uma proposta de intervenção vinculada a uma visão de desenvolvimento biopsicossocial. Visa também oferecer informações sobre o desenvolvimento do indivíduo nas várias fases da vida, o processo de socialização, e os efeitos das práticas educativas, finalizando com uma discussão de valores e contexto sócio-histórico-cultural como condicionantes dos relacionamentos familiares. De modo mais especifico, visa trazer à tona as dificuldades que as famílias apresentam e enfrentam para lidar com a educação de seus filhos, assim como fazer com que estes pais possam se tornar mais ativos e construtores da sua função parental. |
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Freire, SilvanaAntoni, Clarissa de2013-01-11T16:18:42Z2012http://hdl.handle.net/10183/62378000869097Pais/cuidadores/responsáveis vêm enfrentando dificuldades na educação de crianças e adolescentes, principalmente em relação à colocação de regras e limites quando buscam transmitir padrões, valores e normas de conduta que possam garantir uma melhor convivência em grupo e inserção social, ao mesmo tempo, proporcionando pleno desenvolvimento de suas potencialidades, tanto na que se refere ao físico como na saúde mental. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta de intervenção e orientação psicoeducacional para as famílias que buscam atendimento. Esse artigo trata de um relato de experiência com grupo de pais/cuidadores e responsáveis das crianças e adolescentes acolhidos no serviço de saúde mental do Ambulatório Viver da Secretaria de Saúde do Município de Alvorada – RS. O grupo de psicoeducação focaliza na importância do papel da família na prevenção dos sintomas de agitação e agressividade, assim, trabalhando na orientação e discussão de uma proposta de intervenção vinculada a uma visão de desenvolvimento biopsicossocial. Visa também oferecer informações sobre o desenvolvimento do indivíduo nas várias fases da vida, o processo de socialização, e os efeitos das práticas educativas, finalizando com uma discussão de valores e contexto sócio-histórico-cultural como condicionantes dos relacionamentos familiares. De modo mais especifico, visa trazer à tona as dificuldades que as famílias apresentam e enfrentam para lidar com a educação de seus filhos, assim como fazer com que estes pais possam se tornar mais ativos e construtores da sua função parental.application/pdfporRelações familiaresAgressividadeEducação infantilCuidadoresGrupo de cuidadores : um olhar na integralidade das relações familiaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Saúde Comunitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000869097.pdf000869097.pdfTexto completoapplication/pdf172940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62378/1/000869097.pdf82381eecb3a0f931b962ab0099df833fMD51TEXT000869097.pdf.txt000869097.pdf.txtExtracted Texttext/plain44843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62378/2/000869097.pdf.txt96546d4d538dda16fb5e72fd80691b66MD52THUMBNAIL000869097.pdf.jpg000869097.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62378/3/000869097.pdf.jpgeeabd9c17a723b2e7038aa786ed831c8MD5310183/623782018-10-16 08:53:48.712oai:www.lume.ufrgs.br:10183/62378Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:53:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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