Grupo de cuidadores : um olhar na integralidade das relações familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Silvana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/62378
Resumo: Pais/cuidadores/responsáveis vêm enfrentando dificuldades na educação de crianças e adolescentes, principalmente em relação à colocação de regras e limites quando buscam transmitir padrões, valores e normas de conduta que possam garantir uma melhor convivência em grupo e inserção social, ao mesmo tempo, proporcionando pleno desenvolvimento de suas potencialidades, tanto na que se refere ao físico como na saúde mental. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta de intervenção e orientação psicoeducacional para as famílias que buscam atendimento. Esse artigo trata de um relato de experiência com grupo de pais/cuidadores e responsáveis das crianças e adolescentes acolhidos no serviço de saúde mental do Ambulatório Viver da Secretaria de Saúde do Município de Alvorada – RS. O grupo de psicoeducação focaliza na importância do papel da família na prevenção dos sintomas de agitação e agressividade, assim, trabalhando na orientação e discussão de uma proposta de intervenção vinculada a uma visão de desenvolvimento biopsicossocial. Visa também oferecer informações sobre o desenvolvimento do indivíduo nas várias fases da vida, o processo de socialização, e os efeitos das práticas educativas, finalizando com uma discussão de valores e contexto sócio-histórico-cultural como condicionantes dos relacionamentos familiares. De modo mais especifico, visa trazer à tona as dificuldades que as famílias apresentam e enfrentam para lidar com a educação de seus filhos, assim como fazer com que estes pais possam se tornar mais ativos e construtores da sua função parental.
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