Trabalhador-consumidor : a atração de jovens pelo employer branding na escolha profissional
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229984 |
Resumo: | O objetivo neste artigo discutir criticamente a importância da marca para a escolha profissional de jovens estudantes de graduação que prospectam vagas em empresas. A pesquisa A pesquisa se baseia no aparato conceitual contemporâneo de employer branding, consumo e estilo de vida, prosumption e cocriação. Os procedimentos de coleta de dados incluíram entrevistas semiestruturadas com dezoito estudantes ao final do curso de Administração de uma Universidade Federal no sul do país. Os principais resultados apontam que os jovens tornam-se prosumidores das marcas empregadoras; que a carreira amparada pela busca da melhor marca mostra-se como uma empreitada e está associada a trabalhos intermitentes, o que torna as relações de trabalho cada vez mais vulneráveis. Mas, apesar de o jovem trabalhador escolher a marca empregadora, esta parece não ter atrativos suficientes para retê-lo numa carreira a longo prazo. |
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Oltramari, Andréa PoletoGuimarães, Rosana CórdovaTonelli, Maria José2021-09-22T04:23:28Z20191679-3951http://hdl.handle.net/10183/229984001131209O objetivo neste artigo discutir criticamente a importância da marca para a escolha profissional de jovens estudantes de graduação que prospectam vagas em empresas. A pesquisa A pesquisa se baseia no aparato conceitual contemporâneo de employer branding, consumo e estilo de vida, prosumption e cocriação. Os procedimentos de coleta de dados incluíram entrevistas semiestruturadas com dezoito estudantes ao final do curso de Administração de uma Universidade Federal no sul do país. Os principais resultados apontam que os jovens tornam-se prosumidores das marcas empregadoras; que a carreira amparada pela busca da melhor marca mostra-se como uma empreitada e está associada a trabalhos intermitentes, o que torna as relações de trabalho cada vez mais vulneráveis. Mas, apesar de o jovem trabalhador escolher a marca empregadora, esta parece não ter atrativos suficientes para retê-lo numa carreira a longo prazo.This article critically discusses the relevance of brands in young undergraduate students’ choices when looking for internships and jobs. The research is based on the debate around the modern concepts of employer branding, consumption and lifestyle, and prosumption and co-creation. Interviews were conducted with 18 students at the end of an undergraduate program in business administration at a public university in the south of Brazil. The main results show that younger students become prosumers of their employer’s brands and their careers are based on seeking to work for the best brands, which is associated to intermittent jobs and vulnerable work relationships. However, the employers do not seem to offer enough elements to retain young workers.El objetivo de este artículo es realizar una discusión crítica sobre la importancia de la marca para la elección profesional de jóvenes estudiantes de graduación, que prospectan vacantes en empresas. La investigación se apoya en el debate conceptual contemporáneo sobre el employer branding, el consumo y el estilo de vida, prosumo y cocreación. Los procedimientos de recolección de datos incluyeron entrevistas semiestructuradas y observaciones sistemáticas con 18 estudiantes al final del curso de Administración de una universidad federal del sur del país. Los principales resultados apuntan que: los jóvenes se vuelven prosumidores de las marcas empleadoras; la carrera, amparada por la búsqueda de la mejor marca, se muestra como una empresa y está asociada a trabajos intermitentes, lo que hace que las relaciones de trabajo sean cada vez más vulnerables. Pero, a pesar de que la elección del joven trabajador se apoye en la marca empleadora, esta parece no tener los atractivos suficientes para retenerlo para una carrera a largo plazo.application/pdfporCadernos EBAPE.BR. Rio de Janeiro. Vol. 17, nesp. (nov. 2019), p. 750-764ConsumidorMercado de trabalhoConsumoTrabalhoLaborConsumptionEmployer brandingTrabalhador-consumidor : a atração de jovens pelo employer branding na escolha profissionalTrabajador-consumidor : la atracción de jóvenes por el employer branding en la elección profesionalYoung people’s career choices based on employer branding info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131209.pdf.txt001131209.pdf.txtExtracted Texttext/plain65491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229984/2/001131209.pdf.txtad34da5df6a0b67be634bf40a794c666MD52ORIGINAL001131209.pdfTexto completoapplication/pdf536368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229984/1/001131209.pdfc04e902583ab61d6dd13336272b9973fMD5110183/2299842022-04-30 04:53:05.143422oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229984Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-30T07:53:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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