Preferências adaptativas e aspirações educacionais : uma análise empírica para a cidade de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanon, Daiane
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116271
Resumo: O presente trabalho se propõe a testar a hipótese do fenômeno de preferências adaptativas nas aspirações educacionais de crianças em idade escolar. Para este fim, visamos apresentar contribuições em dois aspectos: teórico e empírico. No primeiro, é apresentada uma revisão de diversas teorias que descrevem e indicam meios de superação de condições adversas, tais como aquelas formuladas por Amartya Sen, Martha Nussbaum e Jon Elster. A busca por entender critérios subjetivos das escolhas individuais, no que se refere ao processo adaptativo, motivou a parte empírica da pesquisa, em escolas do Município de Porto Alegre, a fim de verificar se as aspirações educacionais das crianças estão positivamente relacionadas ao seu grupo de referência, que pode ser constituído por familiares, pessoas da escola, do bairro ou de igual situação socioeconômica. Esperamos assim, que os resultados, mesmo que parciais, forneçam alguns indícios ou sugestões iniciais para uma possível construção de políticas públicas que possibilitem o florescimento das crianças e a composição de uma sociedade que priorize o desenvolvimento humano.
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