Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/158002 |
Resumo: | A presente Monografia contempla o Trabalho de Conclusão de Curso, correspondente à graduação em Saúde Coletiva, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Buscou-se analisar experiências de estágios e vivências no SUS (VER-SUS), e sua influência na formação dos estudantes de Saúde Coletiva, na perspectiva de estudantes viventes da Região Metropolitana de Porto Alegre, no período de 2011 a 2014. O estudo desenvolve-se a partir de uma abordagem qualitativa, sustentando-se no método de análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com oito estudantes do curso de Bacharelado Saúde Coletiva, que participaram do VER-SUS em duas ou mais edições. O tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica de análise de conteúdo temático, e a partir da metodologia, construídas cinco categorias temáticas. A primeira categoria referente aos efeitos do VER-SUS na formação em Saúde Coletiva destacou a vivência nos sistemas locais sob dois aspectos: a) imersão/território/comunidades locais; b) vivenciar a diversidade, amplitude e complexidade do SUS. A segunda categoria revela a partir da multiplicidade de olhares e troca de saberes, a importância da compreensão ampliada sobre a formação e o trabalho. Já a terceira categoria foi trabalhada como conhecimento significativo, por meio da diversidade dos cenários de práticas onde a base da interrogação e do conhecimento se faz desde o dia a dia. Por último, mas não menos importante, temos a quarta e a quinta categorias, que versam sobre o aprendizado, desde sua diversidade até a interfase entre teoria e prática, respectivamente. Os resultados deste estudo revelam que a participação no VER-SUS contribuiu para o aprimoramento individual na área de formação. Que a troca de saberes e multiplicidade de olhares faz compreender muito sobre a riqueza de trabalhar em equipe, rompendo com as individualidades, contribuindo na compreensão das relações profissionais e afetivas, nas redes de atenção à saúde, na rede intersetorial, nos serviços de saúde, entre os profissionais e na própria equipe, bem como na relação dos usuários, com o sistema, com os profissionais e com o controle social. Outro aspecto importante é que o VER-SUS constitui importante processo de aprimoramento, realidade e choque de ensino-prática, que extrapola a arte da universidade, passa pelo ato vivo à prática viva. O contato com o mundo do trabalho, a reflexão crítica sobre ele e o contraste com a formação oferecida fortalece o protagonismo do estudante na sua própria formação, na medida em que dá subsídios para sínteses a partir do cotidiano do trabalho. Fortalece, portanto, uma aprendizagem significativa. Desta forma, sabendo que o significado do VER-SUS para os estudantes vem carregado – não só da experiência vivenciada, mas, sobretudo pelos valores, crenças e atitudes que dão sentido ao imaginário - as construções desse trabalho não pretendem se apresentar como modelo ideal, devendo ser cada vez mais problematizadas para que o processo adquira autonomia e organicidade para transpor a sua própria existência e se incorpore de fato no cotidiano da formação em saúde. |
id |
UFRGS-2_eb202a26be190081cd202e9b7a1c0797 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158002 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rollo, Rosane MachadoFerla, Alcindo Antônio2017-05-16T02:28:10Z2015http://hdl.handle.net/10183/158002001020707A presente Monografia contempla o Trabalho de Conclusão de Curso, correspondente à graduação em Saúde Coletiva, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Buscou-se analisar experiências de estágios e vivências no SUS (VER-SUS), e sua influência na formação dos estudantes de Saúde Coletiva, na perspectiva de estudantes viventes da Região Metropolitana de Porto Alegre, no período de 2011 a 2014. O estudo desenvolve-se a partir de uma abordagem qualitativa, sustentando-se no método de análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com oito estudantes do curso de Bacharelado Saúde Coletiva, que participaram do VER-SUS em duas ou mais edições. O tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica de análise de conteúdo temático, e a partir da metodologia, construídas cinco categorias temáticas. A primeira categoria referente aos efeitos do VER-SUS na formação em Saúde Coletiva destacou a vivência nos sistemas locais sob dois aspectos: a) imersão/território/comunidades locais; b) vivenciar a diversidade, amplitude e complexidade do SUS. A segunda categoria revela a partir da multiplicidade de olhares e troca de saberes, a importância da compreensão ampliada sobre a formação e o trabalho. Já a terceira categoria foi trabalhada como conhecimento significativo, por meio da diversidade dos cenários de práticas onde a base da interrogação e do conhecimento se faz desde o dia a dia. Por último, mas não menos importante, temos a quarta e a quinta categorias, que versam sobre o aprendizado, desde sua diversidade até a interfase entre teoria e prática, respectivamente. Os resultados deste estudo revelam que a participação no VER-SUS contribuiu para o aprimoramento individual na área de formação. Que a troca de saberes e multiplicidade de olhares faz compreender muito sobre a riqueza de trabalhar em equipe, rompendo com as individualidades, contribuindo na compreensão das relações profissionais e afetivas, nas redes de atenção à saúde, na rede intersetorial, nos serviços de saúde, entre os profissionais e na própria equipe, bem como na relação dos usuários, com o sistema, com os profissionais e com o controle social. Outro aspecto importante é que o VER-SUS constitui importante processo de aprimoramento, realidade e choque de ensino-prática, que extrapola a arte da universidade, passa pelo ato vivo à prática viva. O contato com o mundo do trabalho, a reflexão crítica sobre ele e o contraste com a formação oferecida fortalece o protagonismo do estudante na sua própria formação, na medida em que dá subsídios para sínteses a partir do cotidiano do trabalho. Fortalece, portanto, uma aprendizagem significativa. Desta forma, sabendo que o significado do VER-SUS para os estudantes vem carregado – não só da experiência vivenciada, mas, sobretudo pelos valores, crenças e atitudes que dão sentido ao imaginário - as construções desse trabalho não pretendem se apresentar como modelo ideal, devendo ser cada vez mais problematizadas para que o processo adquira autonomia e organicidade para transpor a sua própria existência e se incorpore de fato no cotidiano da formação em saúde.application/pdfporSistema Único de SaúdeSanitarista : FormaçãoEstágiosSaúde coletiva : BrasilInfluência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2015Saúde Coletiva: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020707.pdf001020707.pdfTexto completoapplication/pdf851111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158002/1/001020707.pdf23d535ebd3357886d98bf891c2b9d55aMD51TEXT001020707.pdf.txt001020707.pdf.txtExtracted Texttext/plain114747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158002/2/001020707.pdf.txt2ace897564b24687cd909b4fb7507dc7MD52THUMBNAIL001020707.pdf.jpg001020707.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158002/3/001020707.pdf.jpgf8de41f91f2fbc5390d6cc843045391dMD5310183/1580022018-10-29 09:29:15.545oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158002Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:29:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva |
title |
Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva |
spellingShingle |
Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva Rollo, Rosane Machado Sistema Único de Saúde Sanitarista : Formação Estágios Saúde coletiva : Brasil |
title_short |
Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva |
title_full |
Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva |
title_fullStr |
Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva |
title_full_unstemmed |
Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva |
title_sort |
Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva |
author |
Rollo, Rosane Machado |
author_facet |
Rollo, Rosane Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rollo, Rosane Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferla, Alcindo Antônio |
contributor_str_mv |
Ferla, Alcindo Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Único de Saúde Sanitarista : Formação Estágios Saúde coletiva : Brasil |
topic |
Sistema Único de Saúde Sanitarista : Formação Estágios Saúde coletiva : Brasil |
description |
A presente Monografia contempla o Trabalho de Conclusão de Curso, correspondente à graduação em Saúde Coletiva, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Buscou-se analisar experiências de estágios e vivências no SUS (VER-SUS), e sua influência na formação dos estudantes de Saúde Coletiva, na perspectiva de estudantes viventes da Região Metropolitana de Porto Alegre, no período de 2011 a 2014. O estudo desenvolve-se a partir de uma abordagem qualitativa, sustentando-se no método de análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com oito estudantes do curso de Bacharelado Saúde Coletiva, que participaram do VER-SUS em duas ou mais edições. O tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica de análise de conteúdo temático, e a partir da metodologia, construídas cinco categorias temáticas. A primeira categoria referente aos efeitos do VER-SUS na formação em Saúde Coletiva destacou a vivência nos sistemas locais sob dois aspectos: a) imersão/território/comunidades locais; b) vivenciar a diversidade, amplitude e complexidade do SUS. A segunda categoria revela a partir da multiplicidade de olhares e troca de saberes, a importância da compreensão ampliada sobre a formação e o trabalho. Já a terceira categoria foi trabalhada como conhecimento significativo, por meio da diversidade dos cenários de práticas onde a base da interrogação e do conhecimento se faz desde o dia a dia. Por último, mas não menos importante, temos a quarta e a quinta categorias, que versam sobre o aprendizado, desde sua diversidade até a interfase entre teoria e prática, respectivamente. Os resultados deste estudo revelam que a participação no VER-SUS contribuiu para o aprimoramento individual na área de formação. Que a troca de saberes e multiplicidade de olhares faz compreender muito sobre a riqueza de trabalhar em equipe, rompendo com as individualidades, contribuindo na compreensão das relações profissionais e afetivas, nas redes de atenção à saúde, na rede intersetorial, nos serviços de saúde, entre os profissionais e na própria equipe, bem como na relação dos usuários, com o sistema, com os profissionais e com o controle social. Outro aspecto importante é que o VER-SUS constitui importante processo de aprimoramento, realidade e choque de ensino-prática, que extrapola a arte da universidade, passa pelo ato vivo à prática viva. O contato com o mundo do trabalho, a reflexão crítica sobre ele e o contraste com a formação oferecida fortalece o protagonismo do estudante na sua própria formação, na medida em que dá subsídios para sínteses a partir do cotidiano do trabalho. Fortalece, portanto, uma aprendizagem significativa. Desta forma, sabendo que o significado do VER-SUS para os estudantes vem carregado – não só da experiência vivenciada, mas, sobretudo pelos valores, crenças e atitudes que dão sentido ao imaginário - as construções desse trabalho não pretendem se apresentar como modelo ideal, devendo ser cada vez mais problematizadas para que o processo adquira autonomia e organicidade para transpor a sua própria existência e se incorpore de fato no cotidiano da formação em saúde. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-16T02:28:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/158002 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001020707 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/158002 |
identifier_str_mv |
001020707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158002/1/001020707.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158002/2/001020707.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158002/3/001020707.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23d535ebd3357886d98bf891c2b9d55a 2ace897564b24687cd909b4fb7507dc7 f8de41f91f2fbc5390d6cc843045391d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447196136374272 |