Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rollo, Rosane Machado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158002
Resumo: A presente Monografia contempla o Trabalho de Conclusão de Curso, correspondente à graduação em Saúde Coletiva, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Buscou-se analisar experiências de estágios e vivências no SUS (VER-SUS), e sua influência na formação dos estudantes de Saúde Coletiva, na perspectiva de estudantes viventes da Região Metropolitana de Porto Alegre, no período de 2011 a 2014. O estudo desenvolve-se a partir de uma abordagem qualitativa, sustentando-se no método de análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com oito estudantes do curso de Bacharelado Saúde Coletiva, que participaram do VER-SUS em duas ou mais edições. O tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica de análise de conteúdo temático, e a partir da metodologia, construídas cinco categorias temáticas. A primeira categoria referente aos efeitos do VER-SUS na formação em Saúde Coletiva destacou a vivência nos sistemas locais sob dois aspectos: a) imersão/território/comunidades locais; b) vivenciar a diversidade, amplitude e complexidade do SUS. A segunda categoria revela a partir da multiplicidade de olhares e troca de saberes, a importância da compreensão ampliada sobre a formação e o trabalho. Já a terceira categoria foi trabalhada como conhecimento significativo, por meio da diversidade dos cenários de práticas onde a base da interrogação e do conhecimento se faz desde o dia a dia. Por último, mas não menos importante, temos a quarta e a quinta categorias, que versam sobre o aprendizado, desde sua diversidade até a interfase entre teoria e prática, respectivamente. Os resultados deste estudo revelam que a participação no VER-SUS contribuiu para o aprimoramento individual na área de formação. Que a troca de saberes e multiplicidade de olhares faz compreender muito sobre a riqueza de trabalhar em equipe, rompendo com as individualidades, contribuindo na compreensão das relações profissionais e afetivas, nas redes de atenção à saúde, na rede intersetorial, nos serviços de saúde, entre os profissionais e na própria equipe, bem como na relação dos usuários, com o sistema, com os profissionais e com o controle social. Outro aspecto importante é que o VER-SUS constitui importante processo de aprimoramento, realidade e choque de ensino-prática, que extrapola a arte da universidade, passa pelo ato vivo à prática viva. O contato com o mundo do trabalho, a reflexão crítica sobre ele e o contraste com a formação oferecida fortalece o protagonismo do estudante na sua própria formação, na medida em que dá subsídios para sínteses a partir do cotidiano do trabalho. Fortalece, portanto, uma aprendizagem significativa. Desta forma, sabendo que o significado do VER-SUS para os estudantes vem carregado – não só da experiência vivenciada, mas, sobretudo pelos valores, crenças e atitudes que dão sentido ao imaginário - as construções desse trabalho não pretendem se apresentar como modelo ideal, devendo ser cada vez mais problematizadas para que o processo adquira autonomia e organicidade para transpor a sua própria existência e se incorpore de fato no cotidiano da formação em saúde.
id UFRGS-2_eb202a26be190081cd202e9b7a1c0797
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158002
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rollo, Rosane MachadoFerla, Alcindo Antônio2017-05-16T02:28:10Z2015http://hdl.handle.net/10183/158002001020707A presente Monografia contempla o Trabalho de Conclusão de Curso, correspondente à graduação em Saúde Coletiva, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Buscou-se analisar experiências de estágios e vivências no SUS (VER-SUS), e sua influência na formação dos estudantes de Saúde Coletiva, na perspectiva de estudantes viventes da Região Metropolitana de Porto Alegre, no período de 2011 a 2014. O estudo desenvolve-se a partir de uma abordagem qualitativa, sustentando-se no método de análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com oito estudantes do curso de Bacharelado Saúde Coletiva, que participaram do VER-SUS em duas ou mais edições. O tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica de análise de conteúdo temático, e a partir da metodologia, construídas cinco categorias temáticas. A primeira categoria referente aos efeitos do VER-SUS na formação em Saúde Coletiva destacou a vivência nos sistemas locais sob dois aspectos: a) imersão/território/comunidades locais; b) vivenciar a diversidade, amplitude e complexidade do SUS. A segunda categoria revela a partir da multiplicidade de olhares e troca de saberes, a importância da compreensão ampliada sobre a formação e o trabalho. Já a terceira categoria foi trabalhada como conhecimento significativo, por meio da diversidade dos cenários de práticas onde a base da interrogação e do conhecimento se faz desde o dia a dia. Por último, mas não menos importante, temos a quarta e a quinta categorias, que versam sobre o aprendizado, desde sua diversidade até a interfase entre teoria e prática, respectivamente. Os resultados deste estudo revelam que a participação no VER-SUS contribuiu para o aprimoramento individual na área de formação. Que a troca de saberes e multiplicidade de olhares faz compreender muito sobre a riqueza de trabalhar em equipe, rompendo com as individualidades, contribuindo na compreensão das relações profissionais e afetivas, nas redes de atenção à saúde, na rede intersetorial, nos serviços de saúde, entre os profissionais e na própria equipe, bem como na relação dos usuários, com o sistema, com os profissionais e com o controle social. Outro aspecto importante é que o VER-SUS constitui importante processo de aprimoramento, realidade e choque de ensino-prática, que extrapola a arte da universidade, passa pelo ato vivo à prática viva. O contato com o mundo do trabalho, a reflexão crítica sobre ele e o contraste com a formação oferecida fortalece o protagonismo do estudante na sua própria formação, na medida em que dá subsídios para sínteses a partir do cotidiano do trabalho. Fortalece, portanto, uma aprendizagem significativa. Desta forma, sabendo que o significado do VER-SUS para os estudantes vem carregado – não só da experiência vivenciada, mas, sobretudo pelos valores, crenças e atitudes que dão sentido ao imaginário - as construções desse trabalho não pretendem se apresentar como modelo ideal, devendo ser cada vez mais problematizadas para que o processo adquira autonomia e organicidade para transpor a sua própria existência e se incorpore de fato no cotidiano da formação em saúde.application/pdfporSistema Único de SaúdeSanitarista : FormaçãoEstágiosSaúde coletiva : BrasilInfluência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2015Saúde Coletiva: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020707.pdf001020707.pdfTexto completoapplication/pdf851111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158002/1/001020707.pdf23d535ebd3357886d98bf891c2b9d55aMD51TEXT001020707.pdf.txt001020707.pdf.txtExtracted Texttext/plain114747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158002/2/001020707.pdf.txt2ace897564b24687cd909b4fb7507dc7MD52THUMBNAIL001020707.pdf.jpg001020707.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158002/3/001020707.pdf.jpgf8de41f91f2fbc5390d6cc843045391dMD5310183/1580022018-10-29 09:29:15.545oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158002Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:29:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva
title Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva
spellingShingle Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva
Rollo, Rosane Machado
Sistema Único de Saúde
Sanitarista : Formação
Estágios
Saúde coletiva : Brasil
title_short Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva
title_full Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva
title_fullStr Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva
title_full_unstemmed Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva
title_sort Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva
author Rollo, Rosane Machado
author_facet Rollo, Rosane Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rollo, Rosane Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferla, Alcindo Antônio
contributor_str_mv Ferla, Alcindo Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Saúde
Sanitarista : Formação
Estágios
Saúde coletiva : Brasil
topic Sistema Único de Saúde
Sanitarista : Formação
Estágios
Saúde coletiva : Brasil
description A presente Monografia contempla o Trabalho de Conclusão de Curso, correspondente à graduação em Saúde Coletiva, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Buscou-se analisar experiências de estágios e vivências no SUS (VER-SUS), e sua influência na formação dos estudantes de Saúde Coletiva, na perspectiva de estudantes viventes da Região Metropolitana de Porto Alegre, no período de 2011 a 2014. O estudo desenvolve-se a partir de uma abordagem qualitativa, sustentando-se no método de análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com oito estudantes do curso de Bacharelado Saúde Coletiva, que participaram do VER-SUS em duas ou mais edições. O tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica de análise de conteúdo temático, e a partir da metodologia, construídas cinco categorias temáticas. A primeira categoria referente aos efeitos do VER-SUS na formação em Saúde Coletiva destacou a vivência nos sistemas locais sob dois aspectos: a) imersão/território/comunidades locais; b) vivenciar a diversidade, amplitude e complexidade do SUS. A segunda categoria revela a partir da multiplicidade de olhares e troca de saberes, a importância da compreensão ampliada sobre a formação e o trabalho. Já a terceira categoria foi trabalhada como conhecimento significativo, por meio da diversidade dos cenários de práticas onde a base da interrogação e do conhecimento se faz desde o dia a dia. Por último, mas não menos importante, temos a quarta e a quinta categorias, que versam sobre o aprendizado, desde sua diversidade até a interfase entre teoria e prática, respectivamente. Os resultados deste estudo revelam que a participação no VER-SUS contribuiu para o aprimoramento individual na área de formação. Que a troca de saberes e multiplicidade de olhares faz compreender muito sobre a riqueza de trabalhar em equipe, rompendo com as individualidades, contribuindo na compreensão das relações profissionais e afetivas, nas redes de atenção à saúde, na rede intersetorial, nos serviços de saúde, entre os profissionais e na própria equipe, bem como na relação dos usuários, com o sistema, com os profissionais e com o controle social. Outro aspecto importante é que o VER-SUS constitui importante processo de aprimoramento, realidade e choque de ensino-prática, que extrapola a arte da universidade, passa pelo ato vivo à prática viva. O contato com o mundo do trabalho, a reflexão crítica sobre ele e o contraste com a formação oferecida fortalece o protagonismo do estudante na sua própria formação, na medida em que dá subsídios para sínteses a partir do cotidiano do trabalho. Fortalece, portanto, uma aprendizagem significativa. Desta forma, sabendo que o significado do VER-SUS para os estudantes vem carregado – não só da experiência vivenciada, mas, sobretudo pelos valores, crenças e atitudes que dão sentido ao imaginário - as construções desse trabalho não pretendem se apresentar como modelo ideal, devendo ser cada vez mais problematizadas para que o processo adquira autonomia e organicidade para transpor a sua própria existência e se incorpore de fato no cotidiano da formação em saúde.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-16T02:28:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158002
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001020707
url http://hdl.handle.net/10183/158002
identifier_str_mv 001020707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158002/1/001020707.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158002/2/001020707.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158002/3/001020707.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 23d535ebd3357886d98bf891c2b9d55a
2ace897564b24687cd909b4fb7507dc7
f8de41f91f2fbc5390d6cc843045391d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447196136374272