Estudo exploratório sobre percepção de farmacêuticas e estudante de Farmácia a respeito da prescrição farmacêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bosque, Julihana Álvares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198746
Resumo: O objetivo do artigo foi identificar e analisar a percepção de duas farmacêuticas e uma estudante do curso de graduação de Farmácia da UFRGS que exercem ou já exerceram suas atividades em drogaria, unidade pública de atenção à saúde e hospitalar, sobre a prescrição e outras atividades clínicas nestes cenários da prática farmacêutica. Para isso, buscou-se identificar as barreiras percebidas pelas farmacêuticas e pela estudante para a execução e implementação das atividades clínicas e descrever as atividades atualmente desenvolvidas em seus locais de trabalho. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório. Os dados foram obtidos por meio de um grupo focal. Após a transcrição e análise dos conteúdos, as falas foram categorizadas. As categorias finais foram: Conhecimento das Resoluções do CFF, Gestão do trabalho, Formação e Regulamentação, Experiência em clínica e Valorização profissional. As participantes acreditam que a principal barreira à execução das atividades clínicas é a formação e a regulamentação das atividades, além da grande demanda por serviços de gestão. Acredita-se que, nos últimos anos, após a reforma para currículos de formação generalista nos cursos de Farmácia no Brasil, as barreiras que afastavam o farmacêutico das demais profissões da saúde têm sido minimizadas e há compreensão sobre a necessidade de inclusão do farmacêutico ao sistema de saúde como sugere a OMS.
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