Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170549 |
Resumo: | O presente artigo problematiza dados de uma pesquisa que buscou analisar, em uma perspectiva sociocultural, os significados que estudantes de Educação de Jovens e Adultos atribuem à relação escola-religião. Uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, se instrumentalizou da coleta de dados, observações, registros, questionários e análises, a partir de um contato direto com os sujeitos envolvidos neste processo. Confrontou-se a relação entre escola e religião, a secularização com o pluralismo cultural religioso, numa escola pública e laica. Os dados indicaram que, para estes jovens e adultos, a religião contribui para a construção de suas identidades, a elaboração e a motivação de novos projetos de vida e para se relacionarem com os colegas e docentes. Concluímos que a laicização da educação é indispensável para o respeito à diversidade religiosa dos sujeitos da EJA, mas não a negação e invisibilidade dos saberes não escolares. |
id |
UFRGS-2_eb42c067e5ad5044b7aafedc441dbf45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170549 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brandão, Maria Regina LinsGodinho, Ana Cláudia Ferreira2017-11-24T02:25:57Z20160103-7706http://hdl.handle.net/10183/170549001045260O presente artigo problematiza dados de uma pesquisa que buscou analisar, em uma perspectiva sociocultural, os significados que estudantes de Educação de Jovens e Adultos atribuem à relação escola-religião. Uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, se instrumentalizou da coleta de dados, observações, registros, questionários e análises, a partir de um contato direto com os sujeitos envolvidos neste processo. Confrontou-se a relação entre escola e religião, a secularização com o pluralismo cultural religioso, numa escola pública e laica. Os dados indicaram que, para estes jovens e adultos, a religião contribui para a construção de suas identidades, a elaboração e a motivação de novos projetos de vida e para se relacionarem com os colegas e docentes. Concluímos que a laicização da educação é indispensável para o respeito à diversidade religiosa dos sujeitos da EJA, mas não a negação e invisibilidade dos saberes não escolares.This article problematizes results of a research that sought to analyze, from a sociocultural perspective, the meanings that students from Youth and Adult Education attribute to school-religion. A qualitative research, of exploratory perspective, had as data collection instrument, notes, records, questionnaires, and analysis, from direct contact with those involved in this process. The article intends to discuss the relationship between school and religion, by confronting secularization with religious cultural pluralism, in a public and secular school. The data indicated that for these young and adult students the religion plays contribute to the construction of their identities, development and motivation of new life projects and to relate with peers and teachers. We conclude that the secularization of education is necessary to respect the religious diversity of Young and Adult students, but it doesn’t mean to deny – and thus, make invisible – students’ non-school knowledge in relation to any subject.application/pdfporHorizonte. Bragança Paulista, SP. Vol. 34, n.1 (jan./jul. 2016), p. 91-100Educação de jovens e adultosEscolaReligiãoStudent knowledgeYouth and adult educationReligionSaberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religiãoKnowledge of Youth and Adult Education students about the relationship between school and religion info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001045260.pdf001045260.pdfTexto completoapplication/pdf398846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170549/1/001045260.pdff177d45c822c899d148cff64067454ecMD51TEXT001045260.pdf.txt001045260.pdf.txtExtracted Texttext/plain49401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170549/2/001045260.pdf.txt3f0ae1da6f9bae87c05f7dddf79508d0MD5210183/1705492018-04-14 03:40:14.164013oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170549Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-04-14T06:40:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Knowledge of Youth and Adult Education students about the relationship between school and religion |
title |
Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião |
spellingShingle |
Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião Brandão, Maria Regina Lins Educação de jovens e adultos Escola Religião Student knowledge Youth and adult education Religion |
title_short |
Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião |
title_full |
Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião |
title_fullStr |
Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião |
title_full_unstemmed |
Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião |
title_sort |
Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião |
author |
Brandão, Maria Regina Lins |
author_facet |
Brandão, Maria Regina Lins Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Maria Regina Lins Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Escola Religião |
topic |
Educação de jovens e adultos Escola Religião Student knowledge Youth and adult education Religion |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Student knowledge Youth and adult education Religion |
description |
O presente artigo problematiza dados de uma pesquisa que buscou analisar, em uma perspectiva sociocultural, os significados que estudantes de Educação de Jovens e Adultos atribuem à relação escola-religião. Uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, se instrumentalizou da coleta de dados, observações, registros, questionários e análises, a partir de um contato direto com os sujeitos envolvidos neste processo. Confrontou-se a relação entre escola e religião, a secularização com o pluralismo cultural religioso, numa escola pública e laica. Os dados indicaram que, para estes jovens e adultos, a religião contribui para a construção de suas identidades, a elaboração e a motivação de novos projetos de vida e para se relacionarem com os colegas e docentes. Concluímos que a laicização da educação é indispensável para o respeito à diversidade religiosa dos sujeitos da EJA, mas não a negação e invisibilidade dos saberes não escolares. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-24T02:25:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/170549 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-7706 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001045260 |
identifier_str_mv |
0103-7706 001045260 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/170549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Horizonte. Bragança Paulista, SP. Vol. 34, n.1 (jan./jul. 2016), p. 91-100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170549/1/001045260.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170549/2/001045260.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f177d45c822c899d148cff64067454ec 3f0ae1da6f9bae87c05f7dddf79508d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447648763641856 |