Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Maria Regina Lins
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Godinho, Ana Cláudia Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170549
Resumo: O presente artigo problematiza dados de uma pesquisa que buscou analisar, em uma perspectiva sociocultural, os significados que estudantes de Educação de Jovens e Adultos atribuem à relação escola-religião. Uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, se instrumentalizou da coleta de dados, observações, registros, questionários e análises, a partir de um contato direto com os sujeitos envolvidos neste processo. Confrontou-se a relação entre escola e religião, a secularização com o pluralismo cultural religioso, numa escola pública e laica. Os dados indicaram que, para estes jovens e adultos, a religião contribui para a construção de suas identidades, a elaboração e a motivação de novos projetos de vida e para se relacionarem com os colegas e docentes. Concluímos que a laicização da educação é indispensável para o respeito à diversidade religiosa dos sujeitos da EJA, mas não a negação e invisibilidade dos saberes não escolares.
id UFRGS-2_eb42c067e5ad5044b7aafedc441dbf45
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170549
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brandão, Maria Regina LinsGodinho, Ana Cláudia Ferreira2017-11-24T02:25:57Z20160103-7706http://hdl.handle.net/10183/170549001045260O presente artigo problematiza dados de uma pesquisa que buscou analisar, em uma perspectiva sociocultural, os significados que estudantes de Educação de Jovens e Adultos atribuem à relação escola-religião. Uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, se instrumentalizou da coleta de dados, observações, registros, questionários e análises, a partir de um contato direto com os sujeitos envolvidos neste processo. Confrontou-se a relação entre escola e religião, a secularização com o pluralismo cultural religioso, numa escola pública e laica. Os dados indicaram que, para estes jovens e adultos, a religião contribui para a construção de suas identidades, a elaboração e a motivação de novos projetos de vida e para se relacionarem com os colegas e docentes. Concluímos que a laicização da educação é indispensável para o respeito à diversidade religiosa dos sujeitos da EJA, mas não a negação e invisibilidade dos saberes não escolares.This article problematizes results of a research that sought to analyze, from a sociocultural perspective, the meanings that students from Youth and Adult Education attribute to school-religion. A qualitative research, of exploratory perspective, had as data collection instrument, notes, records, questionnaires, and analysis, from direct contact with those involved in this process. The article intends to discuss the relationship between school and religion, by confronting secularization with religious cultural pluralism, in a public and secular school. The data indicated that for these young and adult students the religion plays contribute to the construction of their identities, development and motivation of new life projects and to relate with peers and teachers. We conclude that the secularization of education is necessary to respect the religious diversity of Young and Adult students, but it doesn’t mean to deny – and thus, make invisible – students’ non-school knowledge in relation to any subject.application/pdfporHorizonte. Bragança Paulista, SP. Vol. 34, n.1 (jan./jul. 2016), p. 91-100Educação de jovens e adultosEscolaReligiãoStudent knowledgeYouth and adult educationReligionSaberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religiãoKnowledge of Youth and Adult Education students about the relationship between school and religion info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001045260.pdf001045260.pdfTexto completoapplication/pdf398846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170549/1/001045260.pdff177d45c822c899d148cff64067454ecMD51TEXT001045260.pdf.txt001045260.pdf.txtExtracted Texttext/plain49401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170549/2/001045260.pdf.txt3f0ae1da6f9bae87c05f7dddf79508d0MD5210183/1705492018-04-14 03:40:14.164013oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170549Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-04-14T06:40:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Knowledge of Youth and Adult Education students about the relationship between school and religion
title Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião
spellingShingle Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião
Brandão, Maria Regina Lins
Educação de jovens e adultos
Escola
Religião
Student knowledge
Youth and adult education
Religion
title_short Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião
title_full Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião
title_fullStr Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião
title_full_unstemmed Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião
title_sort Saberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religião
author Brandão, Maria Regina Lins
author_facet Brandão, Maria Regina Lins
Godinho, Ana Cláudia Ferreira
author_role author
author2 Godinho, Ana Cláudia Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Maria Regina Lins
Godinho, Ana Cláudia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Escola
Religião
topic Educação de jovens e adultos
Escola
Religião
Student knowledge
Youth and adult education
Religion
dc.subject.eng.fl_str_mv Student knowledge
Youth and adult education
Religion
description O presente artigo problematiza dados de uma pesquisa que buscou analisar, em uma perspectiva sociocultural, os significados que estudantes de Educação de Jovens e Adultos atribuem à relação escola-religião. Uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, se instrumentalizou da coleta de dados, observações, registros, questionários e análises, a partir de um contato direto com os sujeitos envolvidos neste processo. Confrontou-se a relação entre escola e religião, a secularização com o pluralismo cultural religioso, numa escola pública e laica. Os dados indicaram que, para estes jovens e adultos, a religião contribui para a construção de suas identidades, a elaboração e a motivação de novos projetos de vida e para se relacionarem com os colegas e docentes. Concluímos que a laicização da educação é indispensável para o respeito à diversidade religiosa dos sujeitos da EJA, mas não a negação e invisibilidade dos saberes não escolares.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-24T02:25:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170549
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-7706
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001045260
identifier_str_mv 0103-7706
001045260
url http://hdl.handle.net/10183/170549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Horizonte. Bragança Paulista, SP. Vol. 34, n.1 (jan./jul. 2016), p. 91-100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170549/1/001045260.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170549/2/001045260.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f177d45c822c899d148cff64067454ec
3f0ae1da6f9bae87c05f7dddf79508d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224932414193664