Educação financeira : um olhar para os livros didáticos e as falas dos professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179460 |
Resumo: | Sob a temática das relações entre a prática pedagógica e a pesquisa em Educação Matemática, este trabalho apresenta a correlação presente entre os discursos dos professores da rede pública de ensino e dos livros didáticos recém-aprovados no PNLD 2018 à luz das Diretrizes Educacionais, com relação ao ensino da Matemática Financeira. Sob a fundamentação teórica da EMC de Ole Skovsmose e ideias de Ubiratan D’Ambrosio, ambas pertinentes e de grande contribuição para proposta desta pesquisa, este trabalho – mediante abordagem metodológica baseada na Análise de Conteúdo, de Lawrence Bardin – apresenta as inferências realizadas a partir da análise dos livros, bem como dos questionários aplicados junto aos professores. Verifica-se uma tendência, ainda predominante, quanto à prática docente, de um processo definido por Skovsmose, como Paradigma do Exercício, síntese encontrada, igualmente, nos discursos da maioria dos livros didáticos. Tal abordagem não propicia uma Educação Matemática de dimensão crítica, uma vez que a atenção está voltada ao professor, cuja didática propunha-se na transmissão de conhecimentos através de exercícios padronizados e repetitivos. Entre outras consequências, está a limitação quanto à formação do estudante, e no caso da Educação Financeira, atrelada ao discernimento de tomar decisões financeiras corretas, refletindo sobre questões cotidianas tanto para o bem de si mesmo, como para a sociedade. |
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Rocha, Luan AmorimSilva, Rodrigo Sychocki da2018-06-16T03:13:11Z2018http://hdl.handle.net/10183/179460001068000Sob a temática das relações entre a prática pedagógica e a pesquisa em Educação Matemática, este trabalho apresenta a correlação presente entre os discursos dos professores da rede pública de ensino e dos livros didáticos recém-aprovados no PNLD 2018 à luz das Diretrizes Educacionais, com relação ao ensino da Matemática Financeira. Sob a fundamentação teórica da EMC de Ole Skovsmose e ideias de Ubiratan D’Ambrosio, ambas pertinentes e de grande contribuição para proposta desta pesquisa, este trabalho – mediante abordagem metodológica baseada na Análise de Conteúdo, de Lawrence Bardin – apresenta as inferências realizadas a partir da análise dos livros, bem como dos questionários aplicados junto aos professores. Verifica-se uma tendência, ainda predominante, quanto à prática docente, de um processo definido por Skovsmose, como Paradigma do Exercício, síntese encontrada, igualmente, nos discursos da maioria dos livros didáticos. Tal abordagem não propicia uma Educação Matemática de dimensão crítica, uma vez que a atenção está voltada ao professor, cuja didática propunha-se na transmissão de conhecimentos através de exercícios padronizados e repetitivos. Entre outras consequências, está a limitação quanto à formação do estudante, e no caso da Educação Financeira, atrelada ao discernimento de tomar decisões financeiras corretas, refletindo sobre questões cotidianas tanto para o bem de si mesmo, como para a sociedade.Under the theme of the relationship between pedagogical practice and research in Mathematics Education, this paper presents the correlation between the discourses of the public school teachers and the textbooks recently approved in PNLD 2018 in the light of the educational guidelines, regarding to the teaching of Financial Mathematics. Under the theoretical background of EMC by Ole Skovsmose and ideas by Ubiratan D'Ambrosio, both relevant and of great contribution to the proposal of this research, this work - through a methodological approach based on Content Analysis, by Lawrence Bardin - presents the inferences made from the analysis of the books, as well as the questionnaires applied to the teachers. There is a tendency, still predominant, regarding the teaching practice, of a process defined by Skovsmose, as Paradigm of the Exercise, synthesis also found in the discourses of most textbooks. Such an approach does not provide a Mathematical Education of a critical dimension, since the attention is directed to the teacher, whose didactics was proposed in the transmission of knowledge through standardized and repetitive exercises. Among other consequences is the limitation on student education, and in the case of Financial Education, tied to the discernment of making correct financial decisions, reflecting on everyday issues both for the good of oneself and for society.application/pdfporMatemática financeiraLivros didaticosEducação MatemáticaFinancial mathMathematical educationDidatic booksEducação financeira : um olhar para os livros didáticos e as falas dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2018Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068000.pdf001068000.pdfTexto completoapplication/pdf2036843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179460/1/001068000.pdf57e89fdbca904521cf6342215012795eMD51TEXT001068000.pdf.txt001068000.pdf.txtExtracted Texttext/plain157673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179460/2/001068000.pdf.txt209566c8d784ad97b5daf5a63dd25f38MD5210183/1794602018-06-17 02:26:48.53958oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179460Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-17T05:26:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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