Educação financeira : um olhar para os livros didáticos e as falas dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luan Amorim
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179460
Resumo: Sob a temática das relações entre a prática pedagógica e a pesquisa em Educação Matemática, este trabalho apresenta a correlação presente entre os discursos dos professores da rede pública de ensino e dos livros didáticos recém-aprovados no PNLD 2018 à luz das Diretrizes Educacionais, com relação ao ensino da Matemática Financeira. Sob a fundamentação teórica da EMC de Ole Skovsmose e ideias de Ubiratan D’Ambrosio, ambas pertinentes e de grande contribuição para proposta desta pesquisa, este trabalho – mediante abordagem metodológica baseada na Análise de Conteúdo, de Lawrence Bardin – apresenta as inferências realizadas a partir da análise dos livros, bem como dos questionários aplicados junto aos professores. Verifica-se uma tendência, ainda predominante, quanto à prática docente, de um processo definido por Skovsmose, como Paradigma do Exercício, síntese encontrada, igualmente, nos discursos da maioria dos livros didáticos. Tal abordagem não propicia uma Educação Matemática de dimensão crítica, uma vez que a atenção está voltada ao professor, cuja didática propunha-se na transmissão de conhecimentos através de exercícios padronizados e repetitivos. Entre outras consequências, está a limitação quanto à formação do estudante, e no caso da Educação Financeira, atrelada ao discernimento de tomar decisões financeiras corretas, refletindo sobre questões cotidianas tanto para o bem de si mesmo, como para a sociedade.
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