Cuidado humanizado no ensino de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/20996 |
Resumo: | Este relato de experiência docente desenvolve conteúdos relacionados ao cuidado humanizado à criança/adolescente e sua família, com os acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem. Utiliza-se como metodologia as oficinas de Criatividade e Sensibilidade propostas por Cabra(1)l (1999) que se revelaram adequadas para abordar temas complexos como prevenção da violência contra criança/adolescente e o cuidado a famílias que vivenciam a doença do filho. Durante as oficinas, busca-se criar um espaço para a reflexão sobre o cuidado humanizado a partir da vivência dos acadêmicos. Verificase a importância de introduzir metodologias alternativas no processo de ensino aprendizagem do acadêmico buscando a construção do conhecimento e privilegiando a sua experiência. |
id |
UFRGS-2_eba0a94865d9c3ad392093b07daac47e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20996 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Motta, Maria da Graça Corso da2010-04-20T04:15:16Z20040034-7167http://hdl.handle.net/10183/20996000504467Este relato de experiência docente desenvolve conteúdos relacionados ao cuidado humanizado à criança/adolescente e sua família, com os acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem. Utiliza-se como metodologia as oficinas de Criatividade e Sensibilidade propostas por Cabra(1)l (1999) que se revelaram adequadas para abordar temas complexos como prevenção da violência contra criança/adolescente e o cuidado a famílias que vivenciam a doença do filho. Durante as oficinas, busca-se criar um espaço para a reflexão sobre o cuidado humanizado a partir da vivência dos acadêmicos. Verificase a importância de introduzir metodologias alternativas no processo de ensino aprendizagem do acadêmico buscando a construção do conhecimento e privilegiando a sua experiência.This ‘teaching experience’ report addresses contents related to the humanized care given to children/adolescents and to their family. It was made in collaboration with students of the Undergraduate Course in Nursing. The Creativity and Awareness workshops proposed by Cabra(1)l (1999) have been used as methodology because they proved adequate to approaching complex themes such as prevention of violence against children/ adolescents and assistance to families that experience child sickness. During the workshops, the aim is to create an environment for reflection on humanized care on the basis of students’ experiences. We found out that it is important to introduce alternative methodologies into the teaching/learning process of students, seeking the construction of knowledge and giving priority to their experiences.Este relato de experiencia docente desarrolla contenidos, relacionados al cuidado humanizado al niño y al adolescente y a su familia, con los académicos del Curso de Graduación en Enfermería. Se utiliza como metodología los talleres de Creatividad y Sensibilidad 1 que se han revelado adecuados para abordar temas complejos como prevención de la violencia contra el niño y el adolescente y el cuidado a las familias que experimentan la enfermedad del hijo. Durante los talleres, uno busca crear un espacio para reflexionar sobre el cuidado humanizado a partir de las vivencias de los académicos. Uno constata la importancia de introducir metodologías alternativas en el proceso de enseñanza y aprendizaje del académico buscando la construcción del conocimiento y privilegiando su experiencia.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 6 (nov./dez. 2004), p. 758-760EmpatiaAdolescenteFamíliaViolênciaDoençaHumanized careTeachingCreativity workshopsCuidado humanizadoEnseñanzaTalleres de creatividadCuidado humanizado no ensino de enfermagemHumanized care in the teaching of Nursing El cuidado humanizado en la enseñanza de enfermería info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000504467.pdf.txt000504467.pdf.txtExtracted Texttext/plain19386http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20996/2/000504467.pdf.txtf98fcb9fa02d67965dbfffc41a125971MD52ORIGINAL000504467.pdf000504467.pdfTexto completoapplication/pdf29170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20996/1/000504467.pdf6737827703d5a6f555e813af97393a7bMD51THUMBNAIL000504467.pdf.jpg000504467.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20996/3/000504467.pdf.jpg754cd60a2f33c6dc4e5f8e3cf1e1d1f4MD5310183/209962018-10-16 09:07:54.192oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20996Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:07:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cuidado humanizado no ensino de enfermagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Humanized care in the teaching of Nursing |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
El cuidado humanizado en la enseñanza de enfermería |
title |
Cuidado humanizado no ensino de enfermagem |
spellingShingle |
Cuidado humanizado no ensino de enfermagem Motta, Maria da Graça Corso da Empatia Adolescente Família Violência Doença Humanized care Teaching Creativity workshops Cuidado humanizado Enseñanza Talleres de creatividad |
title_short |
Cuidado humanizado no ensino de enfermagem |
title_full |
Cuidado humanizado no ensino de enfermagem |
title_fullStr |
Cuidado humanizado no ensino de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Cuidado humanizado no ensino de enfermagem |
title_sort |
Cuidado humanizado no ensino de enfermagem |
author |
Motta, Maria da Graça Corso da |
author_facet |
Motta, Maria da Graça Corso da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motta, Maria da Graça Corso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empatia Adolescente Família Violência Doença |
topic |
Empatia Adolescente Família Violência Doença Humanized care Teaching Creativity workshops Cuidado humanizado Enseñanza Talleres de creatividad |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Humanized care Teaching Creativity workshops |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Cuidado humanizado Enseñanza Talleres de creatividad |
description |
Este relato de experiência docente desenvolve conteúdos relacionados ao cuidado humanizado à criança/adolescente e sua família, com os acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem. Utiliza-se como metodologia as oficinas de Criatividade e Sensibilidade propostas por Cabra(1)l (1999) que se revelaram adequadas para abordar temas complexos como prevenção da violência contra criança/adolescente e o cuidado a famílias que vivenciam a doença do filho. Durante as oficinas, busca-se criar um espaço para a reflexão sobre o cuidado humanizado a partir da vivência dos acadêmicos. Verificase a importância de introduzir metodologias alternativas no processo de ensino aprendizagem do acadêmico buscando a construção do conhecimento e privilegiando a sua experiência. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T04:15:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/20996 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0034-7167 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000504467 |
identifier_str_mv |
0034-7167 000504467 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/20996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 6 (nov./dez. 2004), p. 758-760 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20996/2/000504467.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20996/1/000504467.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20996/3/000504467.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f98fcb9fa02d67965dbfffc41a125971 6737827703d5a6f555e813af97393a7b 754cd60a2f33c6dc4e5f8e3cf1e1d1f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447405987889152 |