Cuidado humanizado no ensino de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Maria da Graça Corso da
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20996
Resumo: Este relato de experiência docente desenvolve conteúdos relacionados ao cuidado humanizado à criança/adolescente e sua família, com os acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem. Utiliza-se como metodologia as oficinas de Criatividade e Sensibilidade propostas por Cabra(1)l (1999) que se revelaram adequadas para abordar temas complexos como prevenção da violência contra criança/adolescente e o cuidado a famílias que vivenciam a doença do filho. Durante as oficinas, busca-se criar um espaço para a reflexão sobre o cuidado humanizado a partir da vivência dos acadêmicos. Verificase a importância de introduzir metodologias alternativas no processo de ensino aprendizagem do acadêmico buscando a construção do conhecimento e privilegiando a sua experiência.
id UFRGS-2_eba0a94865d9c3ad392093b07daac47e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20996
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Motta, Maria da Graça Corso da2010-04-20T04:15:16Z20040034-7167http://hdl.handle.net/10183/20996000504467Este relato de experiência docente desenvolve conteúdos relacionados ao cuidado humanizado à criança/adolescente e sua família, com os acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem. Utiliza-se como metodologia as oficinas de Criatividade e Sensibilidade propostas por Cabra(1)l (1999) que se revelaram adequadas para abordar temas complexos como prevenção da violência contra criança/adolescente e o cuidado a famílias que vivenciam a doença do filho. Durante as oficinas, busca-se criar um espaço para a reflexão sobre o cuidado humanizado a partir da vivência dos acadêmicos. Verificase a importância de introduzir metodologias alternativas no processo de ensino aprendizagem do acadêmico buscando a construção do conhecimento e privilegiando a sua experiência.This ‘teaching experience’ report addresses contents related to the humanized care given to children/adolescents and to their family. It was made in collaboration with students of the Undergraduate Course in Nursing. The Creativity and Awareness workshops proposed by Cabra(1)l (1999) have been used as methodology because they proved adequate to approaching complex themes such as prevention of violence against children/ adolescents and assistance to families that experience child sickness. During the workshops, the aim is to create an environment for reflection on humanized care on the basis of students’ experiences. We found out that it is important to introduce alternative methodologies into the teaching/learning process of students, seeking the construction of knowledge and giving priority to their experiences.Este relato de experiencia docente desarrolla contenidos, relacionados al cuidado humanizado al niño y al adolescente y a su familia, con los académicos del Curso de Graduación en Enfermería. Se utiliza como metodología los talleres de Creatividad y Sensibilidad 1 que se han revelado adecuados para abordar temas complejos como prevención de la violencia contra el niño y el adolescente y el cuidado a las familias que experimentan la enfermedad del hijo. Durante los talleres, uno busca crear un espacio para reflexionar sobre el cuidado humanizado a partir de las vivencias de los académicos. Uno constata la importancia de introducir metodologías alternativas en el proceso de enseñanza y aprendizaje del académico buscando la construcción del conocimiento y privilegiando su experiencia.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 6 (nov./dez. 2004), p. 758-760EmpatiaAdolescenteFamíliaViolênciaDoençaHumanized careTeachingCreativity workshopsCuidado humanizadoEnseñanzaTalleres de creatividadCuidado humanizado no ensino de enfermagemHumanized care in the teaching of Nursing El cuidado humanizado en la enseñanza de enfermería info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000504467.pdf.txt000504467.pdf.txtExtracted Texttext/plain19386http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20996/2/000504467.pdf.txtf98fcb9fa02d67965dbfffc41a125971MD52ORIGINAL000504467.pdf000504467.pdfTexto completoapplication/pdf29170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20996/1/000504467.pdf6737827703d5a6f555e813af97393a7bMD51THUMBNAIL000504467.pdf.jpg000504467.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20996/3/000504467.pdf.jpg754cd60a2f33c6dc4e5f8e3cf1e1d1f4MD5310183/209962018-10-16 09:07:54.192oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20996Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:07:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cuidado humanizado no ensino de enfermagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Humanized care in the teaching of Nursing
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El cuidado humanizado en la enseñanza de enfermería
title Cuidado humanizado no ensino de enfermagem
spellingShingle Cuidado humanizado no ensino de enfermagem
Motta, Maria da Graça Corso da
Empatia
Adolescente
Família
Violência
Doença
Humanized care
Teaching
Creativity workshops
Cuidado humanizado
Enseñanza
Talleres de creatividad
title_short Cuidado humanizado no ensino de enfermagem
title_full Cuidado humanizado no ensino de enfermagem
title_fullStr Cuidado humanizado no ensino de enfermagem
title_full_unstemmed Cuidado humanizado no ensino de enfermagem
title_sort Cuidado humanizado no ensino de enfermagem
author Motta, Maria da Graça Corso da
author_facet Motta, Maria da Graça Corso da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Maria da Graça Corso da
dc.subject.por.fl_str_mv Empatia
Adolescente
Família
Violência
Doença
topic Empatia
Adolescente
Família
Violência
Doença
Humanized care
Teaching
Creativity workshops
Cuidado humanizado
Enseñanza
Talleres de creatividad
dc.subject.eng.fl_str_mv Humanized care
Teaching
Creativity workshops
dc.subject.spa.fl_str_mv Cuidado humanizado
Enseñanza
Talleres de creatividad
description Este relato de experiência docente desenvolve conteúdos relacionados ao cuidado humanizado à criança/adolescente e sua família, com os acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem. Utiliza-se como metodologia as oficinas de Criatividade e Sensibilidade propostas por Cabra(1)l (1999) que se revelaram adequadas para abordar temas complexos como prevenção da violência contra criança/adolescente e o cuidado a famílias que vivenciam a doença do filho. Durante as oficinas, busca-se criar um espaço para a reflexão sobre o cuidado humanizado a partir da vivência dos acadêmicos. Verificase a importância de introduzir metodologias alternativas no processo de ensino aprendizagem do acadêmico buscando a construção do conhecimento e privilegiando a sua experiência.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T04:15:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20996
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7167
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000504467
identifier_str_mv 0034-7167
000504467
url http://hdl.handle.net/10183/20996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 6 (nov./dez. 2004), p. 758-760
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20996/2/000504467.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20996/1/000504467.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20996/3/000504467.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f98fcb9fa02d67965dbfffc41a125971
6737827703d5a6f555e813af97393a7b
754cd60a2f33c6dc4e5f8e3cf1e1d1f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447405987889152