Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/85385 |
Resumo: | Um vídeo educativo do Monash University Accident Research Centre inspira a proposição de um problema de cinemática com um resultado contraintuitivo. A solução do problema tem como pressupostos conhecimentos sobre a aceleração máxima possível em frenagens de emergência, bem como do intervalo de tempo que transcorre entre a percepção do perigo de colisão pelo motorista e o início efetivo da frenagem. A resposta intuitiva de um engenheiro e de diversos alunos de graduação em física é discutida. O problema exemplifica que o ensino da física pode e deve envolver situações conceitualmente ricas e interessantes, em contraposição às questões repetitivas e irrelevantes usualmente encontradas nos livrostexto. |
id |
UFRGS-2_ebcc1e6eccb2241b7598ee184d2f4b22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85385 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Fernando Lang da2014-01-08T01:52:49Z20111677-2334http://hdl.handle.net/10183/85385000792448Um vídeo educativo do Monash University Accident Research Centre inspira a proposição de um problema de cinemática com um resultado contraintuitivo. A solução do problema tem como pressupostos conhecimentos sobre a aceleração máxima possível em frenagens de emergência, bem como do intervalo de tempo que transcorre entre a percepção do perigo de colisão pelo motorista e o início efetivo da frenagem. A resposta intuitiva de um engenheiro e de diversos alunos de graduação em física é discutida. O problema exemplifica que o ensino da física pode e deve envolver situações conceitualmente ricas e interessantes, em contraposição às questões repetitivas e irrelevantes usualmente encontradas nos livrostexto.An educacional video from The Monash University Accident Research Centre inspires a Kinematics problem proposition with a counter-intuitive result. The problem solution must have alleged knowledge on maximum possible acceleration in emergency braking, as well as the spent interval between the perception of the collision danger by the driver and the beginning of the effective braking. The intuitive answer of an engineer and various Physics undergraduated students is discussed. The problem illustrates that Physics teaching can and must involve rich and interesting conceptual situations, opposed to the repetitive and irrelevant questions that are found in textbooks.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 28, n. 2 (ago. 2011), p. 468-475Ensino de físicaCinemáticaVelocidadeMecânicaKinematicsPre-braking timeMaximum acceleration in brakingAutomotive trafficUm interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/hAn interesting and educational elementary kinematics problem applied to automotive traffic. The difference between 60 km/h and 65 km/h info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000792448.pdf000792448.pdfTexto completoapplication/pdf116722http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85385/1/000792448.pdf1ed11f397a0f2dd911aadcd09d68b1ebMD51TEXT000792448.pdf.txt000792448.pdf.txtExtracted Texttext/plain15189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85385/2/000792448.pdf.txtfc108c6c4847545ade9749749662fcdbMD52THUMBNAIL000792448.pdf.jpg000792448.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85385/3/000792448.pdf.jpgbcb3a7ea46d48afd2897b32a17aac2eaMD5310183/853852024-05-08 06:40:52.162604oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85385Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-08T09:40:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
An interesting and educational elementary kinematics problem applied to automotive traffic. The difference between 60 km/h and 65 km/h |
title |
Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h |
spellingShingle |
Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h Silveira, Fernando Lang da Ensino de física Cinemática Velocidade Mecânica Kinematics Pre-braking time Maximum acceleration in braking Automotive traffic |
title_short |
Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h |
title_full |
Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h |
title_fullStr |
Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h |
title_full_unstemmed |
Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h |
title_sort |
Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h |
author |
Silveira, Fernando Lang da |
author_facet |
Silveira, Fernando Lang da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Fernando Lang da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Cinemática Velocidade Mecânica |
topic |
Ensino de física Cinemática Velocidade Mecânica Kinematics Pre-braking time Maximum acceleration in braking Automotive traffic |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Kinematics Pre-braking time Maximum acceleration in braking Automotive traffic |
description |
Um vídeo educativo do Monash University Accident Research Centre inspira a proposição de um problema de cinemática com um resultado contraintuitivo. A solução do problema tem como pressupostos conhecimentos sobre a aceleração máxima possível em frenagens de emergência, bem como do intervalo de tempo que transcorre entre a percepção do perigo de colisão pelo motorista e o início efetivo da frenagem. A resposta intuitiva de um engenheiro e de diversos alunos de graduação em física é discutida. O problema exemplifica que o ensino da física pode e deve envolver situações conceitualmente ricas e interessantes, em contraposição às questões repetitivas e irrelevantes usualmente encontradas nos livrostexto. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-08T01:52:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/85385 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-2334 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000792448 |
identifier_str_mv |
1677-2334 000792448 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/85385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 28, n. 2 (ago. 2011), p. 468-475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85385/1/000792448.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85385/2/000792448.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85385/3/000792448.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ed11f397a0f2dd911aadcd09d68b1eb fc108c6c4847545ade9749749662fcdb bcb3a7ea46d48afd2897b32a17aac2ea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447524421402624 |