Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Fernando Lang da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85385
Resumo: Um vídeo educativo do Monash University Accident Research Centre inspira a proposição de um problema de cinemática com um resultado contraintuitivo. A solução do problema tem como pressupostos conhecimentos sobre a aceleração máxima possível em frenagens de emergência, bem como do intervalo de tempo que transcorre entre a percepção do perigo de colisão pelo motorista e o início efetivo da frenagem. A resposta intuitiva de um engenheiro e de diversos alunos de graduação em física é discutida. O problema exemplifica que o ensino da física pode e deve envolver situações conceitualmente ricas e interessantes, em contraposição às questões repetitivas e irrelevantes usualmente encontradas nos livrostexto.
id UFRGS-2_ebcc1e6eccb2241b7598ee184d2f4b22
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85385
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Fernando Lang da2014-01-08T01:52:49Z20111677-2334http://hdl.handle.net/10183/85385000792448Um vídeo educativo do Monash University Accident Research Centre inspira a proposição de um problema de cinemática com um resultado contraintuitivo. A solução do problema tem como pressupostos conhecimentos sobre a aceleração máxima possível em frenagens de emergência, bem como do intervalo de tempo que transcorre entre a percepção do perigo de colisão pelo motorista e o início efetivo da frenagem. A resposta intuitiva de um engenheiro e de diversos alunos de graduação em física é discutida. O problema exemplifica que o ensino da física pode e deve envolver situações conceitualmente ricas e interessantes, em contraposição às questões repetitivas e irrelevantes usualmente encontradas nos livrostexto.An educacional video from The Monash University Accident Research Centre inspires a Kinematics problem proposition with a counter-intuitive result. The problem solution must have alleged knowledge on maximum possible acceleration in emergency braking, as well as the spent interval between the perception of the collision danger by the driver and the beginning of the effective braking. The intuitive answer of an engineer and various Physics undergraduated students is discussed. The problem illustrates that Physics teaching can and must involve rich and interesting conceptual situations, opposed to the repetitive and irrelevant questions that are found in textbooks.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 28, n. 2 (ago. 2011), p. 468-475Ensino de físicaCinemáticaVelocidadeMecânicaKinematicsPre-braking timeMaximum acceleration in brakingAutomotive trafficUm interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/hAn interesting and educational elementary kinematics problem applied to automotive traffic. The difference between 60 km/h and 65 km/h info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000792448.pdf000792448.pdfTexto completoapplication/pdf116722http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85385/1/000792448.pdf1ed11f397a0f2dd911aadcd09d68b1ebMD51TEXT000792448.pdf.txt000792448.pdf.txtExtracted Texttext/plain15189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85385/2/000792448.pdf.txtfc108c6c4847545ade9749749662fcdbMD52THUMBNAIL000792448.pdf.jpg000792448.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85385/3/000792448.pdf.jpgbcb3a7ea46d48afd2897b32a17aac2eaMD5310183/853852024-05-08 06:40:52.162604oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85385Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-08T09:40:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h
dc.title.alternative.en.fl_str_mv An interesting and educational elementary kinematics problem applied to automotive traffic. The difference between 60 km/h and 65 km/h
title Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h
spellingShingle Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h
Silveira, Fernando Lang da
Ensino de física
Cinemática
Velocidade
Mecânica
Kinematics
Pre-braking time
Maximum acceleration in braking
Automotive traffic
title_short Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h
title_full Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h
title_fullStr Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h
title_full_unstemmed Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h
title_sort Um interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/h
author Silveira, Fernando Lang da
author_facet Silveira, Fernando Lang da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Fernando Lang da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Cinemática
Velocidade
Mecânica
topic Ensino de física
Cinemática
Velocidade
Mecânica
Kinematics
Pre-braking time
Maximum acceleration in braking
Automotive traffic
dc.subject.eng.fl_str_mv Kinematics
Pre-braking time
Maximum acceleration in braking
Automotive traffic
description Um vídeo educativo do Monash University Accident Research Centre inspira a proposição de um problema de cinemática com um resultado contraintuitivo. A solução do problema tem como pressupostos conhecimentos sobre a aceleração máxima possível em frenagens de emergência, bem como do intervalo de tempo que transcorre entre a percepção do perigo de colisão pelo motorista e o início efetivo da frenagem. A resposta intuitiva de um engenheiro e de diversos alunos de graduação em física é discutida. O problema exemplifica que o ensino da física pode e deve envolver situações conceitualmente ricas e interessantes, em contraposição às questões repetitivas e irrelevantes usualmente encontradas nos livrostexto.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-08T01:52:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/85385
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000792448
identifier_str_mv 1677-2334
000792448
url http://hdl.handle.net/10183/85385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 28, n. 2 (ago. 2011), p. 468-475
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85385/1/000792448.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85385/2/000792448.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85385/3/000792448.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ed11f397a0f2dd911aadcd09d68b1eb
fc108c6c4847545ade9749749662fcdb
bcb3a7ea46d48afd2897b32a17aac2ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447524421402624