Navegar o teatro contemporâneo : uma experiência da frustração à autonomia
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203586 |
Resumo: | O artigo discorre sobre pressupostos do trabalho do espectador de teatro, encarando este fazer como um ato produtivo. A partir dos avanços dos estudos da semiótica teatral ao longo do século XX, a noção de recepção ganha relevância e os estudos sobre o espectador se mostram cada vez mais refinados. Neste sentido, o objetivo é buscar princípios fundamentais para a relação teatral na atualidade e analisar que tipo de esforços são requisitados do espectador diante do espetáculo teatral contemporâneo. Este trabalho é fruto de um estudo teórico oriundo da pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS em 2012. |
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Rocha, Fernanda Marília Gomes daMassa, Clovis Dias2019-12-20T04:03:03Z20191519-6569http://hdl.handle.net/10183/203586001107715O artigo discorre sobre pressupostos do trabalho do espectador de teatro, encarando este fazer como um ato produtivo. A partir dos avanços dos estudos da semiótica teatral ao longo do século XX, a noção de recepção ganha relevância e os estudos sobre o espectador se mostram cada vez mais refinados. Neste sentido, o objetivo é buscar princípios fundamentais para a relação teatral na atualidade e analisar que tipo de esforços são requisitados do espectador diante do espetáculo teatral contemporâneo. Este trabalho é fruto de um estudo teórico oriundo da pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS em 2012.The article discusses the assumptions of the theater spectator's work, viewing this as a productive act. From the advances in the study of theatrical semiotics throughout the twentieth century, the notion of reception gains relevance and studies on the spectator show themselves to be more and more refined. In this sense, the objective is to seek fundamental principles for the theatrical relation in the present time and to analyze what kind of efforts are required of the spectator before the contemporary theatrical spectacle. This work is the result of a theoretical study from the Master's research carried out in the Postgraduate Program in Performing Arts of UFRGS in 2012.application/pdfporRevista da Fundarte. Montenegro. Vol. 19, n. 38 (abr./jun. 2019), p. 33-45EspectadorTeatro contemporâneoSpectatorTheatrical relationshipContemporary theatherNavegar o teatro contemporâneo : uma experiência da frustração à autonomiaBrowse the contemporary theater : an experience of frustration to autonomyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107715.pdf.txt001107715.pdf.txtExtracted Texttext/plain32300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203586/2/001107715.pdf.txt11680deffe428beca19225d9f0d3fab8MD52ORIGINAL001107715.pdfTexto completoapplication/pdf788932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203586/1/001107715.pdf9d8c542f2eeee60192500ed423fe6206MD5110183/2035862023-07-09 03:36:07.509268oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203586Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-09T06:36:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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