Estilo de vida e qualidade de vida em estudantes de Dança, Educação Física e Fisioterapia de uma universidade do sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Mateus Koelzer
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238695
Resumo: OBJETIVO: Traçar o perfil sociodemográfico, analisar o estilo de vida (EV) e a qualidade de vida (QV) dos estudantes de Dança, Educação Física e Fisioterapia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil); avaliar se há correlação entre os escores de EV e QV, e comparar os escores dos três cursos. MÉTODOS: Estudo quantitativo, descritivo-exploratório, com delineamento correlacional e comparativo. Foram avaliados estudantes que estavam há pelo menos cinco semestres em seus cursos, utilizando-se instrumentos validados para mensuração de EV e QV. Para descrição do perfil sociodemográfico foi utilizado instrumento desenvolvido para este estudo. O cálculo amostral resultou em n=18 para Dança, n=57 para Educação Física e n=36 para Fisioterapia. RESULTADOS: A amostra foi composta por n=18 na Dança, n=58 na Educação Física e n=42 na Fisioterapia. 62,71% eram mulheres, 89,83% solteiros, 69,49% brancos, e a média e desvio padrão das idades foi de 24 (±4,61). Os escores de EV e QV foram considerados normais pelo teste Kolmogorov-Smirnov. Os escores de EV e QV tiveram correlação positiva de 0,512 (p<0,01) pelo teste Kendall Tau-B. A Dança teve a média dos escores significativamente mais baixa que os demais cursos, pelo teste One-Way ANOVA associado ao Post Hoc de Tukey para comparações múltiplas (p<0,05). Entre Educação Física e Fisioterapia não houve diferença significativa nas médias dos escores. CONCLUSÕES: Os escores de EV e QV nos cursos de Educação Física e Fisioterapia foram satisfatórios, porém os alunos do curso de Dança obtiveram médias significativamente menores, e também inferiores às da população geral.
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