História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222727 |
Resumo: | Este trabalho relata a realização de uma pesquisa de caráter bibliográfico a respeito de propostas sobre a utilização de abordagens da história e filosofia da ciência no ensino de ciências. A partir do emprego da metodologia de revisão sistemática da literatura, foram selecionados artigos do extrato A1 e A2 do Qualis da Capes na área do Ensino, em português e espanhol, como fontes de pesquisa, os quais foram analisados de acordo com suas propostas e assuntos abordados e classificados em diferentes focos temáticos. Dentre esses focos, as “propostas didáticas para utilização da história e filosofia da ciência em sala de aula” foi o foco escolhido para o tratamento de dados mais detalhado, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Nesse sentido, foram propostas categorias com a finalidade de traçar um panorama a respeito das abordagens que cada trabalho apresenta sobre a utilização da história e filosofia da ciência em sala de aula. Os resultados encontrados mostraram que as abordagens históricas e filosóficas têm favorecido e orientado o ensino de conceitos científicos na educação básica, apresentando propostas didáticas que incluíam a criação de material didático, utilização de textos históricos originais e realização de experimentos históricos. Foi observada uma carência de trabalhos que discutam o aprendizado dos alunos frente às propostas didáticas contextualizadas histórica e filosoficamente. Visto isso, este trabalho foi importante para melhor compreender a utilização das abordagens de história e filosofia da ciência no ensino de ciências, estabelecendo perspectivas de propostas didáticas orientadas pela contextualização histórica. |
id |
UFRGS-2_ecc79e122ea8a61438f6e01a169adb46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222727 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ricardi, Natália CarminattiSantos, Flávia Maria Teixeira dos2021-06-24T04:26:32Z2021http://hdl.handle.net/10183/222727001126454Este trabalho relata a realização de uma pesquisa de caráter bibliográfico a respeito de propostas sobre a utilização de abordagens da história e filosofia da ciência no ensino de ciências. A partir do emprego da metodologia de revisão sistemática da literatura, foram selecionados artigos do extrato A1 e A2 do Qualis da Capes na área do Ensino, em português e espanhol, como fontes de pesquisa, os quais foram analisados de acordo com suas propostas e assuntos abordados e classificados em diferentes focos temáticos. Dentre esses focos, as “propostas didáticas para utilização da história e filosofia da ciência em sala de aula” foi o foco escolhido para o tratamento de dados mais detalhado, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Nesse sentido, foram propostas categorias com a finalidade de traçar um panorama a respeito das abordagens que cada trabalho apresenta sobre a utilização da história e filosofia da ciência em sala de aula. Os resultados encontrados mostraram que as abordagens históricas e filosóficas têm favorecido e orientado o ensino de conceitos científicos na educação básica, apresentando propostas didáticas que incluíam a criação de material didático, utilização de textos históricos originais e realização de experimentos históricos. Foi observada uma carência de trabalhos que discutam o aprendizado dos alunos frente às propostas didáticas contextualizadas histórica e filosoficamente. Visto isso, este trabalho foi importante para melhor compreender a utilização das abordagens de história e filosofia da ciência no ensino de ciências, estabelecendo perspectivas de propostas didáticas orientadas pela contextualização histórica.This work reports a literature research on proposals regarding the use of history and philosophy of science approaches in science education. By using a systematic literature review methodology, articles in the field of science education, from journals with A1 and A2 classification in the Qualis system of CAPES, were selected as research sources and they were further analyzed according to their proposals and covered subjects, then classified in different thematic focuses. Among these focuses, the “didactic proposals for the use of history and philosophy of science in the classroom” was chosen for the treatment of more detailed data, using the content analysis technique. In this way, categories have been proposed in order to provide an overview of approaches presented by each work on the use of the history and philosophy of science in the classroom. The results showed the historical and philosophical approaches have favored-oriented teaching of scientific concepts in basic education, with educational proposals that included the creation of teaching materials, use of original historical texts and the execution of historical experiments. It was observed a shortage of works that discusses students' learning in the face of the didactic proposals that are historically and philosophically contextualized. Therefore, this work was important to better understand the use of history and philosophy of science approaches in science education, establishing perspectives for didactic proposals guided by historical contextualization.application/pdfporHistória da ciênciaFilosofia da ciênciaEnsino de ciênciasRevisão sistemáticaAnálise de conteúdoHistory and philosophy of scienceScience educationSystematic literature reviewContent analysisHistória e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2021Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126454.pdf.txt001126454.pdf.txtExtracted Texttext/plain73235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222727/2/001126454.pdf.txt12cf5003ed6a666bf8b30a96fc835d70MD52ORIGINAL001126454.pdfTexto completoapplication/pdf362316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222727/1/001126454.pdfd15e9fc4c02eb0ee0114eb5cd62a1bf3MD5110183/2227272021-08-18 04:36:58.084598oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222727Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:36:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências |
title |
História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências |
spellingShingle |
História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências Ricardi, Natália Carminatti História da ciência Filosofia da ciência Ensino de ciências Revisão sistemática Análise de conteúdo History and philosophy of science Science education Systematic literature review Content analysis |
title_short |
História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências |
title_full |
História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências |
title_fullStr |
História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências |
title_sort |
História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências |
author |
Ricardi, Natália Carminatti |
author_facet |
Ricardi, Natália Carminatti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricardi, Natália Carminatti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
contributor_str_mv |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da ciência Filosofia da ciência Ensino de ciências Revisão sistemática Análise de conteúdo |
topic |
História da ciência Filosofia da ciência Ensino de ciências Revisão sistemática Análise de conteúdo History and philosophy of science Science education Systematic literature review Content analysis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History and philosophy of science Science education Systematic literature review Content analysis |
description |
Este trabalho relata a realização de uma pesquisa de caráter bibliográfico a respeito de propostas sobre a utilização de abordagens da história e filosofia da ciência no ensino de ciências. A partir do emprego da metodologia de revisão sistemática da literatura, foram selecionados artigos do extrato A1 e A2 do Qualis da Capes na área do Ensino, em português e espanhol, como fontes de pesquisa, os quais foram analisados de acordo com suas propostas e assuntos abordados e classificados em diferentes focos temáticos. Dentre esses focos, as “propostas didáticas para utilização da história e filosofia da ciência em sala de aula” foi o foco escolhido para o tratamento de dados mais detalhado, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Nesse sentido, foram propostas categorias com a finalidade de traçar um panorama a respeito das abordagens que cada trabalho apresenta sobre a utilização da história e filosofia da ciência em sala de aula. Os resultados encontrados mostraram que as abordagens históricas e filosóficas têm favorecido e orientado o ensino de conceitos científicos na educação básica, apresentando propostas didáticas que incluíam a criação de material didático, utilização de textos históricos originais e realização de experimentos históricos. Foi observada uma carência de trabalhos que discutam o aprendizado dos alunos frente às propostas didáticas contextualizadas histórica e filosoficamente. Visto isso, este trabalho foi importante para melhor compreender a utilização das abordagens de história e filosofia da ciência no ensino de ciências, estabelecendo perspectivas de propostas didáticas orientadas pela contextualização histórica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-24T04:26:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222727 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126454 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222727 |
identifier_str_mv |
001126454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222727/2/001126454.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222727/1/001126454.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12cf5003ed6a666bf8b30a96fc835d70 d15e9fc4c02eb0ee0114eb5cd62a1bf3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224608015187968 |