História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardi, Natália Carminatti
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222727
Resumo: Este trabalho relata a realização de uma pesquisa de caráter bibliográfico a respeito de propostas sobre a utilização de abordagens da história e filosofia da ciência no ensino de ciências. A partir do emprego da metodologia de revisão sistemática da literatura, foram selecionados artigos do extrato A1 e A2 do Qualis da Capes na área do Ensino, em português e espanhol, como fontes de pesquisa, os quais foram analisados de acordo com suas propostas e assuntos abordados e classificados em diferentes focos temáticos. Dentre esses focos, as “propostas didáticas para utilização da história e filosofia da ciência em sala de aula” foi o foco escolhido para o tratamento de dados mais detalhado, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Nesse sentido, foram propostas categorias com a finalidade de traçar um panorama a respeito das abordagens que cada trabalho apresenta sobre a utilização da história e filosofia da ciência em sala de aula. Os resultados encontrados mostraram que as abordagens históricas e filosóficas têm favorecido e orientado o ensino de conceitos científicos na educação básica, apresentando propostas didáticas que incluíam a criação de material didático, utilização de textos históricos originais e realização de experimentos históricos. Foi observada uma carência de trabalhos que discutam o aprendizado dos alunos frente às propostas didáticas contextualizadas histórica e filosoficamente. Visto isso, este trabalho foi importante para melhor compreender a utilização das abordagens de história e filosofia da ciência no ensino de ciências, estabelecendo perspectivas de propostas didáticas orientadas pela contextualização histórica.
id UFRGS-2_ecc79e122ea8a61438f6e01a169adb46
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222727
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ricardi, Natália CarminattiSantos, Flávia Maria Teixeira dos2021-06-24T04:26:32Z2021http://hdl.handle.net/10183/222727001126454Este trabalho relata a realização de uma pesquisa de caráter bibliográfico a respeito de propostas sobre a utilização de abordagens da história e filosofia da ciência no ensino de ciências. A partir do emprego da metodologia de revisão sistemática da literatura, foram selecionados artigos do extrato A1 e A2 do Qualis da Capes na área do Ensino, em português e espanhol, como fontes de pesquisa, os quais foram analisados de acordo com suas propostas e assuntos abordados e classificados em diferentes focos temáticos. Dentre esses focos, as “propostas didáticas para utilização da história e filosofia da ciência em sala de aula” foi o foco escolhido para o tratamento de dados mais detalhado, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Nesse sentido, foram propostas categorias com a finalidade de traçar um panorama a respeito das abordagens que cada trabalho apresenta sobre a utilização da história e filosofia da ciência em sala de aula. Os resultados encontrados mostraram que as abordagens históricas e filosóficas têm favorecido e orientado o ensino de conceitos científicos na educação básica, apresentando propostas didáticas que incluíam a criação de material didático, utilização de textos históricos originais e realização de experimentos históricos. Foi observada uma carência de trabalhos que discutam o aprendizado dos alunos frente às propostas didáticas contextualizadas histórica e filosoficamente. Visto isso, este trabalho foi importante para melhor compreender a utilização das abordagens de história e filosofia da ciência no ensino de ciências, estabelecendo perspectivas de propostas didáticas orientadas pela contextualização histórica.This work reports a literature research on proposals regarding the use of history and philosophy of science approaches in science education. By using a systematic literature review methodology, articles in the field of science education, from journals with A1 and A2 classification in the Qualis system of CAPES, were selected as research sources and they were further analyzed according to their proposals and covered subjects, then classified in different thematic focuses. Among these focuses, the “didactic proposals for the use of history and philosophy of science in the classroom” was chosen for the treatment of more detailed data, using the content analysis technique. In this way, categories have been proposed in order to provide an overview of approaches presented by each work on the use of the history and philosophy of science in the classroom. The results showed the historical and philosophical approaches have favored-oriented teaching of scientific concepts in basic education, with educational proposals that included the creation of teaching materials, use of original historical texts and the execution of historical experiments. It was observed a shortage of works that discusses students' learning in the face of the didactic proposals that are historically and philosophically contextualized. Therefore, this work was important to better understand the use of history and philosophy of science approaches in science education, establishing perspectives for didactic proposals guided by historical contextualization.application/pdfporHistória da ciênciaFilosofia da ciênciaEnsino de ciênciasRevisão sistemáticaAnálise de conteúdoHistory and philosophy of scienceScience educationSystematic literature reviewContent analysisHistória e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2021Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126454.pdf.txt001126454.pdf.txtExtracted Texttext/plain73235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222727/2/001126454.pdf.txt12cf5003ed6a666bf8b30a96fc835d70MD52ORIGINAL001126454.pdfTexto completoapplication/pdf362316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222727/1/001126454.pdfd15e9fc4c02eb0ee0114eb5cd62a1bf3MD5110183/2227272021-08-18 04:36:58.084598oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222727Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:36:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências
title História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências
spellingShingle História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências
Ricardi, Natália Carminatti
História da ciência
Filosofia da ciência
Ensino de ciências
Revisão sistemática
Análise de conteúdo
History and philosophy of science
Science education
Systematic literature review
Content analysis
title_short História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências
title_full História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências
title_fullStr História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências
title_full_unstemmed História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências
title_sort História e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências
author Ricardi, Natália Carminatti
author_facet Ricardi, Natália Carminatti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardi, Natália Carminatti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Flávia Maria Teixeira dos
contributor_str_mv Santos, Flávia Maria Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv História da ciência
Filosofia da ciência
Ensino de ciências
Revisão sistemática
Análise de conteúdo
topic História da ciência
Filosofia da ciência
Ensino de ciências
Revisão sistemática
Análise de conteúdo
History and philosophy of science
Science education
Systematic literature review
Content analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv History and philosophy of science
Science education
Systematic literature review
Content analysis
description Este trabalho relata a realização de uma pesquisa de caráter bibliográfico a respeito de propostas sobre a utilização de abordagens da história e filosofia da ciência no ensino de ciências. A partir do emprego da metodologia de revisão sistemática da literatura, foram selecionados artigos do extrato A1 e A2 do Qualis da Capes na área do Ensino, em português e espanhol, como fontes de pesquisa, os quais foram analisados de acordo com suas propostas e assuntos abordados e classificados em diferentes focos temáticos. Dentre esses focos, as “propostas didáticas para utilização da história e filosofia da ciência em sala de aula” foi o foco escolhido para o tratamento de dados mais detalhado, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Nesse sentido, foram propostas categorias com a finalidade de traçar um panorama a respeito das abordagens que cada trabalho apresenta sobre a utilização da história e filosofia da ciência em sala de aula. Os resultados encontrados mostraram que as abordagens históricas e filosóficas têm favorecido e orientado o ensino de conceitos científicos na educação básica, apresentando propostas didáticas que incluíam a criação de material didático, utilização de textos históricos originais e realização de experimentos históricos. Foi observada uma carência de trabalhos que discutam o aprendizado dos alunos frente às propostas didáticas contextualizadas histórica e filosoficamente. Visto isso, este trabalho foi importante para melhor compreender a utilização das abordagens de história e filosofia da ciência no ensino de ciências, estabelecendo perspectivas de propostas didáticas orientadas pela contextualização histórica.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-24T04:26:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222727
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126454
url http://hdl.handle.net/10183/222727
identifier_str_mv 001126454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222727/2/001126454.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222727/1/001126454.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 12cf5003ed6a666bf8b30a96fc835d70
d15e9fc4c02eb0ee0114eb5cd62a1bf3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224608015187968