Entre máscaras e próteses : desenvolvimento de processos ficcionais de quatro personagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174194 |
Resumo: | O trabalho de conclusão de curso busca materializar e apresentar em uma instalação três camadas de pensamento, elaborando, através de processos artísticos, aspectos de meu imaginário e vivências e percepções existenciais colhidas em minha vida profissional. Apresento aspectos presentes em minha prática anterior, destacando os documentos de trabalho e os procedimentos de identificação do processo de criação: as classificações de Lombroso; as fichas de RPG; assim como a identificação que se aplica aos suspeitos em uma delegacia de polícia. Na construção de personagens e de narrativas, utilizam-se distintos meios, como o texto, storyboards, pinturas e vídeos que apoiam a construção de próteses e demais objetos escultóricos que constituem a cenografia da instalação. O referencial poético e teórico embasa-se em Cesare Lombroso e no contraponto do autor Stephen Jay Gould, em textos e pinturas de William Burroughs, nas próteses corporais de Stelarc, nas esculturas de Félix Bressan, assim como nas videoperformances de Matthew Barney, que trazem questões sobre o perverso, abjeto, cruel e as passagens do real a ficção. |
id |
UFRGS-2_eccfa02605eb5fdafb31dafefbb0e20d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174194 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, GustavoSantos, Maria Ivone dos2018-03-30T02:32:26Z2017http://hdl.handle.net/10183/174194001062654O trabalho de conclusão de curso busca materializar e apresentar em uma instalação três camadas de pensamento, elaborando, através de processos artísticos, aspectos de meu imaginário e vivências e percepções existenciais colhidas em minha vida profissional. Apresento aspectos presentes em minha prática anterior, destacando os documentos de trabalho e os procedimentos de identificação do processo de criação: as classificações de Lombroso; as fichas de RPG; assim como a identificação que se aplica aos suspeitos em uma delegacia de polícia. Na construção de personagens e de narrativas, utilizam-se distintos meios, como o texto, storyboards, pinturas e vídeos que apoiam a construção de próteses e demais objetos escultóricos que constituem a cenografia da instalação. O referencial poético e teórico embasa-se em Cesare Lombroso e no contraponto do autor Stephen Jay Gould, em textos e pinturas de William Burroughs, nas próteses corporais de Stelarc, nas esculturas de Félix Bressan, assim como nas videoperformances de Matthew Barney, que trazem questões sobre o perverso, abjeto, cruel e as passagens do real a ficção.This undergraduate thesis intends to materialise and present three layers of thinking in one instalation, elaborating, trough artistic processes, several aspects of my imaginary, experiencies and perceptions in my working life. I present here some dimentions from my former practice, highliting work documents and identification procedures in my creation process: Lombrosos's ratings, RPG files, and identification methods used by police departments. Several means are used to build up characters and narratives, such as texts, storyboards, paintigs and videos, that suport the creation of prostheses and other sculptural objects used as scenography in the installation. The theoretic and artístic background are based on Cesare Lombroso and Stephen Jay Gould, writings and painting of William Burroughs, Sterlac's body prostheses, Félix Bressan's sculptures, as well as the videoperformances of Matthew Barney, that rase issues about what is perverse, abject, cruel and also discuss the transit between reality and fiction.application/pdfporArtes visuaisProcessos ficcionaisImaginárioProtesesCorpo : ArteMáscaras (Arte)EsculturaPersonagemVivênciasProcesso artísticoSculptureProsthesesCharactersMasksEntre máscaras e próteses : desenvolvimento de processos ficcionais de quatro personagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2017Artes Visuais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062654.pdf001062654.pdfTexto completoapplication/pdf10279341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174194/1/001062654.pdfda214ca22ccf801373d8d2d5b40de9a1MD51TEXT001062654.pdf.txt001062654.pdf.txtExtracted Texttext/plain116059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174194/2/001062654.pdf.txta136b4d614ba2acb6c67156cc172c676MD52THUMBNAIL001062654.pdf.jpg001062654.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174194/3/001062654.pdf.jpgf4ebd5f4db476a5eef66667e1705872eMD5310183/1741942024-04-27 06:07:40.501016oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174194Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-04-27T09:07:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre máscaras e próteses : desenvolvimento de processos ficcionais de quatro personagens |
title |
Entre máscaras e próteses : desenvolvimento de processos ficcionais de quatro personagens |
spellingShingle |
Entre máscaras e próteses : desenvolvimento de processos ficcionais de quatro personagens Souza, Gustavo Artes visuais Processos ficcionais Imaginário Proteses Corpo : Arte Máscaras (Arte) Escultura Personagem Vivências Processo artístico Sculpture Prostheses Characters Masks |
title_short |
Entre máscaras e próteses : desenvolvimento de processos ficcionais de quatro personagens |
title_full |
Entre máscaras e próteses : desenvolvimento de processos ficcionais de quatro personagens |
title_fullStr |
Entre máscaras e próteses : desenvolvimento de processos ficcionais de quatro personagens |
title_full_unstemmed |
Entre máscaras e próteses : desenvolvimento de processos ficcionais de quatro personagens |
title_sort |
Entre máscaras e próteses : desenvolvimento de processos ficcionais de quatro personagens |
author |
Souza, Gustavo |
author_facet |
Souza, Gustavo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Gustavo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Maria Ivone dos |
contributor_str_mv |
Santos, Maria Ivone dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Processos ficcionais Imaginário Proteses Corpo : Arte Máscaras (Arte) Escultura Personagem Vivências Processo artístico |
topic |
Artes visuais Processos ficcionais Imaginário Proteses Corpo : Arte Máscaras (Arte) Escultura Personagem Vivências Processo artístico Sculpture Prostheses Characters Masks |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sculpture Prostheses Characters Masks |
description |
O trabalho de conclusão de curso busca materializar e apresentar em uma instalação três camadas de pensamento, elaborando, através de processos artísticos, aspectos de meu imaginário e vivências e percepções existenciais colhidas em minha vida profissional. Apresento aspectos presentes em minha prática anterior, destacando os documentos de trabalho e os procedimentos de identificação do processo de criação: as classificações de Lombroso; as fichas de RPG; assim como a identificação que se aplica aos suspeitos em uma delegacia de polícia. Na construção de personagens e de narrativas, utilizam-se distintos meios, como o texto, storyboards, pinturas e vídeos que apoiam a construção de próteses e demais objetos escultóricos que constituem a cenografia da instalação. O referencial poético e teórico embasa-se em Cesare Lombroso e no contraponto do autor Stephen Jay Gould, em textos e pinturas de William Burroughs, nas próteses corporais de Stelarc, nas esculturas de Félix Bressan, assim como nas videoperformances de Matthew Barney, que trazem questões sobre o perverso, abjeto, cruel e as passagens do real a ficção. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-30T02:32:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174194 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062654 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174194 |
identifier_str_mv |
001062654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174194/1/001062654.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174194/2/001062654.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174194/3/001062654.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da214ca22ccf801373d8d2d5b40de9a1 a136b4d614ba2acb6c67156cc172c676 f4ebd5f4db476a5eef66667e1705872e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824426865339662336 |