Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180002 |
Resumo: | Este artigo relata uma investigação que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos números racionais na Educação Básica contribui para a aprendizagem e uma maior retenção dessa aprendizagem a médio prazo. A investigação foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta série de uma escola pública de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais participativas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses após o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram a planilha apresentaram uma maior retenção do conteúdo. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem à vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador apesar das condições do laboratório utilizado não ser a ideal. |
id |
UFRGS-2_ed43eb5b346cd5d82dab2795d309c2a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180002 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Rosane Ratzlaff daViali, Lorí2018-07-03T02:25:43Z20080103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/180002000719614Este artigo relata uma investigação que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos números racionais na Educação Básica contribui para a aprendizagem e uma maior retenção dessa aprendizagem a médio prazo. A investigação foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta série de uma escola pública de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais participativas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses após o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram a planilha apresentaram uma maior retenção do conteúdo. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem à vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador apesar das condições do laboratório utilizado não ser a ideal.This article reports on an investigation which sought to determine if the use of spreadsheets in the teaching of rational numbers in elementary education contributes to learning and improved learning retention. The study was carried out with a sample of students from two sixth-grade classes in a public school in Porto Alegre. Results indicated that the use of spreadsheets favored learning and made the classes more participatory for the students, who were able to visualize the processes they were working with. A second test applied five months after the first test showed that students who used the spreadsheets had greater learning retention of the contents. The results also show that the students felt comfortable with the technology, and almost all reported that they were more motivated by the use of computers in the classroom, despite less-than-ideal laboratory conditions.application/pdfporBolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 31, n. 21, (dez. 2008), p. 183-207Numeros racionaisEnsino : AprendizagemRecursos educacionaisRational numbersTeaching with spreadsheetTeaching rational numbers using spreadsheetUtilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionaisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000719614.pdf000719614.pdfTexto completoapplication/pdf388180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180002/1/000719614.pdff4cf9f5d83bb3b9e2b02dbf5c2eec2deMD51TEXT000719614.pdf.txt000719614.pdf.txtExtracted Texttext/plain48254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180002/2/000719614.pdf.txt44716c1a2daf985c58745cf9bd92b368MD5210183/1800022018-07-04 02:26:37.99885oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180002Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-07-04T05:26:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais |
title |
Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais |
spellingShingle |
Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais Rosa, Rosane Ratzlaff da Numeros racionais Ensino : Aprendizagem Recursos educacionais Rational numbers Teaching with spreadsheet Teaching rational numbers using spreadsheet |
title_short |
Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais |
title_full |
Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais |
title_fullStr |
Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais |
title_full_unstemmed |
Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais |
title_sort |
Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais |
author |
Rosa, Rosane Ratzlaff da |
author_facet |
Rosa, Rosane Ratzlaff da Viali, Lorí |
author_role |
author |
author2 |
Viali, Lorí |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Rosane Ratzlaff da Viali, Lorí |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Numeros racionais Ensino : Aprendizagem Recursos educacionais |
topic |
Numeros racionais Ensino : Aprendizagem Recursos educacionais Rational numbers Teaching with spreadsheet Teaching rational numbers using spreadsheet |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Rational numbers Teaching with spreadsheet Teaching rational numbers using spreadsheet |
description |
Este artigo relata uma investigação que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos números racionais na Educação Básica contribui para a aprendizagem e uma maior retenção dessa aprendizagem a médio prazo. A investigação foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta série de uma escola pública de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais participativas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses após o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram a planilha apresentaram uma maior retenção do conteúdo. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem à vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador apesar das condições do laboratório utilizado não ser a ideal. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-03T02:25:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180002 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-636X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000719614 |
identifier_str_mv |
0103-636X 000719614 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Bolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 31, n. 21, (dez. 2008), p. 183-207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180002/1/000719614.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180002/2/000719614.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4cf9f5d83bb3b9e2b02dbf5c2eec2de 44716c1a2daf985c58745cf9bd92b368 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725026372157440 |