Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Rosane Ratzlaff da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Viali, Lorí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180002
Resumo: Este artigo relata uma investigação que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos números racionais na Educação Básica contribui para a aprendizagem e uma maior retenção dessa aprendizagem a médio prazo. A investigação foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta série de uma escola pública de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais participativas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses após o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram a planilha apresentaram uma maior retenção do conteúdo. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem à vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador apesar das condições do laboratório utilizado não ser a ideal.
id UFRGS-2_ed43eb5b346cd5d82dab2795d309c2a4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180002
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Rosane Ratzlaff daViali, Lorí2018-07-03T02:25:43Z20080103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/180002000719614Este artigo relata uma investigação que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos números racionais na Educação Básica contribui para a aprendizagem e uma maior retenção dessa aprendizagem a médio prazo. A investigação foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta série de uma escola pública de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais participativas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses após o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram a planilha apresentaram uma maior retenção do conteúdo. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem à vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador apesar das condições do laboratório utilizado não ser a ideal.This article reports on an investigation which sought to determine if the use of spreadsheets in the teaching of rational numbers in elementary education contributes to learning and improved learning retention. The study was carried out with a sample of students from two sixth-grade classes in a public school in Porto Alegre. Results indicated that the use of spreadsheets favored learning and made the classes more participatory for the students, who were able to visualize the processes they were working with. A second test applied five months after the first test showed that students who used the spreadsheets had greater learning retention of the contents. The results also show that the students felt comfortable with the technology, and almost all reported that they were more motivated by the use of computers in the classroom, despite less-than-ideal laboratory conditions.application/pdfporBolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 31, n. 21, (dez. 2008), p. 183-207Numeros racionaisEnsino : AprendizagemRecursos educacionaisRational numbersTeaching with spreadsheetTeaching rational numbers using spreadsheetUtilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionaisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000719614.pdf000719614.pdfTexto completoapplication/pdf388180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180002/1/000719614.pdff4cf9f5d83bb3b9e2b02dbf5c2eec2deMD51TEXT000719614.pdf.txt000719614.pdf.txtExtracted Texttext/plain48254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180002/2/000719614.pdf.txt44716c1a2daf985c58745cf9bd92b368MD5210183/1800022018-07-04 02:26:37.99885oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180002Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-04T05:26:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais
title Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais
spellingShingle Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais
Rosa, Rosane Ratzlaff da
Numeros racionais
Ensino : Aprendizagem
Recursos educacionais
Rational numbers
Teaching with spreadsheet
Teaching rational numbers using spreadsheet
title_short Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais
title_full Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais
title_fullStr Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais
title_full_unstemmed Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais
title_sort Utilizando recursos computacionais (planilha) na compreensão dos números racionais
author Rosa, Rosane Ratzlaff da
author_facet Rosa, Rosane Ratzlaff da
Viali, Lorí
author_role author
author2 Viali, Lorí
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Rosane Ratzlaff da
Viali, Lorí
dc.subject.por.fl_str_mv Numeros racionais
Ensino : Aprendizagem
Recursos educacionais
topic Numeros racionais
Ensino : Aprendizagem
Recursos educacionais
Rational numbers
Teaching with spreadsheet
Teaching rational numbers using spreadsheet
dc.subject.eng.fl_str_mv Rational numbers
Teaching with spreadsheet
Teaching rational numbers using spreadsheet
description Este artigo relata uma investigação que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos números racionais na Educação Básica contribui para a aprendizagem e uma maior retenção dessa aprendizagem a médio prazo. A investigação foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta série de uma escola pública de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais participativas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses após o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram a planilha apresentaram uma maior retenção do conteúdo. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem à vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador apesar das condições do laboratório utilizado não ser a ideal.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-03T02:25:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180002
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-636X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000719614
identifier_str_mv 0103-636X
000719614
url http://hdl.handle.net/10183/180002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Bolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 31, n. 21, (dez. 2008), p. 183-207
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180002/1/000719614.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180002/2/000719614.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f4cf9f5d83bb3b9e2b02dbf5c2eec2de
44716c1a2daf985c58745cf9bd92b368
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790373647515648