Organização burocrática e eficiência no fornecimento de materiais do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Clarisse da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273596
Resumo: Esta pesquisa aborda a relevância e atualidade dos princípios da Burocracia estabelecidos por Max Weber nos contextos organizacionais e administrativos contemporâneos. A pesquisa apresenta a evolução histórica da teoria burocrática, suas raízes em antigas estruturas administrativas, sua influência na Administração Pública brasileira e sua finalidade: a eficiência através da administração racional. O estudo também reconhece as perspectivas críticas em relação à racionalidade instrumental subjacente ao modelo e as suas disfunções, tomadas no senso comum, como sinônimo da Burocracia. No contexto do objeto de pesquisa, Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), buscou-se entender em que medida a burocracia contribui para a eficiência no processo de fornecimento de materiais de uso e consumo. O objetivo principal da pesquisa foi investigar como se manifestam os princípios burocráticos, e no que eles contribuem com a eficiência nos processos compreendidos entre a solicitação do material até a entrega na respectiva área usuária. A base teórica deste estudo é a Teoria Burocrática Weberiana e os seus princípios basilares: Impessoalidade, Formalidade e Profissionalismo, que constituiram as categorias de análise. Através de abordagem qualitativa e quantitativa, e se utilizando de métodos de procedimento como a observação participante, análise documental, de dados e bibliográfica, foi possível verificar uma conexão entre a eficiência e a forte manifestação dos princípios burocráticos. Além disso, os resultados evidenciam que as disfunções burocráticas têm implicações negativas na qualidade dos processos analisados.
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