Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221058 |
Resumo: | O texto apresenta uma reflexão a respeito do ensino de dança, sua relação com três modelos pedagógicos e seus respectivos pressupostos epistemológicos, a partir dos estudos de Becker (2008). Tendo por base uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, busca-se estabelecer conexões entre cada um desses modelos pedagógicos e suas abordagens por parte do professor de dança no ensino formal. O trabalho aponta para a necessidade de conscientização do profissional do ensino da dança em relação ao ato de ensinar e de análise crítica da sua prática docente como pontos de partida para a exploração das possibilidades e a superação dos limites que se apresentam na sala de aula. |
id |
UFRGS-2_ed77e55b66d41a1b64355e67a3110fb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221058 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corrêa, Josiane Gisela FrankenSilva, Iassanã Martins daSantos, Vera Lucia Bertoni dos2021-05-14T04:28:25Z20171519-6569http://hdl.handle.net/10183/221058001059030O texto apresenta uma reflexão a respeito do ensino de dança, sua relação com três modelos pedagógicos e seus respectivos pressupostos epistemológicos, a partir dos estudos de Becker (2008). Tendo por base uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, busca-se estabelecer conexões entre cada um desses modelos pedagógicos e suas abordagens por parte do professor de dança no ensino formal. O trabalho aponta para a necessidade de conscientização do profissional do ensino da dança em relação ao ato de ensinar e de análise crítica da sua prática docente como pontos de partida para a exploração das possibilidades e a superação dos limites que se apresentam na sala de aula.The text presents a reflection concerning the teaching of dance and its relation with three pedagogical patterns and their respective epistemological postulates supported by Becker’ studies (2008). Based on a bibliographical research of a qualitative nature, it is seeking to establish connections between each of these pedagogical patterns and their approaches on the part of the dance teacher in the formal education. The work indicates the need of awareness from the professional teaching of dance in relation to the act of teaching and the critical analysis of this act as starting points for exploring possibilities and the overcoming of limits presented in the classroom.application/pdfporRevista da Fundarte. Montenegro. Vol.34, n.34 (2017), p.31-44DocênciaEpistemologiaDança : ArteDança : Estudo e ensinoProfessor de dançaPrática docenteTeachingEpistemologyDanceConcepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentosPedagogical conceptions in the teaching of dance : notesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001059030.pdf.txt001059030.pdf.txtExtracted Texttext/plain35742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221058/2/001059030.pdf.txt60ec1fcdba8e636328bd6973d79c2840MD52ORIGINAL001059030.pdfTexto completoapplication/pdf756353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221058/1/001059030.pdfae9fd67cd16553750788078b634d871cMD5110183/2210582021-05-26 04:38:22.406392oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221058Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:38:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pedagogical conceptions in the teaching of dance : notes |
title |
Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos |
spellingShingle |
Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos Corrêa, Josiane Gisela Franken Docência Epistemologia Dança : Arte Dança : Estudo e ensino Professor de dança Prática docente Teaching Epistemology Dance |
title_short |
Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos |
title_full |
Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos |
title_fullStr |
Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos |
title_full_unstemmed |
Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos |
title_sort |
Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos |
author |
Corrêa, Josiane Gisela Franken |
author_facet |
Corrêa, Josiane Gisela Franken Silva, Iassanã Martins da Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Iassanã Martins da Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Josiane Gisela Franken Silva, Iassanã Martins da Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Epistemologia Dança : Arte Dança : Estudo e ensino Professor de dança Prática docente |
topic |
Docência Epistemologia Dança : Arte Dança : Estudo e ensino Professor de dança Prática docente Teaching Epistemology Dance |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Epistemology Dance |
description |
O texto apresenta uma reflexão a respeito do ensino de dança, sua relação com três modelos pedagógicos e seus respectivos pressupostos epistemológicos, a partir dos estudos de Becker (2008). Tendo por base uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, busca-se estabelecer conexões entre cada um desses modelos pedagógicos e suas abordagens por parte do professor de dança no ensino formal. O trabalho aponta para a necessidade de conscientização do profissional do ensino da dança em relação ao ato de ensinar e de análise crítica da sua prática docente como pontos de partida para a exploração das possibilidades e a superação dos limites que se apresentam na sala de aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-14T04:28:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221058 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-6569 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001059030 |
identifier_str_mv |
1519-6569 001059030 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da Fundarte. Montenegro. Vol.34, n.34 (2017), p.31-44 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221058/2/001059030.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221058/1/001059030.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
60ec1fcdba8e636328bd6973d79c2840 ae9fd67cd16553750788078b634d871c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225017591070720 |