Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Josiane Gisela Franken
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Iassanã Martins da, Santos, Vera Lucia Bertoni dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221058
Resumo: O texto apresenta uma reflexão a respeito do ensino de dança, sua relação com três modelos pedagógicos e seus respectivos pressupostos epistemológicos, a partir dos estudos de Becker (2008). Tendo por base uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, busca-se estabelecer conexões entre cada um desses modelos pedagógicos e suas abordagens por parte do professor de dança no ensino formal. O trabalho aponta para a necessidade de conscientização do profissional do ensino da dança em relação ao ato de ensinar e de análise crítica da sua prática docente como pontos de partida para a exploração das possibilidades e a superação dos limites que se apresentam na sala de aula.
id UFRGS-2_ed77e55b66d41a1b64355e67a3110fb2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221058
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, Josiane Gisela FrankenSilva, Iassanã Martins daSantos, Vera Lucia Bertoni dos2021-05-14T04:28:25Z20171519-6569http://hdl.handle.net/10183/221058001059030O texto apresenta uma reflexão a respeito do ensino de dança, sua relação com três modelos pedagógicos e seus respectivos pressupostos epistemológicos, a partir dos estudos de Becker (2008). Tendo por base uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, busca-se estabelecer conexões entre cada um desses modelos pedagógicos e suas abordagens por parte do professor de dança no ensino formal. O trabalho aponta para a necessidade de conscientização do profissional do ensino da dança em relação ao ato de ensinar e de análise crítica da sua prática docente como pontos de partida para a exploração das possibilidades e a superação dos limites que se apresentam na sala de aula.The text presents a reflection concerning the teaching of dance and its relation with three pedagogical patterns and their respective epistemological postulates supported by Becker’ studies (2008). Based on a bibliographical research of a qualitative nature, it is seeking to establish connections between each of these pedagogical patterns and their approaches on the part of the dance teacher in the formal education. The work indicates the need of awareness from the professional teaching of dance in relation to the act of teaching and the critical analysis of this act as starting points for exploring possibilities and the overcoming of limits presented in the classroom.application/pdfporRevista da Fundarte. Montenegro. Vol.34, n.34 (2017), p.31-44DocênciaEpistemologiaDança : ArteDança : Estudo e ensinoProfessor de dançaPrática docenteTeachingEpistemologyDanceConcepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentosPedagogical conceptions in the teaching of dance : notesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001059030.pdf.txt001059030.pdf.txtExtracted Texttext/plain35742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221058/2/001059030.pdf.txt60ec1fcdba8e636328bd6973d79c2840MD52ORIGINAL001059030.pdfTexto completoapplication/pdf756353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221058/1/001059030.pdfae9fd67cd16553750788078b634d871cMD5110183/2210582021-05-26 04:38:22.406392oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221058Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:38:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical conceptions in the teaching of dance : notes
title Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos
spellingShingle Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos
Corrêa, Josiane Gisela Franken
Docência
Epistemologia
Dança : Arte
Dança : Estudo e ensino
Professor de dança
Prática docente
Teaching
Epistemology
Dance
title_short Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos
title_full Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos
title_fullStr Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos
title_full_unstemmed Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos
title_sort Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos
author Corrêa, Josiane Gisela Franken
author_facet Corrêa, Josiane Gisela Franken
Silva, Iassanã Martins da
Santos, Vera Lucia Bertoni dos
author_role author
author2 Silva, Iassanã Martins da
Santos, Vera Lucia Bertoni dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Josiane Gisela Franken
Silva, Iassanã Martins da
Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Epistemologia
Dança : Arte
Dança : Estudo e ensino
Professor de dança
Prática docente
topic Docência
Epistemologia
Dança : Arte
Dança : Estudo e ensino
Professor de dança
Prática docente
Teaching
Epistemology
Dance
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Epistemology
Dance
description O texto apresenta uma reflexão a respeito do ensino de dança, sua relação com três modelos pedagógicos e seus respectivos pressupostos epistemológicos, a partir dos estudos de Becker (2008). Tendo por base uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, busca-se estabelecer conexões entre cada um desses modelos pedagógicos e suas abordagens por parte do professor de dança no ensino formal. O trabalho aponta para a necessidade de conscientização do profissional do ensino da dança em relação ao ato de ensinar e de análise crítica da sua prática docente como pontos de partida para a exploração das possibilidades e a superação dos limites que se apresentam na sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-14T04:28:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221058
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-6569
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001059030
identifier_str_mv 1519-6569
001059030
url http://hdl.handle.net/10183/221058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da Fundarte. Montenegro. Vol.34, n.34 (2017), p.31-44
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221058/2/001059030.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221058/1/001059030.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 60ec1fcdba8e636328bd6973d79c2840
ae9fd67cd16553750788078b634d871c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225017591070720