Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: García, Daniel Sergio Presta
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nodari, Christine Tessele, Albano, Joao Fortini, Wandscheer, Marcelo André, Santos, Fernando Fraga de Freitas dos, Andriola, César Luís, Demore, Cristhiane Paludo, Lanes, Tiago Kirsch
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173487
Resumo: O ensino tradicional, baseado exclusivamente em aulas expositivas, vem transformando os alunos em meros expectadores do processo ensino-aprendizagem. Atividades lúdicodidáticas são usuais na educação infantil, mas ainda raras no ensino superior. O presente artigo propõe uma abordagem lúdico-real-didática para a disciplina de Rodovias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, denominada de Projeto Ponto de Partida. Neste são tratados aspectos de forma, de conteúdo, de etapas e de avaliação do Projeto sob a ótica de proposta pedagógica no ensino de engenharia.
id UFRGS-2_edefd45762ed382d09c326382caa3354
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173487
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling García, Daniel Sergio PrestaNodari, Christine TesseleAlbano, Joao FortiniWandscheer, Marcelo AndréSantos, Fernando Fraga de Freitas dosAndriola, César LuísDemore, Cristhiane PaludoLanes, Tiago Kirsch2018-03-17T02:31:59Z20171415-7713http://hdl.handle.net/10183/173487001056890O ensino tradicional, baseado exclusivamente em aulas expositivas, vem transformando os alunos em meros expectadores do processo ensino-aprendizagem. Atividades lúdicodidáticas são usuais na educação infantil, mas ainda raras no ensino superior. O presente artigo propõe uma abordagem lúdico-real-didática para a disciplina de Rodovias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, denominada de Projeto Ponto de Partida. Neste são tratados aspectos de forma, de conteúdo, de etapas e de avaliação do Projeto sob a ótica de proposta pedagógica no ensino de engenharia.The traditional teaching, based exclusively in expository lectures, transforms students in mere spectators of the teaching-learning process. Didactic and ludic activities are usual in children’s education, however still rare in higher education. This paper proposes a real didactic and ludic approach for the Highways course at the Federal University of Rio Grande do Sul – UFRGS –, named Starting Point Project. It also treats method, content, stages and evaluation aspects of the Project under the perspective of pedagogical propsal in engineering education.application/pdfporTransportes. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 25, n. 3 (2017), p. 153-165RodoviasEnsino superiorHighwayProjectEducational GamesKey Performance IndicatorsAHP (Analytic Hierarchy Process)Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didáticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056890.pdf001056890.pdfTexto completoapplication/pdf4891877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173487/1/001056890.pdf1e850427a2c45e0b4ea9513d81b396cbMD51TEXT001056890.pdf.txt001056890.pdf.txtExtracted Texttext/plain45505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173487/2/001056890.pdf.txt9f6fc893fec1695dbf688e6d870d745dMD5210183/1734872018-03-18 02:24:06.799304oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173487Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-03-18T05:24:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática
title Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática
spellingShingle Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática
García, Daniel Sergio Presta
Rodovias
Ensino superior
Highway
Project
Educational Games
Key Performance Indicators
AHP (Analytic Hierarchy Process)
title_short Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática
title_full Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática
title_fullStr Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática
title_full_unstemmed Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática
title_sort Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática
author García, Daniel Sergio Presta
author_facet García, Daniel Sergio Presta
Nodari, Christine Tessele
Albano, Joao Fortini
Wandscheer, Marcelo André
Santos, Fernando Fraga de Freitas dos
Andriola, César Luís
Demore, Cristhiane Paludo
Lanes, Tiago Kirsch
author_role author
author2 Nodari, Christine Tessele
Albano, Joao Fortini
Wandscheer, Marcelo André
Santos, Fernando Fraga de Freitas dos
Andriola, César Luís
Demore, Cristhiane Paludo
Lanes, Tiago Kirsch
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv García, Daniel Sergio Presta
Nodari, Christine Tessele
Albano, Joao Fortini
Wandscheer, Marcelo André
Santos, Fernando Fraga de Freitas dos
Andriola, César Luís
Demore, Cristhiane Paludo
Lanes, Tiago Kirsch
dc.subject.por.fl_str_mv Rodovias
Ensino superior
topic Rodovias
Ensino superior
Highway
Project
Educational Games
Key Performance Indicators
AHP (Analytic Hierarchy Process)
dc.subject.eng.fl_str_mv Highway
Project
Educational Games
Key Performance Indicators
AHP (Analytic Hierarchy Process)
description O ensino tradicional, baseado exclusivamente em aulas expositivas, vem transformando os alunos em meros expectadores do processo ensino-aprendizagem. Atividades lúdicodidáticas são usuais na educação infantil, mas ainda raras no ensino superior. O presente artigo propõe uma abordagem lúdico-real-didática para a disciplina de Rodovias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, denominada de Projeto Ponto de Partida. Neste são tratados aspectos de forma, de conteúdo, de etapas e de avaliação do Projeto sob a ótica de proposta pedagógica no ensino de engenharia.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-17T02:31:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173487
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-7713
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001056890
identifier_str_mv 1415-7713
001056890
url http://hdl.handle.net/10183/173487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Transportes. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 25, n. 3 (2017), p. 153-165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173487/1/001056890.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173487/2/001056890.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e850427a2c45e0b4ea9513d81b396cb
9f6fc893fec1695dbf688e6d870d745d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487369259679744