Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173487 |
Resumo: | O ensino tradicional, baseado exclusivamente em aulas expositivas, vem transformando os alunos em meros expectadores do processo ensino-aprendizagem. Atividades lúdicodidáticas são usuais na educação infantil, mas ainda raras no ensino superior. O presente artigo propõe uma abordagem lúdico-real-didática para a disciplina de Rodovias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, denominada de Projeto Ponto de Partida. Neste são tratados aspectos de forma, de conteúdo, de etapas e de avaliação do Projeto sob a ótica de proposta pedagógica no ensino de engenharia. |
id |
UFRGS-2_edefd45762ed382d09c326382caa3354 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173487 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
García, Daniel Sergio PrestaNodari, Christine TesseleAlbano, Joao FortiniWandscheer, Marcelo AndréSantos, Fernando Fraga de Freitas dosAndriola, César LuísDemore, Cristhiane PaludoLanes, Tiago Kirsch2018-03-17T02:31:59Z20171415-7713http://hdl.handle.net/10183/173487001056890O ensino tradicional, baseado exclusivamente em aulas expositivas, vem transformando os alunos em meros expectadores do processo ensino-aprendizagem. Atividades lúdicodidáticas são usuais na educação infantil, mas ainda raras no ensino superior. O presente artigo propõe uma abordagem lúdico-real-didática para a disciplina de Rodovias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, denominada de Projeto Ponto de Partida. Neste são tratados aspectos de forma, de conteúdo, de etapas e de avaliação do Projeto sob a ótica de proposta pedagógica no ensino de engenharia.The traditional teaching, based exclusively in expository lectures, transforms students in mere spectators of the teaching-learning process. Didactic and ludic activities are usual in children’s education, however still rare in higher education. This paper proposes a real didactic and ludic approach for the Highways course at the Federal University of Rio Grande do Sul – UFRGS –, named Starting Point Project. It also treats method, content, stages and evaluation aspects of the Project under the perspective of pedagogical propsal in engineering education.application/pdfporTransportes. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 25, n. 3 (2017), p. 153-165RodoviasEnsino superiorHighwayProjectEducational GamesKey Performance IndicatorsAHP (Analytic Hierarchy Process)Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didáticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056890.pdf001056890.pdfTexto completoapplication/pdf4891877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173487/1/001056890.pdf1e850427a2c45e0b4ea9513d81b396cbMD51TEXT001056890.pdf.txt001056890.pdf.txtExtracted Texttext/plain45505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173487/2/001056890.pdf.txt9f6fc893fec1695dbf688e6d870d745dMD5210183/1734872018-03-18 02:24:06.799304oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173487Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-03-18T05:24:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática |
title |
Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática |
spellingShingle |
Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática García, Daniel Sergio Presta Rodovias Ensino superior Highway Project Educational Games Key Performance Indicators AHP (Analytic Hierarchy Process) |
title_short |
Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática |
title_full |
Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática |
title_fullStr |
Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática |
title_full_unstemmed |
Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática |
title_sort |
Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática |
author |
García, Daniel Sergio Presta |
author_facet |
García, Daniel Sergio Presta Nodari, Christine Tessele Albano, Joao Fortini Wandscheer, Marcelo André Santos, Fernando Fraga de Freitas dos Andriola, César Luís Demore, Cristhiane Paludo Lanes, Tiago Kirsch |
author_role |
author |
author2 |
Nodari, Christine Tessele Albano, Joao Fortini Wandscheer, Marcelo André Santos, Fernando Fraga de Freitas dos Andriola, César Luís Demore, Cristhiane Paludo Lanes, Tiago Kirsch |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
García, Daniel Sergio Presta Nodari, Christine Tessele Albano, Joao Fortini Wandscheer, Marcelo André Santos, Fernando Fraga de Freitas dos Andriola, César Luís Demore, Cristhiane Paludo Lanes, Tiago Kirsch |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rodovias Ensino superior |
topic |
Rodovias Ensino superior Highway Project Educational Games Key Performance Indicators AHP (Analytic Hierarchy Process) |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Highway Project Educational Games Key Performance Indicators AHP (Analytic Hierarchy Process) |
description |
O ensino tradicional, baseado exclusivamente em aulas expositivas, vem transformando os alunos em meros expectadores do processo ensino-aprendizagem. Atividades lúdicodidáticas são usuais na educação infantil, mas ainda raras no ensino superior. O presente artigo propõe uma abordagem lúdico-real-didática para a disciplina de Rodovias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, denominada de Projeto Ponto de Partida. Neste são tratados aspectos de forma, de conteúdo, de etapas e de avaliação do Projeto sob a ótica de proposta pedagógica no ensino de engenharia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-17T02:31:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/173487 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-7713 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001056890 |
identifier_str_mv |
1415-7713 001056890 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/173487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Transportes. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 25, n. 3 (2017), p. 153-165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173487/1/001056890.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173487/2/001056890.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e850427a2c45e0b4ea9513d81b396cb 9f6fc893fec1695dbf688e6d870d745d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725020048195584 |