Metodologia de análise da percepção tátil em diferentes classes de materiais e texturas para aplicação no design de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dischinger, Maria do Carmo Torri
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Kindlein Junior, Wilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26374
Resumo: A presente pesquisa foi conduzida objetivando tratar das relações que se estabelecem entre usuário e produto, exploradas através de uma análise de seus elementos compositivos: sentidos, percepção e significação, considerando o viés humano, e materiais, acabamentos e superfície, considerando o objeto. Busca-se contribuir com uma metodologia que possa auxiliar no projeto de produtos e interfaces com parâmetros mais objetivos, respaldando a escolha do designer na transposição do abstrato ao material. Através do estudo de técnicas empregadas na Análise Sensorial de alimentos foi possível derivar uma aplicação customizável para a análise do sentido do tato, fazendo uma referência à importância de comprovar as possibilidades de exploração dentro do aprofundamento em um dos sentidos. Esta metodologia foi esquematizada e aplicada em todas as suas etapas. Para tanto, utilizaram-se equipamentos de medição, uma equipe de julgadores treinados e pessoas aleatórias para obter medidas objetivas, subjetivas e afetivas. Exploram-se as possibilidades decorrentes do uso de equipamentos tecnológicos, do treinamento científico de julgadores e a interface mais subjetiva, do afeto, que enfatiza o usuário como foco do design. Tal encontro evidencia caminhos possíveis para uma projetação mais abrangente, mais coerente com o que se deseja transmitir e quem se deseja alcançar.
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spelling Dischinger, Maria do Carmo TorriKindlein Junior, Wilson2010-10-15T04:19:12Z20102178-1974http://hdl.handle.net/10183/26374000745051A presente pesquisa foi conduzida objetivando tratar das relações que se estabelecem entre usuário e produto, exploradas através de uma análise de seus elementos compositivos: sentidos, percepção e significação, considerando o viés humano, e materiais, acabamentos e superfície, considerando o objeto. Busca-se contribuir com uma metodologia que possa auxiliar no projeto de produtos e interfaces com parâmetros mais objetivos, respaldando a escolha do designer na transposição do abstrato ao material. Através do estudo de técnicas empregadas na Análise Sensorial de alimentos foi possível derivar uma aplicação customizável para a análise do sentido do tato, fazendo uma referência à importância de comprovar as possibilidades de exploração dentro do aprofundamento em um dos sentidos. Esta metodologia foi esquematizada e aplicada em todas as suas etapas. Para tanto, utilizaram-se equipamentos de medição, uma equipe de julgadores treinados e pessoas aleatórias para obter medidas objetivas, subjetivas e afetivas. Exploram-se as possibilidades decorrentes do uso de equipamentos tecnológicos, do treinamento científico de julgadores e a interface mais subjetiva, do afeto, que enfatiza o usuário como foco do design. Tal encontro evidencia caminhos possíveis para uma projetação mais abrangente, mais coerente com o que se deseja transmitir e quem se deseja alcançar.This research was conducted aiming to address the relations that can be established between user and product, explored through an analysis of its composing elements: senses, perception and meaning, considering the human approach, and materials, surface and finishing, considering the object. The intention is to contribute with a methodology that can assist in designing products and interfaces with more objective parameters, supporting the designer`s choice when transposing from abstract to material. Through the study of techniques employed in the Sensory Analysis of food it was possible to derive a customizable application for the analysis of the sense of touch, making a reference to the importance to demonstrate the possibilities of exploring deeper one of the senses. This methodology was outlined and applied at all stages. For this purpose were used measurement equipments, a team of trained assessors and people at random to obtain objective, subjective and emotional measures. The possibilities arising from the use of technological equipment, the scientific training of assessors and a more subjective interface of affection are explored, which emphasizes the user as the design focus. This meeting shows possible ways to a broader projecting, more consistent with what is being transmitted and who is the target.application/pdfporDesign & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 1, n. 1 (2010), p. 28-38Desenvolvimento de produtoDesign de produtoPercepção tátilTactile PerceptionMethodologyProduct projectMetodologia de análise da percepção tátil em diferentes classes de materiais e texturas para aplicação no design de produtosMethodology of tactile perception analysis in different classes of materials and textures for application in product design info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000745051.pdf000745051.pdfTexto completoapplication/pdf1285527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26374/1/000745051.pdf60d138131260363ed29ee2358996815aMD51TEXT000745051.pdf.txt000745051.pdf.txtExtracted Texttext/plain67224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26374/2/000745051.pdf.txt8f8d1b873174a380b4c2b5edc588485bMD52THUMBNAIL000745051.pdf.jpg000745051.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26374/3/000745051.pdf.jpgea8ed337d0177fcb280a29ec09dfe190MD5310183/263742023-03-03 03:25:42.061268oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26374Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-03T06:25:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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