Motivação : estudo de caso em uma agência do Banco Alfa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Luciana Matte
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72220
Resumo: A motivação é a força propulsora por trás das ações de um individuo. É uma força interior que se modifica durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de uma pessoa. As teorias motivacionais dizem que o individuo busca a satisfação de suas necessidades, e essas necessidades são o fator motivador. Nessa aspecto, o trabalho tem papel fundamental, pois é através das relações na empresa, que o individuo vai satisfazer grande parte de suas necessidades, por exemplo, estima, convivio com outras pessoas, remuneração, reconhecimento, entre outras. Este trabalho busca analisar os fatores de motivação dos funcionários da agência do Banco Alfa na cidade de Ijuí – RS. A pesquisa foi realizada com 21 funcionários da agência Ijuí, através de questionário composto de perguntas abertas e fechadas. Os resultados obtidos foram analisados à luz das teorias motivacionais, tais como Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, Teoria da Existência Relacionamento e Crescimento (ERG) de Alderfer, Teoria XY de Douglas McGregor, Teoria da motivação – higiene de Frederick Herzberg, Teoria das Expectativas de Victor Vroom e Teoria da Equidade de Stacy Adams. A partir dos resultados coletados nos questionários verificou-se que os funcionários da agencia estudada possuem um bom nível de motivação, pois em suas respostas foram identificados fatores com satisfação no trabalho, reconhecimento por parte de colegas e superiores, vontade de crescimento na empresa, valorização. Também a remuneração foi considerada satisfatória pela maioria. Ao mesmo tempo percebeu-se certa dificuldade de comunicação, através das questões relacionadas a participação nas decisões de trabalho, canal de comunicação aberto entre funcionários e superiores. Portanto foram colocadas algumas sugestões para melhoria no dia a dia da agência, tais como reuniões com a participação de todos, tomadas de decisões de forma transparente e comunicadas tempestivamente os funcionários, critérios claros de decisões.
id UFRGS-2_eef375ecf1c6146e35fd2ce75e891a1d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72220
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Luciana MatteScheffer, Angela Beatriz BusatoGallon, Shalimar2013-06-06T01:44:51Z2010http://hdl.handle.net/10183/72220000883155A motivação é a força propulsora por trás das ações de um individuo. É uma força interior que se modifica durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de uma pessoa. As teorias motivacionais dizem que o individuo busca a satisfação de suas necessidades, e essas necessidades são o fator motivador. Nessa aspecto, o trabalho tem papel fundamental, pois é através das relações na empresa, que o individuo vai satisfazer grande parte de suas necessidades, por exemplo, estima, convivio com outras pessoas, remuneração, reconhecimento, entre outras. Este trabalho busca analisar os fatores de motivação dos funcionários da agência do Banco Alfa na cidade de Ijuí – RS. A pesquisa foi realizada com 21 funcionários da agência Ijuí, através de questionário composto de perguntas abertas e fechadas. Os resultados obtidos foram analisados à luz das teorias motivacionais, tais como Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, Teoria da Existência Relacionamento e Crescimento (ERG) de Alderfer, Teoria XY de Douglas McGregor, Teoria da motivação – higiene de Frederick Herzberg, Teoria das Expectativas de Victor Vroom e Teoria da Equidade de Stacy Adams. A partir dos resultados coletados nos questionários verificou-se que os funcionários da agencia estudada possuem um bom nível de motivação, pois em suas respostas foram identificados fatores com satisfação no trabalho, reconhecimento por parte de colegas e superiores, vontade de crescimento na empresa, valorização. Também a remuneração foi considerada satisfatória pela maioria. Ao mesmo tempo percebeu-se certa dificuldade de comunicação, através das questões relacionadas a participação nas decisões de trabalho, canal de comunicação aberto entre funcionários e superiores. Portanto foram colocadas algumas sugestões para melhoria no dia a dia da agência, tais como reuniões com a participação de todos, tomadas de decisões de forma transparente e comunicadas tempestivamente os funcionários, critérios claros de decisões.application/pdfporMotivaçãoSetor bancárioMotivação : estudo de caso em uma agência do Banco Alfainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000883155.pdf000883155.pdfTexto completoapplication/pdf595375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72220/1/000883155.pdf466c0df0c0edd99b9410a53ca16e9fc0MD51TEXT000883155.pdf.txt000883155.pdf.txtExtracted Texttext/plain72901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72220/2/000883155.pdf.txte6a7acd07cdd298764020cb5d9e50dfcMD52THUMBNAIL000883155.pdf.jpg000883155.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72220/3/000883155.pdf.jpg931ceaf00b1311bab60d7fe86acbebbcMD5310183/722202018-10-15 08:23:29.157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72220Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-15T11:23:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivação : estudo de caso em uma agência do Banco Alfa
title Motivação : estudo de caso em uma agência do Banco Alfa
spellingShingle Motivação : estudo de caso em uma agência do Banco Alfa
Gonçalves, Luciana Matte
Motivação
Setor bancário
title_short Motivação : estudo de caso em uma agência do Banco Alfa
title_full Motivação : estudo de caso em uma agência do Banco Alfa
title_fullStr Motivação : estudo de caso em uma agência do Banco Alfa
title_full_unstemmed Motivação : estudo de caso em uma agência do Banco Alfa
title_sort Motivação : estudo de caso em uma agência do Banco Alfa
author Gonçalves, Luciana Matte
author_facet Gonçalves, Luciana Matte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Luciana Matte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scheffer, Angela Beatriz Busato
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gallon, Shalimar
contributor_str_mv Scheffer, Angela Beatriz Busato
Gallon, Shalimar
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Setor bancário
topic Motivação
Setor bancário
description A motivação é a força propulsora por trás das ações de um individuo. É uma força interior que se modifica durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de uma pessoa. As teorias motivacionais dizem que o individuo busca a satisfação de suas necessidades, e essas necessidades são o fator motivador. Nessa aspecto, o trabalho tem papel fundamental, pois é através das relações na empresa, que o individuo vai satisfazer grande parte de suas necessidades, por exemplo, estima, convivio com outras pessoas, remuneração, reconhecimento, entre outras. Este trabalho busca analisar os fatores de motivação dos funcionários da agência do Banco Alfa na cidade de Ijuí – RS. A pesquisa foi realizada com 21 funcionários da agência Ijuí, através de questionário composto de perguntas abertas e fechadas. Os resultados obtidos foram analisados à luz das teorias motivacionais, tais como Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, Teoria da Existência Relacionamento e Crescimento (ERG) de Alderfer, Teoria XY de Douglas McGregor, Teoria da motivação – higiene de Frederick Herzberg, Teoria das Expectativas de Victor Vroom e Teoria da Equidade de Stacy Adams. A partir dos resultados coletados nos questionários verificou-se que os funcionários da agencia estudada possuem um bom nível de motivação, pois em suas respostas foram identificados fatores com satisfação no trabalho, reconhecimento por parte de colegas e superiores, vontade de crescimento na empresa, valorização. Também a remuneração foi considerada satisfatória pela maioria. Ao mesmo tempo percebeu-se certa dificuldade de comunicação, através das questões relacionadas a participação nas decisões de trabalho, canal de comunicação aberto entre funcionários e superiores. Portanto foram colocadas algumas sugestões para melhoria no dia a dia da agência, tais como reuniões com a participação de todos, tomadas de decisões de forma transparente e comunicadas tempestivamente os funcionários, critérios claros de decisões.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-06T01:44:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72220
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000883155
url http://hdl.handle.net/10183/72220
identifier_str_mv 000883155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72220/1/000883155.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72220/2/000883155.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72220/3/000883155.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 466c0df0c0edd99b9410a53ca16e9fc0
e6a7acd07cdd298764020cb5d9e50dfc
931ceaf00b1311bab60d7fe86acbebbc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724545372520448