Estratégia saúde da família como espaço de atuação profissional do cirurgião-dentista : análise da percepção de formandos em odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Luara do Nascimento do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231974
Resumo: Introdução: Na Estratégia Saúde da Família (ESF), o cirurgião-dentista atua em uma equipe multiprofissional buscando o cuidado interdisciplinar e interprofissional. Objetivo: Analisar a percepção de formandos da graduação em Odontologia de uma Universidade Pública do Sul do Brasil sobre suas perspectivas de atuação profissional na ESF. Metodologia: Este estudo faz parte de uma pesquisa maior, de delineamento transversal observacional, vinculada à Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os participantes do estudo foram estudantes do último ano do curso de graduação em Odontologia desta Universidade pública, de 2010 a 2019. A coleta de dados foi realizada pela aplicação presencial de um instrumento de pesquisa pré-testado. As questões objetivas foram analisadas pela estatística descritiva e a questão aberta pela análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Participaram da pesquisa 677 estudantes de Odontologia (taxa de resposta de 85,1%). Depois de formados, 61,4% destes estudantes consideraram atuar 40 horas em uma equipe da ESF. Ao longo dos anos foi possível observar um aumento na quantidade de estudantes que respondeu afirmativamente, que passou de 21,1% (2010) para 72,9% (2019). A justificativa para esta escolha pela atuação profissional na ESF esteve relacionada à afinidade que os estudantes demonstraram pela área da Saúde Pública, pela possibilidade de atuação junto a uma equipe multiprofissional, pelo contato próximo a pacientes-famílias-comunidades, pela estabilidade e renda fixa mensal, por trazer realização pessoal e profissional e por ser uma opção possível para um início da trajetória profissional. Considerações finais: Este estudo mostrou, por meio de uma análise de dez anos, as percepções de estudantes de Odontologia sobre a atuação profissional na ESF. A experiência positiva no estágio na APS foi determinante para o interesse/identificação dos estudantes no trabalho em uma equipe de ESF. Estudos que possam incluir abordagens qualitativas de pesquisas e de acompanhamento de egressos são recomendados.
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