Informatização da criança : uma experiência fora da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santarosa, Lucila Maria Costi
Data de Publicação: 1985
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258291
Resumo: O trabalho relata resumidamente o processo de informatização de crianças interagindo espontaneamente, com um microcomputador com 64 KB e um drive. A descrição focaliza fases específicas que envolveu o processo de desenvolvimento e crescimento da criança nessa área. Inicia pela motivação pelos jogos seguindo-se as fases de desenvolvimento de programas em linguagem BASIC; exploração do modo gráfico de baixa resolução e alta resolução com o uso de cores: exploração do movimento dos desenhos ou animação; exploração do som e composição musical; utilização do microcomputador para auxiliar as tarefas escolares (Matemática, Português e Inglês); exploração dos PADDLES na programação e uso da Linguagem LOGO no desenvolvimento de programas com utilização dos comandos gráficos. Destaca-se no relato o desenvolvimento de habilidades cognitivas e aspectos afetivos. Conclui-se o trabalho alertando para os aspectos discriminativos da sociedade atual, em especial, no que se refere à escola, concernentes à aceitação e rejeição do computador como instrumento educativo.
id UFRGS-2_ef01e9c5ca74b4cf2e5aa7e401167ab9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258291
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santarosa, Lucila Maria Costi2023-05-18T03:55:47Z19850100-3143http://hdl.handle.net/10183/258291000065775O trabalho relata resumidamente o processo de informatização de crianças interagindo espontaneamente, com um microcomputador com 64 KB e um drive. A descrição focaliza fases específicas que envolveu o processo de desenvolvimento e crescimento da criança nessa área. Inicia pela motivação pelos jogos seguindo-se as fases de desenvolvimento de programas em linguagem BASIC; exploração do modo gráfico de baixa resolução e alta resolução com o uso de cores: exploração do movimento dos desenhos ou animação; exploração do som e composição musical; utilização do microcomputador para auxiliar as tarefas escolares (Matemática, Português e Inglês); exploração dos PADDLES na programação e uso da Linguagem LOGO no desenvolvimento de programas com utilização dos comandos gráficos. Destaca-se no relato o desenvolvimento de habilidades cognitivas e aspectos afetivos. Conclui-se o trabalho alertando para os aspectos discriminativos da sociedade atual, em especial, no que se refere à escola, concernentes à aceitação e rejeição do computador como instrumento educativo.The present study briefly describes the informating process in children interacting spontaneously with a 64 KB and one drive computer. The specific stages involving the children's developing and growing process in this area is here focused. This study begins with motivation by games followed by programs development in the BASIC language, use of low and high resolution colored graphic forms, works with design movements or animation, explores sounds and musical composition, utilization of microcomputer to help in school homeworks (Mathematics, Portuguese and English), use of PADDLES in the programming and exploring LOGO language in the development of programs using the graphic commands. The development of cognitive abilities and affective dimensions are here stresses. The study ends calling attention to descriminating aspects of nowdays society, specially those concerning acceptance and non-acceptance of computers in school as an educational instrument.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (set./dez. 1985), p. 111-125Computador na educaçãoLinguagemLOGOInformatização da criança : uma experiência fora da escolainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065775.pdf.txt000065775.pdf.txtExtracted Texttext/plain27882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258291/2/000065775.pdf.txt0d1ffe22a9088d7b0c43b0dcef081223MD52ORIGINAL000065775.pdfTexto completoapplication/pdf382800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258291/1/000065775.pdf72b1c52716def70ae52bc4019ccf51ccMD5110183/2582912023-05-19 03:47:52.777058oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258291Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-19T06:47:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Informatização da criança : uma experiência fora da escola
title Informatização da criança : uma experiência fora da escola
spellingShingle Informatização da criança : uma experiência fora da escola
Santarosa, Lucila Maria Costi
Computador na educação
Linguagem
LOGO
title_short Informatização da criança : uma experiência fora da escola
title_full Informatização da criança : uma experiência fora da escola
title_fullStr Informatização da criança : uma experiência fora da escola
title_full_unstemmed Informatização da criança : uma experiência fora da escola
title_sort Informatização da criança : uma experiência fora da escola
author Santarosa, Lucila Maria Costi
author_facet Santarosa, Lucila Maria Costi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santarosa, Lucila Maria Costi
dc.subject.por.fl_str_mv Computador na educação
Linguagem
LOGO
topic Computador na educação
Linguagem
LOGO
description O trabalho relata resumidamente o processo de informatização de crianças interagindo espontaneamente, com um microcomputador com 64 KB e um drive. A descrição focaliza fases específicas que envolveu o processo de desenvolvimento e crescimento da criança nessa área. Inicia pela motivação pelos jogos seguindo-se as fases de desenvolvimento de programas em linguagem BASIC; exploração do modo gráfico de baixa resolução e alta resolução com o uso de cores: exploração do movimento dos desenhos ou animação; exploração do som e composição musical; utilização do microcomputador para auxiliar as tarefas escolares (Matemática, Português e Inglês); exploração dos PADDLES na programação e uso da Linguagem LOGO no desenvolvimento de programas com utilização dos comandos gráficos. Destaca-se no relato o desenvolvimento de habilidades cognitivas e aspectos afetivos. Conclui-se o trabalho alertando para os aspectos discriminativos da sociedade atual, em especial, no que se refere à escola, concernentes à aceitação e rejeição do computador como instrumento educativo.
publishDate 1985
dc.date.issued.fl_str_mv 1985
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-18T03:55:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258291
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000065775
identifier_str_mv 0100-3143
000065775
url http://hdl.handle.net/10183/258291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (set./dez. 1985), p. 111-125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258291/2/000065775.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258291/1/000065775.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d1ffe22a9088d7b0c43b0dcef081223
72b1c52716def70ae52bc4019ccf51cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447828022951936