Informatização da criança : uma experiência fora da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1985 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258291 |
Resumo: | O trabalho relata resumidamente o processo de informatização de crianças interagindo espontaneamente, com um microcomputador com 64 KB e um drive. A descrição focaliza fases específicas que envolveu o processo de desenvolvimento e crescimento da criança nessa área. Inicia pela motivação pelos jogos seguindo-se as fases de desenvolvimento de programas em linguagem BASIC; exploração do modo gráfico de baixa resolução e alta resolução com o uso de cores: exploração do movimento dos desenhos ou animação; exploração do som e composição musical; utilização do microcomputador para auxiliar as tarefas escolares (Matemática, Português e Inglês); exploração dos PADDLES na programação e uso da Linguagem LOGO no desenvolvimento de programas com utilização dos comandos gráficos. Destaca-se no relato o desenvolvimento de habilidades cognitivas e aspectos afetivos. Conclui-se o trabalho alertando para os aspectos discriminativos da sociedade atual, em especial, no que se refere à escola, concernentes à aceitação e rejeição do computador como instrumento educativo. |
id |
UFRGS-2_ef01e9c5ca74b4cf2e5aa7e401167ab9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258291 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santarosa, Lucila Maria Costi2023-05-18T03:55:47Z19850100-3143http://hdl.handle.net/10183/258291000065775O trabalho relata resumidamente o processo de informatização de crianças interagindo espontaneamente, com um microcomputador com 64 KB e um drive. A descrição focaliza fases específicas que envolveu o processo de desenvolvimento e crescimento da criança nessa área. Inicia pela motivação pelos jogos seguindo-se as fases de desenvolvimento de programas em linguagem BASIC; exploração do modo gráfico de baixa resolução e alta resolução com o uso de cores: exploração do movimento dos desenhos ou animação; exploração do som e composição musical; utilização do microcomputador para auxiliar as tarefas escolares (Matemática, Português e Inglês); exploração dos PADDLES na programação e uso da Linguagem LOGO no desenvolvimento de programas com utilização dos comandos gráficos. Destaca-se no relato o desenvolvimento de habilidades cognitivas e aspectos afetivos. Conclui-se o trabalho alertando para os aspectos discriminativos da sociedade atual, em especial, no que se refere à escola, concernentes à aceitação e rejeição do computador como instrumento educativo.The present study briefly describes the informating process in children interacting spontaneously with a 64 KB and one drive computer. The specific stages involving the children's developing and growing process in this area is here focused. This study begins with motivation by games followed by programs development in the BASIC language, use of low and high resolution colored graphic forms, works with design movements or animation, explores sounds and musical composition, utilization of microcomputer to help in school homeworks (Mathematics, Portuguese and English), use of PADDLES in the programming and exploring LOGO language in the development of programs using the graphic commands. The development of cognitive abilities and affective dimensions are here stresses. The study ends calling attention to descriminating aspects of nowdays society, specially those concerning acceptance and non-acceptance of computers in school as an educational instrument.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (set./dez. 1985), p. 111-125Computador na educaçãoLinguagemLOGOInformatização da criança : uma experiência fora da escolainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065775.pdf.txt000065775.pdf.txtExtracted Texttext/plain27882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258291/2/000065775.pdf.txt0d1ffe22a9088d7b0c43b0dcef081223MD52ORIGINAL000065775.pdfTexto completoapplication/pdf382800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258291/1/000065775.pdf72b1c52716def70ae52bc4019ccf51ccMD5110183/2582912023-05-19 03:47:52.777058oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258291Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-19T06:47:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Informatização da criança : uma experiência fora da escola |
title |
Informatização da criança : uma experiência fora da escola |
spellingShingle |
Informatização da criança : uma experiência fora da escola Santarosa, Lucila Maria Costi Computador na educação Linguagem LOGO |
title_short |
Informatização da criança : uma experiência fora da escola |
title_full |
Informatização da criança : uma experiência fora da escola |
title_fullStr |
Informatização da criança : uma experiência fora da escola |
title_full_unstemmed |
Informatização da criança : uma experiência fora da escola |
title_sort |
Informatização da criança : uma experiência fora da escola |
author |
Santarosa, Lucila Maria Costi |
author_facet |
Santarosa, Lucila Maria Costi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santarosa, Lucila Maria Costi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computador na educação Linguagem LOGO |
topic |
Computador na educação Linguagem LOGO |
description |
O trabalho relata resumidamente o processo de informatização de crianças interagindo espontaneamente, com um microcomputador com 64 KB e um drive. A descrição focaliza fases específicas que envolveu o processo de desenvolvimento e crescimento da criança nessa área. Inicia pela motivação pelos jogos seguindo-se as fases de desenvolvimento de programas em linguagem BASIC; exploração do modo gráfico de baixa resolução e alta resolução com o uso de cores: exploração do movimento dos desenhos ou animação; exploração do som e composição musical; utilização do microcomputador para auxiliar as tarefas escolares (Matemática, Português e Inglês); exploração dos PADDLES na programação e uso da Linguagem LOGO no desenvolvimento de programas com utilização dos comandos gráficos. Destaca-se no relato o desenvolvimento de habilidades cognitivas e aspectos afetivos. Conclui-se o trabalho alertando para os aspectos discriminativos da sociedade atual, em especial, no que se refere à escola, concernentes à aceitação e rejeição do computador como instrumento educativo. |
publishDate |
1985 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1985 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-18T03:55:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/258291 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000065775 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000065775 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/258291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (set./dez. 1985), p. 111-125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258291/2/000065775.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258291/1/000065775.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d1ffe22a9088d7b0c43b0dcef081223 72b1c52716def70ae52bc4019ccf51cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447828022951936 |