Eu costumo pensar que a roupa é a arte que se usa! : narrativas de sujeitos do gênero masculino sobre moda, consumo e pertencimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lunkes, Jaqueline
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71652
Resumo: Esta monografia tem como objetivo principal analisar narrativas de sujeitos do gênero masculino sobre os seus processos de vestimenta, com o intuito de estabelecer relações entre pertencimento, arte, moda e consumo. A problemática central está focada em como se dá a produção de vestuário de sujeitos do gênero masculino, quais são as suas narrativas apresentadas quando questionados sobre seus processos de vestimenta e, qual a relação – que fazem ou não – com arte. Em decorrência desse enfoque, buscou-se compreender como esses sujeitos produzem, escolhem, portam o seu vestuário, optando por estilos diversificados, marcando pertencimentos, e/ou personalidade através da roupa. Assim sendo, trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa do tipo netnográfica que se sustenta a partir das adaptações do método etnográfico a partir da comunicação mediada por computadores e Internet. As ferramentas para análise se configuram em questionários online para a exploração do assunto e, também, uma entrevista presencial com roteiro em formato semiestruturado. Buscou-se explorar o problema de pesquisa através da análise das narrativas buscando as regularidades e recorrências (também ausências) interpretando os significados que os sujeitos conferem às suas escolhas nos processos de vestimenta bem como suas relações com arte e moda. O primeiro capítulo é de cunho teórico, onde são abordados os principais conceitos da pesquisa, introduzindo as discussões pertinentes sobre moda, consumo e pertencimento. O segundo capítulo é analítico; procurou-se aproximar as falas dos autores às narrativas dos depoentes, sustentando com excertos extraídos dos questionários e entrevista. Destacou-se a preocupação com o vestuário para sair à noite e frequentar festas, casas noturnas, restaurantes e pubs; locais, estes, que os sujeitos frequentam como o intuito de ‘ver e serem vistos’. Emerge, também, das narrativas, o interesse pelo pertencimento, quando indagados sobre os locais que são frequentados e a troca de roupa para ir a estes locais. Outro ponto de análise é a relação entre moda e arte que se torna pertinente à pesquisa devido aos apontamentos dos sujeitos sobre a relação entre o processo criativo e o ato de vestir-se. Nas considerações finais, procurou-se articular os modos como estes sujeitos produzem, escolhem, portam o seu vestuário e optam por estilos diversificados, marcando pertencimentos. É importante ressaltar que este estudo não esgota os assuntos discutidos, pois busca instigar novos olhares sobre uma temática cada vez mais relevante no século XXI, a moda.
id UFRGS-2_ef23e93c1eba319a82886567b14a79fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71652
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lunkes, JaquelineGarbin, Elisabete Maria2013-05-17T01:43:01Z2013http://hdl.handle.net/10183/71652000879483Esta monografia tem como objetivo principal analisar narrativas de sujeitos do gênero masculino sobre os seus processos de vestimenta, com o intuito de estabelecer relações entre pertencimento, arte, moda e consumo. A problemática central está focada em como se dá a produção de vestuário de sujeitos do gênero masculino, quais são as suas narrativas apresentadas quando questionados sobre seus processos de vestimenta e, qual a relação – que fazem ou não – com arte. Em decorrência desse enfoque, buscou-se compreender como esses sujeitos produzem, escolhem, portam o seu vestuário, optando por estilos diversificados, marcando pertencimentos, e/ou personalidade através da roupa. Assim sendo, trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa do tipo netnográfica que se sustenta a partir das adaptações do método etnográfico a partir da comunicação mediada por computadores e Internet. As ferramentas para análise se configuram em questionários online para a exploração do assunto e, também, uma entrevista presencial com roteiro em formato semiestruturado. Buscou-se explorar o problema de pesquisa através da análise das narrativas buscando as regularidades e recorrências (também ausências) interpretando os significados que os sujeitos conferem às suas escolhas nos processos de vestimenta bem como suas relações com arte e moda. O primeiro capítulo é de cunho teórico, onde são abordados os principais conceitos da pesquisa, introduzindo as discussões pertinentes sobre moda, consumo e pertencimento. O segundo capítulo é analítico; procurou-se aproximar as falas dos autores às narrativas dos depoentes, sustentando com excertos extraídos dos questionários e entrevista. Destacou-se a preocupação com o vestuário para sair à noite e frequentar festas, casas noturnas, restaurantes e pubs; locais, estes, que os sujeitos frequentam como o intuito de ‘ver e serem vistos’. Emerge, também, das narrativas, o interesse pelo pertencimento, quando indagados sobre os locais que são frequentados e a troca de roupa para ir a estes locais. Outro ponto de análise é a relação entre moda e arte que se torna pertinente à pesquisa devido aos apontamentos dos sujeitos sobre a relação entre o processo criativo e o ato de vestir-se. Nas considerações finais, procurou-se articular os modos como estes sujeitos produzem, escolhem, portam o seu vestuário e optam por estilos diversificados, marcando pertencimentos. É importante ressaltar que este estudo não esgota os assuntos discutidos, pois busca instigar novos olhares sobre uma temática cada vez mais relevante no século XXI, a moda.This monograph aims to analyze narratives of male subjects about their procedures of how to dress, in order to establish relations between belonging, art, fashion and consumption. The central issue is focused on ways in which the production of clothing male subjects, what are their narratives presented when asked about their ways of dressing, and what the relationship - or not doing - with art. As a result of this approach, we sought to understand how these guys create, pick, carry their clothing, opting for diversified styles, marking belongings, and / or personality through clothing. Therefore, it is research with a qualitative approach, which relies nethnográfic from adaptations of the ethnographic method from computer-mediated communication and the Internet. The analysis tools are configured in online questionnaires to explore the subject and also a personal interview with semi-structured script format. We sought to explore the research problem by analyzing narratives seeking regularities and recurrences (also absent) interpreting the meanings that individuals attach to their choices in the processes of garment and its relationship with art and fashion. The first chapter is theoretical, which addresses the key concepts of the research, introducing the relevant discussions about fashion, consumption and belonging. The second chapter is analytical; tried to approximate the authors' statements to the narratives of witnesses, arguing with excerpts taken from questionnaires and interviews. It highlights the concern with clothing for a night out and partying, nightclubs, restaurants and pubs; sites, these, that subjects attend to in order to 'see and be seen'. Emerge also the narratives, the interest for membership, when asked about the places that are frequented and change clothes to go to these places. Another point of analysis is the relationship between fashion and art that becomes relevant due to the research subjects' notes on the relationship between the creative process and the act of dressing up. In the final, we tried to articulate the ways these guys create, pick, carry their clothing and opt for diversified styles, marking how to belong. Importantly, this study does not exhaust the issues discussed as search instigation new perspectives on a topic increasingly important in the twenty-first century fashion.application/pdfporConsumoArteModaFashionConsumptionArtBelongingEu costumo pensar que a roupa é a arte que se usa! : narrativas de sujeitos do gênero masculino sobre moda, consumo e pertencimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em pedagogia da arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000879483.pdf.txt000879483.pdf.txtExtracted Texttext/plain112895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71652/2/000879483.pdf.txt877ab638de789563cfef2998b8d58974MD52ORIGINAL000879483.pdf000879483.pdfTexto completoapplication/pdf914126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71652/1/000879483.pdf71a0c6a7cbbbb83146ebb3519356eacaMD51THUMBNAIL000879483.pdf.jpg000879483.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71652/3/000879483.pdf.jpg4e1edda81f313154b174e9f8289cee4eMD5310183/716522018-10-17 07:42:18.709oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71652Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:42:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eu costumo pensar que a roupa é a arte que se usa! : narrativas de sujeitos do gênero masculino sobre moda, consumo e pertencimento
title Eu costumo pensar que a roupa é a arte que se usa! : narrativas de sujeitos do gênero masculino sobre moda, consumo e pertencimento
spellingShingle Eu costumo pensar que a roupa é a arte que se usa! : narrativas de sujeitos do gênero masculino sobre moda, consumo e pertencimento
Lunkes, Jaqueline
Consumo
Arte
Moda
Fashion
Consumption
Art
Belonging
title_short Eu costumo pensar que a roupa é a arte que se usa! : narrativas de sujeitos do gênero masculino sobre moda, consumo e pertencimento
title_full Eu costumo pensar que a roupa é a arte que se usa! : narrativas de sujeitos do gênero masculino sobre moda, consumo e pertencimento
title_fullStr Eu costumo pensar que a roupa é a arte que se usa! : narrativas de sujeitos do gênero masculino sobre moda, consumo e pertencimento
title_full_unstemmed Eu costumo pensar que a roupa é a arte que se usa! : narrativas de sujeitos do gênero masculino sobre moda, consumo e pertencimento
title_sort Eu costumo pensar que a roupa é a arte que se usa! : narrativas de sujeitos do gênero masculino sobre moda, consumo e pertencimento
author Lunkes, Jaqueline
author_facet Lunkes, Jaqueline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lunkes, Jaqueline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garbin, Elisabete Maria
contributor_str_mv Garbin, Elisabete Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Arte
Moda
topic Consumo
Arte
Moda
Fashion
Consumption
Art
Belonging
dc.subject.eng.fl_str_mv Fashion
Consumption
Art
Belonging
description Esta monografia tem como objetivo principal analisar narrativas de sujeitos do gênero masculino sobre os seus processos de vestimenta, com o intuito de estabelecer relações entre pertencimento, arte, moda e consumo. A problemática central está focada em como se dá a produção de vestuário de sujeitos do gênero masculino, quais são as suas narrativas apresentadas quando questionados sobre seus processos de vestimenta e, qual a relação – que fazem ou não – com arte. Em decorrência desse enfoque, buscou-se compreender como esses sujeitos produzem, escolhem, portam o seu vestuário, optando por estilos diversificados, marcando pertencimentos, e/ou personalidade através da roupa. Assim sendo, trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa do tipo netnográfica que se sustenta a partir das adaptações do método etnográfico a partir da comunicação mediada por computadores e Internet. As ferramentas para análise se configuram em questionários online para a exploração do assunto e, também, uma entrevista presencial com roteiro em formato semiestruturado. Buscou-se explorar o problema de pesquisa através da análise das narrativas buscando as regularidades e recorrências (também ausências) interpretando os significados que os sujeitos conferem às suas escolhas nos processos de vestimenta bem como suas relações com arte e moda. O primeiro capítulo é de cunho teórico, onde são abordados os principais conceitos da pesquisa, introduzindo as discussões pertinentes sobre moda, consumo e pertencimento. O segundo capítulo é analítico; procurou-se aproximar as falas dos autores às narrativas dos depoentes, sustentando com excertos extraídos dos questionários e entrevista. Destacou-se a preocupação com o vestuário para sair à noite e frequentar festas, casas noturnas, restaurantes e pubs; locais, estes, que os sujeitos frequentam como o intuito de ‘ver e serem vistos’. Emerge, também, das narrativas, o interesse pelo pertencimento, quando indagados sobre os locais que são frequentados e a troca de roupa para ir a estes locais. Outro ponto de análise é a relação entre moda e arte que se torna pertinente à pesquisa devido aos apontamentos dos sujeitos sobre a relação entre o processo criativo e o ato de vestir-se. Nas considerações finais, procurou-se articular os modos como estes sujeitos produzem, escolhem, portam o seu vestuário e optam por estilos diversificados, marcando pertencimentos. É importante ressaltar que este estudo não esgota os assuntos discutidos, pois busca instigar novos olhares sobre uma temática cada vez mais relevante no século XXI, a moda.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-17T01:43:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71652
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000879483
url http://hdl.handle.net/10183/71652
identifier_str_mv 000879483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71652/2/000879483.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71652/1/000879483.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71652/3/000879483.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 877ab638de789563cfef2998b8d58974
71a0c6a7cbbbb83146ebb3519356eaca
4e1edda81f313154b174e9f8289cee4e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447106745270272