O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224312 |
Resumo: | O artigo procede a uma primeira aproximação da trajetória da disciplina de História da Educação, no âmbito da Faculdade de Educação da UFRGS, no período de 1973 a 2004, com o objetivo de identificar como a área vem se fazendo presente nos cursos de formação de professores. Seu intuito é de que, no diálogo com os levantamentos realizados em outras instituições formadoras, seja possível efetivar uma análise histórica e comparativa entre diferentes tempos, concepções e propostas curriculares de História da Educação. Para um mapeamento inicial tomaram-se como documentos privilegiados os planos de ensino das diferentes disciplinas que enfocaram a História da Educação. Sugere-se que uma análise mais exaustiva dos planos de ensino das disciplinas que podem ser caracterizadas como História da Educação, embora sob denominações diversas, sua contrastação na extensão do período analisado possibilitará que se identifiquem as tendências da área, seja quanto à formação dos docentes, as temáticas privilegiadas e as emergentes, os autores adotados, as filiações teóricas, bem como as articulações dessas disciplinas no currículo do Curso de Pedagogia e das demais licenciaturas. |
id |
UFRGS-2_ef6223ef475c33b98a2d9c7585a53fa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224312 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stephanou, Maria2021-07-22T04:35:09Z20061414-3518http://hdl.handle.net/10183/224312000579847O artigo procede a uma primeira aproximação da trajetória da disciplina de História da Educação, no âmbito da Faculdade de Educação da UFRGS, no período de 1973 a 2004, com o objetivo de identificar como a área vem se fazendo presente nos cursos de formação de professores. Seu intuito é de que, no diálogo com os levantamentos realizados em outras instituições formadoras, seja possível efetivar uma análise histórica e comparativa entre diferentes tempos, concepções e propostas curriculares de História da Educação. Para um mapeamento inicial tomaram-se como documentos privilegiados os planos de ensino das diferentes disciplinas que enfocaram a História da Educação. Sugere-se que uma análise mais exaustiva dos planos de ensino das disciplinas que podem ser caracterizadas como História da Educação, embora sob denominações diversas, sua contrastação na extensão do período analisado possibilitará que se identifiquem as tendências da área, seja quanto à formação dos docentes, as temáticas privilegiadas e as emergentes, os autores adotados, as filiações teóricas, bem como as articulações dessas disciplinas no currículo do Curso de Pedagogia e das demais licenciaturas.History of education teaching in historiy of the faculty of Education – UFRGS – first approaches This article makes a first approach to the trajectory of the discipline History of Education at Faculty of Education – UFRGS, from 1973 to 2004, aiming at identifying how the area of history has been present in teachers’ education courses. Its goal is to make possible a historical and comparative analysis between different moments, conceptions, and curricular strategies in History of Education, through a dialogue with surveys conducted in other formation institutions. Firstly, teaching plans of diverse disciplines that focus on History of Education were taken as privileged documents. We propose a more exhaustive analysis of teaching plans of the disciplines that can be characterized as History of Education, although under diverse designations. Their confrontation along the analized period might enable the identification of the tendencies in the area, as to the formation of the professors, privileged and emergent issues, authors adopted, theoretical affiliations, and the linkages of these disciplines inside the curriculum of both Pedagogy and other teachers’ formation courses.application/pdfporHistória da educação. Pelotas. Vol. 10, n. 19 (abr. 2006), p. 293-300Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de EducaçãoHistória da educaçãoEnsinoFaculty of Education – UFRGSHistory of educationO ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximaçõesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000579847.pdf.txt000579847.pdf.txtExtracted Texttext/plain20185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224312/2/000579847.pdf.txt101b05e23b4e3f85198588694ea0ecfcMD52ORIGINAL000579847.pdfTexto completoapplication/pdf20772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224312/1/000579847.pdf90980b1c87e3453dde3099527ab451b0MD5110183/2243122021-08-18 04:27:51.539361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224312Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:27:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações |
title |
O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações |
spellingShingle |
O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações Stephanou, Maria Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação História da educação Ensino Faculty of Education – UFRGS History of education |
title_short |
O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações |
title_full |
O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações |
title_fullStr |
O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações |
title_full_unstemmed |
O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações |
title_sort |
O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações |
author |
Stephanou, Maria |
author_facet |
Stephanou, Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stephanou, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação História da educação Ensino |
topic |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação História da educação Ensino Faculty of Education – UFRGS History of education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Faculty of Education – UFRGS History of education |
description |
O artigo procede a uma primeira aproximação da trajetória da disciplina de História da Educação, no âmbito da Faculdade de Educação da UFRGS, no período de 1973 a 2004, com o objetivo de identificar como a área vem se fazendo presente nos cursos de formação de professores. Seu intuito é de que, no diálogo com os levantamentos realizados em outras instituições formadoras, seja possível efetivar uma análise histórica e comparativa entre diferentes tempos, concepções e propostas curriculares de História da Educação. Para um mapeamento inicial tomaram-se como documentos privilegiados os planos de ensino das diferentes disciplinas que enfocaram a História da Educação. Sugere-se que uma análise mais exaustiva dos planos de ensino das disciplinas que podem ser caracterizadas como História da Educação, embora sob denominações diversas, sua contrastação na extensão do período analisado possibilitará que se identifiquem as tendências da área, seja quanto à formação dos docentes, as temáticas privilegiadas e as emergentes, os autores adotados, as filiações teóricas, bem como as articulações dessas disciplinas no currículo do Curso de Pedagogia e das demais licenciaturas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-22T04:35:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224312 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3518 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000579847 |
identifier_str_mv |
1414-3518 000579847 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
História da educação. Pelotas. Vol. 10, n. 19 (abr. 2006), p. 293-300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224312/2/000579847.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224312/1/000579847.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
101b05e23b4e3f85198588694ea0ecfc 90980b1c87e3453dde3099527ab451b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447752758263808 |