O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stephanou, Maria
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224312
Resumo: O artigo procede a uma primeira aproximação da trajetória da disciplina de História da Educação, no âmbito da Faculdade de Educação da UFRGS, no período de 1973 a 2004, com o objetivo de identificar como a área vem se fazendo presente nos cursos de formação de professores. Seu intuito é de que, no diálogo com os levantamentos realizados em outras instituições formadoras, seja possível efetivar uma análise histórica e comparativa entre diferentes tempos, concepções e propostas curriculares de História da Educação. Para um mapeamento inicial tomaram-se como documentos privilegiados os planos de ensino das diferentes disciplinas que enfocaram a História da Educação. Sugere-se que uma análise mais exaustiva dos planos de ensino das disciplinas que podem ser caracterizadas como História da Educação, embora sob denominações diversas, sua contrastação na extensão do período analisado possibilitará que se identifiquem as tendências da área, seja quanto à formação dos docentes, as temáticas privilegiadas e as emergentes, os autores adotados, as filiações teóricas, bem como as articulações dessas disciplinas no currículo do Curso de Pedagogia e das demais licenciaturas.
id UFRGS-2_ef6223ef475c33b98a2d9c7585a53fa5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224312
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Stephanou, Maria2021-07-22T04:35:09Z20061414-3518http://hdl.handle.net/10183/224312000579847O artigo procede a uma primeira aproximação da trajetória da disciplina de História da Educação, no âmbito da Faculdade de Educação da UFRGS, no período de 1973 a 2004, com o objetivo de identificar como a área vem se fazendo presente nos cursos de formação de professores. Seu intuito é de que, no diálogo com os levantamentos realizados em outras instituições formadoras, seja possível efetivar uma análise histórica e comparativa entre diferentes tempos, concepções e propostas curriculares de História da Educação. Para um mapeamento inicial tomaram-se como documentos privilegiados os planos de ensino das diferentes disciplinas que enfocaram a História da Educação. Sugere-se que uma análise mais exaustiva dos planos de ensino das disciplinas que podem ser caracterizadas como História da Educação, embora sob denominações diversas, sua contrastação na extensão do período analisado possibilitará que se identifiquem as tendências da área, seja quanto à formação dos docentes, as temáticas privilegiadas e as emergentes, os autores adotados, as filiações teóricas, bem como as articulações dessas disciplinas no currículo do Curso de Pedagogia e das demais licenciaturas.History of education teaching in historiy of the faculty of Education – UFRGS – first approaches This article makes a first approach to the trajectory of the discipline History of Education at Faculty of Education – UFRGS, from 1973 to 2004, aiming at identifying how the area of history has been present in teachers’ education courses. Its goal is to make possible a historical and comparative analysis between different moments, conceptions, and curricular strategies in History of Education, through a dialogue with surveys conducted in other formation institutions. Firstly, teaching plans of diverse disciplines that focus on History of Education were taken as privileged documents. We propose a more exhaustive analysis of teaching plans of the disciplines that can be characterized as History of Education, although under diverse designations. Their confrontation along the analized period might enable the identification of the tendencies in the area, as to the formation of the professors, privileged and emergent issues, authors adopted, theoretical affiliations, and the linkages of these disciplines inside the curriculum of both Pedagogy and other teachers’ formation courses.application/pdfporHistória da educação. Pelotas. Vol. 10, n. 19 (abr. 2006), p. 293-300Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de EducaçãoHistória da educaçãoEnsinoFaculty of Education – UFRGSHistory of educationO ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximaçõesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000579847.pdf.txt000579847.pdf.txtExtracted Texttext/plain20185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224312/2/000579847.pdf.txt101b05e23b4e3f85198588694ea0ecfcMD52ORIGINAL000579847.pdfTexto completoapplication/pdf20772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224312/1/000579847.pdf90980b1c87e3453dde3099527ab451b0MD5110183/2243122021-08-18 04:27:51.539361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224312Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:27:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações
title O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações
spellingShingle O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações
Stephanou, Maria
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação
História da educação
Ensino
Faculty of Education – UFRGS
History of education
title_short O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações
title_full O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações
title_fullStr O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações
title_full_unstemmed O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações
title_sort O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS : primeiras aproximações
author Stephanou, Maria
author_facet Stephanou, Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stephanou, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação
História da educação
Ensino
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação
História da educação
Ensino
Faculty of Education – UFRGS
History of education
dc.subject.eng.fl_str_mv Faculty of Education – UFRGS
History of education
description O artigo procede a uma primeira aproximação da trajetória da disciplina de História da Educação, no âmbito da Faculdade de Educação da UFRGS, no período de 1973 a 2004, com o objetivo de identificar como a área vem se fazendo presente nos cursos de formação de professores. Seu intuito é de que, no diálogo com os levantamentos realizados em outras instituições formadoras, seja possível efetivar uma análise histórica e comparativa entre diferentes tempos, concepções e propostas curriculares de História da Educação. Para um mapeamento inicial tomaram-se como documentos privilegiados os planos de ensino das diferentes disciplinas que enfocaram a História da Educação. Sugere-se que uma análise mais exaustiva dos planos de ensino das disciplinas que podem ser caracterizadas como História da Educação, embora sob denominações diversas, sua contrastação na extensão do período analisado possibilitará que se identifiquem as tendências da área, seja quanto à formação dos docentes, as temáticas privilegiadas e as emergentes, os autores adotados, as filiações teóricas, bem como as articulações dessas disciplinas no currículo do Curso de Pedagogia e das demais licenciaturas.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-22T04:35:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224312
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3518
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000579847
identifier_str_mv 1414-3518
000579847
url http://hdl.handle.net/10183/224312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv História da educação. Pelotas. Vol. 10, n. 19 (abr. 2006), p. 293-300
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224312/2/000579847.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224312/1/000579847.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 101b05e23b4e3f85198588694ea0ecfc
90980b1c87e3453dde3099527ab451b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447752758263808