Geometria plana e resolução de problemas : um estudo com estudantes da 2ª série do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Pedro Henrique da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270525
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar quais estratégias os alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola particular de Canoas/RS estabelecem para resolver problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esse trabalho emerge da necessidade do pesquisador de buscar alternativas para preparar os estudantes da instituição em que atua para provas externas como o ENEM e vestibulares. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa considerando as contribuições de Silveira e Córdova (2009) e foi desenvolvida à luz da Resolução de Problemas de Polya (1995), utilizando Onuchic e Allevato (2009) como inspiração nas etapas de Resolução de Problemas. Para a análise dos dados, foi utilizada a Teoria dos Três Mundos de David Tall. A produção de dados foi realizada em uma turma da segunda série do Ensino Médio de uma escola particular no ano letivo de 2023. Considerando que o público-alvo deste estudo são estudantes de uma escola que prepara para avaliações externas, foram selecionados e adaptados alguns problemas das provas do ENEM para a execução da prática. Após a produção de dados, a fim de responder a pergunta norteadora da pesquisa, foram analisadas as resoluções dos problemas desenvolvidas pelos estudantes participantes a partir do referencial teórico que embasa o estudo. Por meio dessa prática, os estudantes foram incentivados a pensar de maneira autônoma, aprimorar suas estratégias de resolução, fortalecer a capacidade de interpretação e desenvolver habilidades simbólicas.
id UFRGS-2_ef74f30cd447f731fd8cf152e3e41076
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270525
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Monteiro, Pedro Henrique da SilvaSant'Ana, Marilaine de Fraga2023-12-23T03:29:52Z2023http://hdl.handle.net/10183/270525001193711O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar quais estratégias os alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola particular de Canoas/RS estabelecem para resolver problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esse trabalho emerge da necessidade do pesquisador de buscar alternativas para preparar os estudantes da instituição em que atua para provas externas como o ENEM e vestibulares. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa considerando as contribuições de Silveira e Córdova (2009) e foi desenvolvida à luz da Resolução de Problemas de Polya (1995), utilizando Onuchic e Allevato (2009) como inspiração nas etapas de Resolução de Problemas. Para a análise dos dados, foi utilizada a Teoria dos Três Mundos de David Tall. A produção de dados foi realizada em uma turma da segunda série do Ensino Médio de uma escola particular no ano letivo de 2023. Considerando que o público-alvo deste estudo são estudantes de uma escola que prepara para avaliações externas, foram selecionados e adaptados alguns problemas das provas do ENEM para a execução da prática. Após a produção de dados, a fim de responder a pergunta norteadora da pesquisa, foram analisadas as resoluções dos problemas desenvolvidas pelos estudantes participantes a partir do referencial teórico que embasa o estudo. Por meio dessa prática, os estudantes foram incentivados a pensar de maneira autônoma, aprimorar suas estratégias de resolução, fortalecer a capacidade de interpretação e desenvolver habilidades simbólicas.The present Final Course Work aims to analyze the strategies employed by second-year high school students at a private school in Canoas/RS to solve problems from the National High School Examination (ENEM). This research emerges from the researcher's need to seek alternatives to prepare students at the institution where they work for external exams such as the ENEM and college entrance exams. This study adopts a qualitative approach, considering the contributions of Silveira and Córdova (2009), and is developed based on Polya's Problem-Solving Framework (1995), drawing inspiration from Onuchic and Allevato (2009) in the problem-solving stages. The Three Worlds Theory by David Tall is employed for data analysis. Data collection took place in a second-year high school class at a private school during the 2023 academic year. Given that the target audience of this study comprises students at a school that prepares them for external assessments, some problems from ENEM exams were selected and adapted for practical execution. Following data collection, to address the research question, the problem-solving solutions developed by participating students were analyzed within the theoretical framework underpinning the study. Through this practice, students were encouraged to think autonomously, refine their problem-solving strategies, enhance their interpretative skills, and develop symbolic abilities.application/pdfporResolução de problemasGeometria planaProblem solvingPlane geometryDavid TallGeometria plana e resolução de problemas : um estudo com estudantes da 2ª série do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193711.pdf.txt001193711.pdf.txtExtracted Texttext/plain102260http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270525/2/001193711.pdf.txtfcb3e3be097b5008d3f6a75ed9c69fffMD52ORIGINAL001193711.pdfTexto completoapplication/pdf1878638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270525/1/001193711.pdfb66b370107b905e78f522f8daa569dd2MD5110183/2705252023-12-24 04:26:49.392011oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270525Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-24T06:26:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geometria plana e resolução de problemas : um estudo com estudantes da 2ª série do Ensino Médio
title Geometria plana e resolução de problemas : um estudo com estudantes da 2ª série do Ensino Médio
spellingShingle Geometria plana e resolução de problemas : um estudo com estudantes da 2ª série do Ensino Médio
Monteiro, Pedro Henrique da Silva
Resolução de problemas
Geometria plana
Problem solving
Plane geometry
David Tall
title_short Geometria plana e resolução de problemas : um estudo com estudantes da 2ª série do Ensino Médio
title_full Geometria plana e resolução de problemas : um estudo com estudantes da 2ª série do Ensino Médio
title_fullStr Geometria plana e resolução de problemas : um estudo com estudantes da 2ª série do Ensino Médio
title_full_unstemmed Geometria plana e resolução de problemas : um estudo com estudantes da 2ª série do Ensino Médio
title_sort Geometria plana e resolução de problemas : um estudo com estudantes da 2ª série do Ensino Médio
author Monteiro, Pedro Henrique da Silva
author_facet Monteiro, Pedro Henrique da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Pedro Henrique da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Geometria plana
topic Resolução de problemas
Geometria plana
Problem solving
Plane geometry
David Tall
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem solving
Plane geometry
David Tall
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar quais estratégias os alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola particular de Canoas/RS estabelecem para resolver problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esse trabalho emerge da necessidade do pesquisador de buscar alternativas para preparar os estudantes da instituição em que atua para provas externas como o ENEM e vestibulares. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa considerando as contribuições de Silveira e Córdova (2009) e foi desenvolvida à luz da Resolução de Problemas de Polya (1995), utilizando Onuchic e Allevato (2009) como inspiração nas etapas de Resolução de Problemas. Para a análise dos dados, foi utilizada a Teoria dos Três Mundos de David Tall. A produção de dados foi realizada em uma turma da segunda série do Ensino Médio de uma escola particular no ano letivo de 2023. Considerando que o público-alvo deste estudo são estudantes de uma escola que prepara para avaliações externas, foram selecionados e adaptados alguns problemas das provas do ENEM para a execução da prática. Após a produção de dados, a fim de responder a pergunta norteadora da pesquisa, foram analisadas as resoluções dos problemas desenvolvidas pelos estudantes participantes a partir do referencial teórico que embasa o estudo. Por meio dessa prática, os estudantes foram incentivados a pensar de maneira autônoma, aprimorar suas estratégias de resolução, fortalecer a capacidade de interpretação e desenvolver habilidades simbólicas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-23T03:29:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270525
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001193711
url http://hdl.handle.net/10183/270525
identifier_str_mv 001193711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270525/2/001193711.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270525/1/001193711.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fcb3e3be097b5008d3f6a75ed9c69fff
b66b370107b905e78f522f8daa569dd2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224673011171328