Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contini, Giresse
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56107
Resumo: O presente trabalho tem como tema as compras coletivas, objetivando entender o processo de nascimento deste novo mercado, originado através da implementação de uma ideia inovadora, a comercialização coletiva de produtos e serviços com grandes descontos, pelo Groupon e seu fundador, Andrew Mason. Esse trabalho aborda o surgimento de compras coletivas como um novo e promissor mercado, focando sua chegada no Brasil em 2010 com o Peixe Urbano, seu desenvolvimento e atual status no país, e possíveis mudanças que poderá sofrer no futuro. Esse trabalho analisa as compras coletivas através da Teoria da Inovação de Schumpeter e, posteriormente, sob a ótica dos Neo-Schumpeterianos, como uma inovação dentro do atual paradigma tecnológico da informação, que culminou com o surgimento de um absoluto novo mercado.
id UFRGS-2_efc769a5c01f5e6c2fdfdd570cc9d1ab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56107
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Contini, GiresseConceição, Octavio Augusto Camargo2012-10-05T01:38:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/56107000858419O presente trabalho tem como tema as compras coletivas, objetivando entender o processo de nascimento deste novo mercado, originado através da implementação de uma ideia inovadora, a comercialização coletiva de produtos e serviços com grandes descontos, pelo Groupon e seu fundador, Andrew Mason. Esse trabalho aborda o surgimento de compras coletivas como um novo e promissor mercado, focando sua chegada no Brasil em 2010 com o Peixe Urbano, seu desenvolvimento e atual status no país, e possíveis mudanças que poderá sofrer no futuro. Esse trabalho analisa as compras coletivas através da Teoria da Inovação de Schumpeter e, posteriormente, sob a ótica dos Neo-Schumpeterianos, como uma inovação dentro do atual paradigma tecnológico da informação, que culminou com o surgimento de um absoluto novo mercado.The present paper treats of collective purchases, and it aims to understand the process of birth of this new market, originated by implementing an innovative idea, the collective marketing of products and services with big discounts, by Groupon and its founder, Andrew Mason. This work discusses the rise of Collective Purchases as a new and promising market, focusing on its arrival and development in Brazil in 2010 with Peixe Urbano, its current status in the country and possible changes that it may go through in the future. This paper analyzes collective purchases through Schumpeter's Innovation Theory and, further on, under the perspective of the Neo-Schumpeterians, as an innovation within the current technological paradigm of information, that culminated in the onset of an absolutely new market.application/pdfporDesenvolvimento econômicoCiclo econômicoInfraestruturaInovação tecnológicaInternetBrasilCollective purchasesDaily dealsInnovationTechnological paradigmGrouponPeixe UrbanoCompras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000858419.pdf000858419.pdfTexto completoapplication/pdf1838297http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56107/1/000858419.pdf146a4f3d0a52f39adc3ed1df95e537d3MD51TEXT000858419.pdf.txt000858419.pdf.txtExtracted Texttext/plain184754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56107/2/000858419.pdf.txt560372e896232a6ccfcaaa5ca221e601MD52THUMBNAIL000858419.pdf.jpg000858419.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56107/3/000858419.pdf.jpgf1013b74994e693c088378333f5b181aMD5310183/561072018-10-15 09:29:54.337oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56107Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:29:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente
title Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente
spellingShingle Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente
Contini, Giresse
Desenvolvimento econômico
Ciclo econômico
Infraestrutura
Inovação tecnológica
Internet
Brasil
Collective purchases
Daily deals
Innovation
Technological paradigm
Groupon
Peixe Urbano
title_short Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente
title_full Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente
title_fullStr Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente
title_full_unstemmed Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente
title_sort Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente
author Contini, Giresse
author_facet Contini, Giresse
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Contini, Giresse
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Conceição, Octavio Augusto Camargo
contributor_str_mv Conceição, Octavio Augusto Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento econômico
Ciclo econômico
Infraestrutura
Inovação tecnológica
Internet
Brasil
topic Desenvolvimento econômico
Ciclo econômico
Infraestrutura
Inovação tecnológica
Internet
Brasil
Collective purchases
Daily deals
Innovation
Technological paradigm
Groupon
Peixe Urbano
dc.subject.eng.fl_str_mv Collective purchases
Daily deals
Innovation
Technological paradigm
Groupon
Peixe Urbano
description O presente trabalho tem como tema as compras coletivas, objetivando entender o processo de nascimento deste novo mercado, originado através da implementação de uma ideia inovadora, a comercialização coletiva de produtos e serviços com grandes descontos, pelo Groupon e seu fundador, Andrew Mason. Esse trabalho aborda o surgimento de compras coletivas como um novo e promissor mercado, focando sua chegada no Brasil em 2010 com o Peixe Urbano, seu desenvolvimento e atual status no país, e possíveis mudanças que poderá sofrer no futuro. Esse trabalho analisa as compras coletivas através da Teoria da Inovação de Schumpeter e, posteriormente, sob a ótica dos Neo-Schumpeterianos, como uma inovação dentro do atual paradigma tecnológico da informação, que culminou com o surgimento de um absoluto novo mercado.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-05T01:38:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56107
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000858419
url http://hdl.handle.net/10183/56107
identifier_str_mv 000858419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56107/1/000858419.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56107/2/000858419.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56107/3/000858419.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 146a4f3d0a52f39adc3ed1df95e537d3
560372e896232a6ccfcaaa5ca221e601
f1013b74994e693c088378333f5b181a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224433246928896