Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56107 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema as compras coletivas, objetivando entender o processo de nascimento deste novo mercado, originado através da implementação de uma ideia inovadora, a comercialização coletiva de produtos e serviços com grandes descontos, pelo Groupon e seu fundador, Andrew Mason. Esse trabalho aborda o surgimento de compras coletivas como um novo e promissor mercado, focando sua chegada no Brasil em 2010 com o Peixe Urbano, seu desenvolvimento e atual status no país, e possíveis mudanças que poderá sofrer no futuro. Esse trabalho analisa as compras coletivas através da Teoria da Inovação de Schumpeter e, posteriormente, sob a ótica dos Neo-Schumpeterianos, como uma inovação dentro do atual paradigma tecnológico da informação, que culminou com o surgimento de um absoluto novo mercado. |
id |
UFRGS-2_efc769a5c01f5e6c2fdfdd570cc9d1ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56107 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Contini, GiresseConceição, Octavio Augusto Camargo2012-10-05T01:38:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/56107000858419O presente trabalho tem como tema as compras coletivas, objetivando entender o processo de nascimento deste novo mercado, originado através da implementação de uma ideia inovadora, a comercialização coletiva de produtos e serviços com grandes descontos, pelo Groupon e seu fundador, Andrew Mason. Esse trabalho aborda o surgimento de compras coletivas como um novo e promissor mercado, focando sua chegada no Brasil em 2010 com o Peixe Urbano, seu desenvolvimento e atual status no país, e possíveis mudanças que poderá sofrer no futuro. Esse trabalho analisa as compras coletivas através da Teoria da Inovação de Schumpeter e, posteriormente, sob a ótica dos Neo-Schumpeterianos, como uma inovação dentro do atual paradigma tecnológico da informação, que culminou com o surgimento de um absoluto novo mercado.The present paper treats of collective purchases, and it aims to understand the process of birth of this new market, originated by implementing an innovative idea, the collective marketing of products and services with big discounts, by Groupon and its founder, Andrew Mason. This work discusses the rise of Collective Purchases as a new and promising market, focusing on its arrival and development in Brazil in 2010 with Peixe Urbano, its current status in the country and possible changes that it may go through in the future. This paper analyzes collective purchases through Schumpeter's Innovation Theory and, further on, under the perspective of the Neo-Schumpeterians, as an innovation within the current technological paradigm of information, that culminated in the onset of an absolutely new market.application/pdfporDesenvolvimento econômicoCiclo econômicoInfraestruturaInovação tecnológicaInternetBrasilCollective purchasesDaily dealsInnovationTechnological paradigmGrouponPeixe UrbanoCompras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000858419.pdf000858419.pdfTexto completoapplication/pdf1838297http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56107/1/000858419.pdf146a4f3d0a52f39adc3ed1df95e537d3MD51TEXT000858419.pdf.txt000858419.pdf.txtExtracted Texttext/plain184754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56107/2/000858419.pdf.txt560372e896232a6ccfcaaa5ca221e601MD52THUMBNAIL000858419.pdf.jpg000858419.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56107/3/000858419.pdf.jpgf1013b74994e693c088378333f5b181aMD5310183/561072018-10-15 09:29:54.337oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56107Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:29:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente |
title |
Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente |
spellingShingle |
Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente Contini, Giresse Desenvolvimento econômico Ciclo econômico Infraestrutura Inovação tecnológica Internet Brasil Collective purchases Daily deals Innovation Technological paradigm Groupon Peixe Urbano |
title_short |
Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente |
title_full |
Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente |
title_fullStr |
Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente |
title_full_unstemmed |
Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente |
title_sort |
Compras coletivas : o surgimento de um novo mercado através da inovação nas vendas pela internet, dentro do paradigma tecnológico vigente |
author |
Contini, Giresse |
author_facet |
Contini, Giresse |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Contini, Giresse |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Conceição, Octavio Augusto Camargo |
contributor_str_mv |
Conceição, Octavio Augusto Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento econômico Ciclo econômico Infraestrutura Inovação tecnológica Internet Brasil |
topic |
Desenvolvimento econômico Ciclo econômico Infraestrutura Inovação tecnológica Internet Brasil Collective purchases Daily deals Innovation Technological paradigm Groupon Peixe Urbano |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Collective purchases Daily deals Innovation Technological paradigm Groupon Peixe Urbano |
description |
O presente trabalho tem como tema as compras coletivas, objetivando entender o processo de nascimento deste novo mercado, originado através da implementação de uma ideia inovadora, a comercialização coletiva de produtos e serviços com grandes descontos, pelo Groupon e seu fundador, Andrew Mason. Esse trabalho aborda o surgimento de compras coletivas como um novo e promissor mercado, focando sua chegada no Brasil em 2010 com o Peixe Urbano, seu desenvolvimento e atual status no país, e possíveis mudanças que poderá sofrer no futuro. Esse trabalho analisa as compras coletivas através da Teoria da Inovação de Schumpeter e, posteriormente, sob a ótica dos Neo-Schumpeterianos, como uma inovação dentro do atual paradigma tecnológico da informação, que culminou com o surgimento de um absoluto novo mercado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-05T01:38:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56107 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000858419 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56107 |
identifier_str_mv |
000858419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56107/1/000858419.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56107/2/000858419.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56107/3/000858419.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
146a4f3d0a52f39adc3ed1df95e537d3 560372e896232a6ccfcaaa5ca221e601 f1013b74994e693c088378333f5b181a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224433246928896 |