Interculturalidade sonora : explorando percepções estéticas em arranjos de músicas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172677 |
Resumo: | Este projeto de graduação é composto por um caderno de arranjos musicais, com os arquivos digitais de áudio e o memorial descritivo sobre a elaboração dos mesmos, concebidos para grupos musicais de formações distintas, tais como Big Bands, bandas de concerto, orquestras e alguns grupos mais peculiares, de acordo com a intenção do arranjo. Proponho, a partir desses, explorar algumas características encontradas no âmbito da música popular brasileira, evidenciando aspectos musicais identitários e diálogos culturais tais como ritmo, harmonias e texturas sonoras. Os arranjos foram escritos para diferentes contextos e a maior parte são canções populares brasileiras, escritas para serem executadas somente por instrumentos. Escrevi também um arranjo de uma composição instrumental, que originalmente é escrita para violão solo. |
id |
UFRGS-2_eff3f8ea1d111242b14ca10dc7eceb7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172677 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Poletto, Saulo RodrigoMattos, Fernando Lewis de2018-02-20T02:26:03Z2018http://hdl.handle.net/10183/172677001060240Este projeto de graduação é composto por um caderno de arranjos musicais, com os arquivos digitais de áudio e o memorial descritivo sobre a elaboração dos mesmos, concebidos para grupos musicais de formações distintas, tais como Big Bands, bandas de concerto, orquestras e alguns grupos mais peculiares, de acordo com a intenção do arranjo. Proponho, a partir desses, explorar algumas características encontradas no âmbito da música popular brasileira, evidenciando aspectos musicais identitários e diálogos culturais tais como ritmo, harmonias e texturas sonoras. Os arranjos foram escritos para diferentes contextos e a maior parte são canções populares brasileiras, escritas para serem executadas somente por instrumentos. Escrevi também um arranjo de uma composição instrumental, que originalmente é escrita para violão solo.application/zipapplication/pdfporArranjo musicalMúsica popular : BrasilCanção popularComposiçãoMusica instrumentalBanda (Música)Concerto (Música)Interculturalidade sonora : explorando percepções estéticas em arranjos de músicas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2018Música: Habilitação em Música Popular: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001060240.pdf001060240.pdfTexto completoapplication/pdf5391744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172677/1/001060240.pdfdf451d94c1d42e752a3836521dd2406bMD51001060240.zip001060240.zipMúsicaapplication/zip392923260http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172677/2/001060240.zipe078c113a2a921bca7c3c2b0c6054501MD52TEXT001060240.pdf.txt001060240.pdf.txtExtracted Texttext/plain302244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172677/3/001060240.pdf.txt8ab9f354d3af91e6d5c4981782342cb6MD53THUMBNAIL001060240.pdf.jpg001060240.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172677/4/001060240.pdf.jpg408d7b02219695e4dc871b55ebd58bb2MD5410183/1726772018-12-30 04:07:27.811578oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172677Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-12-30T06:07:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interculturalidade sonora : explorando percepções estéticas em arranjos de músicas brasileiras |
title |
Interculturalidade sonora : explorando percepções estéticas em arranjos de músicas brasileiras |
spellingShingle |
Interculturalidade sonora : explorando percepções estéticas em arranjos de músicas brasileiras Poletto, Saulo Rodrigo Arranjo musical Música popular : Brasil Canção popular Composição Musica instrumental Banda (Música) Concerto (Música) |
title_short |
Interculturalidade sonora : explorando percepções estéticas em arranjos de músicas brasileiras |
title_full |
Interculturalidade sonora : explorando percepções estéticas em arranjos de músicas brasileiras |
title_fullStr |
Interculturalidade sonora : explorando percepções estéticas em arranjos de músicas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Interculturalidade sonora : explorando percepções estéticas em arranjos de músicas brasileiras |
title_sort |
Interculturalidade sonora : explorando percepções estéticas em arranjos de músicas brasileiras |
author |
Poletto, Saulo Rodrigo |
author_facet |
Poletto, Saulo Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Poletto, Saulo Rodrigo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mattos, Fernando Lewis de |
contributor_str_mv |
Mattos, Fernando Lewis de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arranjo musical Música popular : Brasil Canção popular Composição Musica instrumental Banda (Música) Concerto (Música) |
topic |
Arranjo musical Música popular : Brasil Canção popular Composição Musica instrumental Banda (Música) Concerto (Música) |
description |
Este projeto de graduação é composto por um caderno de arranjos musicais, com os arquivos digitais de áudio e o memorial descritivo sobre a elaboração dos mesmos, concebidos para grupos musicais de formações distintas, tais como Big Bands, bandas de concerto, orquestras e alguns grupos mais peculiares, de acordo com a intenção do arranjo. Proponho, a partir desses, explorar algumas características encontradas no âmbito da música popular brasileira, evidenciando aspectos musicais identitários e diálogos culturais tais como ritmo, harmonias e texturas sonoras. Os arranjos foram escritos para diferentes contextos e a maior parte são canções populares brasileiras, escritas para serem executadas somente por instrumentos. Escrevi também um arranjo de uma composição instrumental, que originalmente é escrita para violão solo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-20T02:26:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/172677 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001060240 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/172677 |
identifier_str_mv |
001060240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/zip application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172677/1/001060240.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172677/2/001060240.zip http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172677/3/001060240.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172677/4/001060240.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df451d94c1d42e752a3836521dd2406b e078c113a2a921bca7c3c2b0c6054501 8ab9f354d3af91e6d5c4981782342cb6 408d7b02219695e4dc871b55ebd58bb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724635470364672 |