A hegemonia do esporte e a esportivização da aula de educação física no âmbito escolar : uma revisão bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148411 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é abordar um assunto que, há anos assombra a Educação Física escolar, que é a “Esportivização” da Educação Física, assim como a “Hegemonia” de modalidades esportivas em suas aulas. Para o desenvolvimento deste assunto, tomei por base, referenciais teóricos, para que assim, seja possível compreender essa escolha, quase que sempre fiel, do esporte como agente difusor do movimento na escola e, assim, possamos entender alguns questionamentos, como por exemplo: Por que os professores de Educação Física, muito embora em sua graduação tenham disciplinas como dança, ginástica, folclore, entre outras, pouco se utilizam de tais conteúdos, prevalecendo em suas aulas conteúdos esportivos, não obstante, o “Quarteto Mágico” (Futebol, Voleibol, Basquetebol, Handebol). |
id |
UFRGS-2_f041b923a75195593324ab364c65997f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148411 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Belloli, Éder FranciscoBossle, Fabiano2016-09-27T02:13:22Z2016http://hdl.handle.net/10183/148411001000435O objetivo deste trabalho é abordar um assunto que, há anos assombra a Educação Física escolar, que é a “Esportivização” da Educação Física, assim como a “Hegemonia” de modalidades esportivas em suas aulas. Para o desenvolvimento deste assunto, tomei por base, referenciais teóricos, para que assim, seja possível compreender essa escolha, quase que sempre fiel, do esporte como agente difusor do movimento na escola e, assim, possamos entender alguns questionamentos, como por exemplo: Por que os professores de Educação Física, muito embora em sua graduação tenham disciplinas como dança, ginástica, folclore, entre outras, pouco se utilizam de tais conteúdos, prevalecendo em suas aulas conteúdos esportivos, não obstante, o “Quarteto Mágico” (Futebol, Voleibol, Basquetebol, Handebol).application/pdfporEducação física escolarA hegemonia do esporte e a esportivização da aula de educação física no âmbito escolar : uma revisão bibliográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000435.pdf001000435.pdfTexto completoapplication/pdf556611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148411/1/001000435.pdf6827562a61994a6321e6424b54311d6cMD51TEXT001000435.pdf.txt001000435.pdf.txtExtracted Texttext/plain68347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148411/2/001000435.pdf.txte8178270dedbfcf4c9a3057b1993f49dMD52THUMBNAIL001000435.pdf.jpg001000435.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148411/3/001000435.pdf.jpg28c4ee3ed4ff0a69bbdc3eeac1a6aba5MD5310183/1484112018-10-29 08:57:40.015oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148411Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:57:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A hegemonia do esporte e a esportivização da aula de educação física no âmbito escolar : uma revisão bibliográfica |
title |
A hegemonia do esporte e a esportivização da aula de educação física no âmbito escolar : uma revisão bibliográfica |
spellingShingle |
A hegemonia do esporte e a esportivização da aula de educação física no âmbito escolar : uma revisão bibliográfica Belloli, Éder Francisco Educação física escolar |
title_short |
A hegemonia do esporte e a esportivização da aula de educação física no âmbito escolar : uma revisão bibliográfica |
title_full |
A hegemonia do esporte e a esportivização da aula de educação física no âmbito escolar : uma revisão bibliográfica |
title_fullStr |
A hegemonia do esporte e a esportivização da aula de educação física no âmbito escolar : uma revisão bibliográfica |
title_full_unstemmed |
A hegemonia do esporte e a esportivização da aula de educação física no âmbito escolar : uma revisão bibliográfica |
title_sort |
A hegemonia do esporte e a esportivização da aula de educação física no âmbito escolar : uma revisão bibliográfica |
author |
Belloli, Éder Francisco |
author_facet |
Belloli, Éder Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belloli, Éder Francisco |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bossle, Fabiano |
contributor_str_mv |
Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar |
topic |
Educação física escolar |
description |
O objetivo deste trabalho é abordar um assunto que, há anos assombra a Educação Física escolar, que é a “Esportivização” da Educação Física, assim como a “Hegemonia” de modalidades esportivas em suas aulas. Para o desenvolvimento deste assunto, tomei por base, referenciais teóricos, para que assim, seja possível compreender essa escolha, quase que sempre fiel, do esporte como agente difusor do movimento na escola e, assim, possamos entender alguns questionamentos, como por exemplo: Por que os professores de Educação Física, muito embora em sua graduação tenham disciplinas como dança, ginástica, folclore, entre outras, pouco se utilizam de tais conteúdos, prevalecendo em suas aulas conteúdos esportivos, não obstante, o “Quarteto Mágico” (Futebol, Voleibol, Basquetebol, Handebol). |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-27T02:13:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148411 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001000435 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148411 |
identifier_str_mv |
001000435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148411/1/001000435.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148411/2/001000435.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148411/3/001000435.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6827562a61994a6321e6424b54311d6c e8178270dedbfcf4c9a3057b1993f49d 28c4ee3ed4ff0a69bbdc3eeac1a6aba5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447182330822656 |