As crianças e o conceito de morte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Deise Cardoso
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Carraro, Luciane, Jou, Graciela Inchausti de, Sperb, Tania Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25652
Resumo: A maioria das pesquisas que estuda como as crianças elaboram o conceito de morte relacionam-no com o desenvolvimento cognitivo. No entanto, as experiências individuais da criança (Fávero e Salim, 1995) bem como a cultura, que coloca a sua disposição os aspectos formais que representam os eventos de cada sociedade (Bruner, 1990) e, portanto, também o evento da morte, têm sido reconhecidas como influências importantes na elaboração deste conceito. Com a finalidade de observar se essas influências estão presentes na elaboração da representação mental da morte, examinaram-se seis crianças pré-escolares, utilizando-se entrevistas semi-estruturadas. Também, seguindo a proposta de Fávero e Salim (1995), que entendem o desenho como uma atividade simbólica capaz de representar conteúdos mentais, pediu-se às crianças que desenhassem o que pensavam da morte. Os resultados do estudo mostram que, tanto a experiência da criança com relação à morte quanto as representações formais à disposição na cultura, estão presentes na elaboração conceitual que as crianças fazem da morte.
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spelling Nunes, Deise CardosoCarraro, LucianeJou, Graciela Inchausti deSperb, Tania Mara2010-09-11T04:20:16Z19980102-7972http://hdl.handle.net/10183/25652000124691A maioria das pesquisas que estuda como as crianças elaboram o conceito de morte relacionam-no com o desenvolvimento cognitivo. No entanto, as experiências individuais da criança (Fávero e Salim, 1995) bem como a cultura, que coloca a sua disposição os aspectos formais que representam os eventos de cada sociedade (Bruner, 1990) e, portanto, também o evento da morte, têm sido reconhecidas como influências importantes na elaboração deste conceito. Com a finalidade de observar se essas influências estão presentes na elaboração da representação mental da morte, examinaram-se seis crianças pré-escolares, utilizando-se entrevistas semi-estruturadas. Também, seguindo a proposta de Fávero e Salim (1995), que entendem o desenho como uma atividade simbólica capaz de representar conteúdos mentais, pediu-se às crianças que desenhassem o que pensavam da morte. Os resultados do estudo mostram que, tanto a experiência da criança com relação à morte quanto as representações formais à disposição na cultura, estão presentes na elaboração conceitual que as crianças fazem da morte.Children’s concept of death has been related to cognitive development in the majority of studies dealing with this subject. However, children’s individual experiences (Fávero e Salim, 1995) as well as culture which formalizes events of each particular society (Bruner, 1990), among others the event of death, have been increasingly considered as important elements in the elaboration of children’s concept of death. Aiming at observing whether these influences are present in the elaboration of the mental representation of death, six preschoolers were examined using semi-structured interviews and drawings, following Fávero and Salim’s (1995) proposal of using drawings to represent mental contents. Children were asked to draw what they thought about death. Results showed that both the children’s experience and their formal representations given by culture are present in their elaboration of the concept of death.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 11, n. 3 (1998), p. 579-590CriançaMortepreschoolersDeathCognitive developmentCultureAs crianças e o conceito de morteThe concept of death in children info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000124691.pdf000124691.pdfTexto completoapplication/pdf79969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25652/1/000124691.pdfc3f024927ee8fe369a0704778e00a5dcMD51TEXT000124691.pdf.txt000124691.pdf.txtExtracted Texttext/plain30247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25652/2/000124691.pdf.txt4db26f23c6767f65930992f5d0c12fc1MD52THUMBNAIL000124691.pdf.jpg000124691.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25652/3/000124691.pdf.jpg24561b08dc253d14d646eddcb9bac137MD5310183/256522018-10-17 09:05:57.487oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25652Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:05:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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