O estágio curricular de educação física em um centro de atenção psicossocial (CAPS) : um relato de experiência sobre o processo de aprendizagem em serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldschmidt Filho, Francisco
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79481
Resumo: Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), vinculados ao Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS), caracterizam-se como a principal alternativa para a mudança do modelo clássico de tratamento em psiquiatria centrado no manicômio. Esse serviço se caracteriza pela implementação de projetos terapêuticos elaborados por uma equipe multiprofissional em saúde que almejam a reinserção social e autonomia de indivíduos em sofrimento psíquico. O profissional de Educação Física (EFI) pode ser integrante dessa equipe, no entanto sua presença não é garantida por lei. É nesse contexto que desenvolvo meu trabalho, dentro de um CAPS da cidade de Porto Alegre no qual realizei meu estágio curricular obrigatório e que conta com uma profissional de EFI na equipe multiprofissional. Sendo assim o objetivo principal do estudo é entender de que modo se processa a aprendizagem em estágio dos estudantes de EFI no serviço de saúde mental em um CAPS. A partir da perspectiva de um estudo qualitativo faço uso da observação participante e registros em caderno de impressões acerca do trabalho desenvolvido nas oficinas de teatro e passeio, e em reuniões com a equipe de recreação terapêutica. A fim de responder ao objetivo do estudo, construí de três categorias de análise que emergiram das vivências no estágio: (1) Relação dos usuários com os estagiários; (2) Relação dos estagiários com as profissionais de EFI e Terapia Ocupacional (TO); (3) Papel terapêutico das oficinas de passeio e teatro. A partir da análise dessas categorias foi possível constatar que o tema sobre saúde mental não foi aprofundado durante minha graduação; os usuários têm uma boa aceitação dos estagiários; tanto a profissional de EFI quanto a de TO contribuíram muito para o aprendizado dos estagiários.
id UFRGS-2_f13bc514659c99f26069cff43ab6576b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79481
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goldschmidt Filho, FranciscoFraga, Alex Branco2013-10-19T01:48:43Z2013http://hdl.handle.net/10183/79481000901748Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), vinculados ao Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS), caracterizam-se como a principal alternativa para a mudança do modelo clássico de tratamento em psiquiatria centrado no manicômio. Esse serviço se caracteriza pela implementação de projetos terapêuticos elaborados por uma equipe multiprofissional em saúde que almejam a reinserção social e autonomia de indivíduos em sofrimento psíquico. O profissional de Educação Física (EFI) pode ser integrante dessa equipe, no entanto sua presença não é garantida por lei. É nesse contexto que desenvolvo meu trabalho, dentro de um CAPS da cidade de Porto Alegre no qual realizei meu estágio curricular obrigatório e que conta com uma profissional de EFI na equipe multiprofissional. Sendo assim o objetivo principal do estudo é entender de que modo se processa a aprendizagem em estágio dos estudantes de EFI no serviço de saúde mental em um CAPS. A partir da perspectiva de um estudo qualitativo faço uso da observação participante e registros em caderno de impressões acerca do trabalho desenvolvido nas oficinas de teatro e passeio, e em reuniões com a equipe de recreação terapêutica. A fim de responder ao objetivo do estudo, construí de três categorias de análise que emergiram das vivências no estágio: (1) Relação dos usuários com os estagiários; (2) Relação dos estagiários com as profissionais de EFI e Terapia Ocupacional (TO); (3) Papel terapêutico das oficinas de passeio e teatro. A partir da análise dessas categorias foi possível constatar que o tema sobre saúde mental não foi aprofundado durante minha graduação; os usuários têm uma boa aceitação dos estagiários; tanto a profissional de EFI quanto a de TO contribuíram muito para o aprendizado dos estagiários.The Psychosocial Care Center (CAPS), linked to the Brazilian Unified Health System is the main alternative to replace the classical psychiatric treatment model, that is focused in the psychiatric hospital (asylum).This service is carecterized by the set up of therapeutic projects created by a multiprofessional health team which goal is the social reintegration and self-sufficiency of individuals in psychological distress. Physical Education professionals could be member of this team, however their presence is not mandatory by law. This study is developed in connection with my mandatory internship at a CAPS unit in Porto Alegre, where a Physical Education professional is part of the multiprofessional team. The purpose of this study is to understand how the learning procedure works in the mental health service at a CAPS unit. From the perspective of a qualitative study, I use of participant observation, and records in notebook about the work developed in theater and trip workshops and also on meetings with the staff of therapeutic recreation to write this study. constructed three categories of analysis that emerged from experiences on stage: (1) link among users and trainees; (2) link among trainees, Physical Education professionals and Occupational Therapist; (3)Therapeutic role of trip and theater workshops. By reviewing these categories it was found out that the mental health subject was not thorough during my graduation; trainees are well-accepted by CAPS users; boht EFI and OT professionals greatly contributed with the trainees learning process.application/pdfporEstágioEducação físicaPrática de ensinoCAPSPhysical educationMental heathO estágio curricular de educação física em um centro de atenção psicossocial (CAPS) : um relato de experiência sobre o processo de aprendizagem em serviçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000901748.pdf000901748.pdfTexto completoapplication/pdf515104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79481/1/000901748.pdf5fe73acf39af548f8b6ce45f0d7e9498MD51TEXT000901748.pdf.txt000901748.pdf.txtExtracted Texttext/plain88167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79481/2/000901748.pdf.txt141f7a27c18fafeb99a77ead4ae2a637MD52THUMBNAIL000901748.pdf.jpg000901748.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79481/3/000901748.pdf.jpgfdc947d208352f609ed09d366bb27f87MD5310183/794812022-06-17 04:47:17.023347oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79481Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T07:47:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estágio curricular de educação física em um centro de atenção psicossocial (CAPS) : um relato de experiência sobre o processo de aprendizagem em serviço
title O estágio curricular de educação física em um centro de atenção psicossocial (CAPS) : um relato de experiência sobre o processo de aprendizagem em serviço
spellingShingle O estágio curricular de educação física em um centro de atenção psicossocial (CAPS) : um relato de experiência sobre o processo de aprendizagem em serviço
Goldschmidt Filho, Francisco
Estágio
Educação física
Prática de ensino
CAPS
Physical education
Mental heath
title_short O estágio curricular de educação física em um centro de atenção psicossocial (CAPS) : um relato de experiência sobre o processo de aprendizagem em serviço
title_full O estágio curricular de educação física em um centro de atenção psicossocial (CAPS) : um relato de experiência sobre o processo de aprendizagem em serviço
title_fullStr O estágio curricular de educação física em um centro de atenção psicossocial (CAPS) : um relato de experiência sobre o processo de aprendizagem em serviço
title_full_unstemmed O estágio curricular de educação física em um centro de atenção psicossocial (CAPS) : um relato de experiência sobre o processo de aprendizagem em serviço
title_sort O estágio curricular de educação física em um centro de atenção psicossocial (CAPS) : um relato de experiência sobre o processo de aprendizagem em serviço
author Goldschmidt Filho, Francisco
author_facet Goldschmidt Filho, Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goldschmidt Filho, Francisco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fraga, Alex Branco
contributor_str_mv Fraga, Alex Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Educação física
Prática de ensino
topic Estágio
Educação física
Prática de ensino
CAPS
Physical education
Mental heath
dc.subject.eng.fl_str_mv CAPS
Physical education
Mental heath
description Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), vinculados ao Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS), caracterizam-se como a principal alternativa para a mudança do modelo clássico de tratamento em psiquiatria centrado no manicômio. Esse serviço se caracteriza pela implementação de projetos terapêuticos elaborados por uma equipe multiprofissional em saúde que almejam a reinserção social e autonomia de indivíduos em sofrimento psíquico. O profissional de Educação Física (EFI) pode ser integrante dessa equipe, no entanto sua presença não é garantida por lei. É nesse contexto que desenvolvo meu trabalho, dentro de um CAPS da cidade de Porto Alegre no qual realizei meu estágio curricular obrigatório e que conta com uma profissional de EFI na equipe multiprofissional. Sendo assim o objetivo principal do estudo é entender de que modo se processa a aprendizagem em estágio dos estudantes de EFI no serviço de saúde mental em um CAPS. A partir da perspectiva de um estudo qualitativo faço uso da observação participante e registros em caderno de impressões acerca do trabalho desenvolvido nas oficinas de teatro e passeio, e em reuniões com a equipe de recreação terapêutica. A fim de responder ao objetivo do estudo, construí de três categorias de análise que emergiram das vivências no estágio: (1) Relação dos usuários com os estagiários; (2) Relação dos estagiários com as profissionais de EFI e Terapia Ocupacional (TO); (3) Papel terapêutico das oficinas de passeio e teatro. A partir da análise dessas categorias foi possível constatar que o tema sobre saúde mental não foi aprofundado durante minha graduação; os usuários têm uma boa aceitação dos estagiários; tanto a profissional de EFI quanto a de TO contribuíram muito para o aprendizado dos estagiários.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-19T01:48:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79481
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000901748
url http://hdl.handle.net/10183/79481
identifier_str_mv 000901748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79481/1/000901748.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79481/2/000901748.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79481/3/000901748.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5fe73acf39af548f8b6ce45f0d7e9498
141f7a27c18fafeb99a77ead4ae2a637
fdc947d208352f609ed09d366bb27f87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224455991590912