Liga de raciocínio clínico – como pensar em Medicina?
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/175114 |
Resumo: | A Liga de Raciocínio Clínico tem como proposta realizar encontros presenciais quinzenais e que contam com a presença de um médico convidado para a resolução conjunta de um caso clínico. Os casos clínicos são escolhidos diretamente pelo convidado, que encaminha previamente um resumo do caso para os ligantes. Ao longo do encontro, mais detalhes são fornecidos, bem como a possibilidade dos ligantes questionarem e indicarem exames complementares. O processo até o diagnóstico final conta com a participação ativa dos ligantes, que desenvolvem junto com o apresentador o raciocínio diagnóstico. Após a descoberta do diagnóstico, o palestrante faz uma pequena revisão sobre o assunto, apresentando os principais pontos da patologia em questão e dos passos adotados para chegar-se a ela. Tudo isso foi pensado a partir de aulas de Semiologia, ministradas pelo professor Fernando Gerchman, junto à leitura do livro Oxford Handbook of Clinical Diagnosis¹. |
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Gerchman, FernandoMartins, Alessandra CastroGhisleni, Eduarda ChiesaBattel, Lucas FerreiraBorba, Sophia Andreola2018-04-26T02:33:55Z2018http://hdl.handle.net/10183/175114001064312A Liga de Raciocínio Clínico tem como proposta realizar encontros presenciais quinzenais e que contam com a presença de um médico convidado para a resolução conjunta de um caso clínico. Os casos clínicos são escolhidos diretamente pelo convidado, que encaminha previamente um resumo do caso para os ligantes. Ao longo do encontro, mais detalhes são fornecidos, bem como a possibilidade dos ligantes questionarem e indicarem exames complementares. O processo até o diagnóstico final conta com a participação ativa dos ligantes, que desenvolvem junto com o apresentador o raciocínio diagnóstico. Após a descoberta do diagnóstico, o palestrante faz uma pequena revisão sobre o assunto, apresentando os principais pontos da patologia em questão e dos passos adotados para chegar-se a ela. Tudo isso foi pensado a partir de aulas de Semiologia, ministradas pelo professor Fernando Gerchman, junto à leitura do livro Oxford Handbook of Clinical Diagnosis¹.application/pdfporLigas acadêmicas : definições, experiências e conclusões. [recurso eletrônico] Porto Alegre: UFRGS, 2018. p. 135-139Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de MedicinaEducação de graduação em medicinaEstudantes de medicinaLiga de raciocínio clínico – como pensar em Medicina?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064312.pdf001064312.pdfCapítuloapplication/pdf261053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175114/1/001064312.pdfab98c7761e78704b578bd4602b5a531fMD51TEXT001064312.pdf.txt001064312.pdf.txtExtracted Texttext/plain9581http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175114/2/001064312.pdf.txtf6d9c355c594705e1b8594ab27fd3621MD52THUMBNAIL001064312.pdf.jpg001064312.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175114/3/001064312.pdf.jpg5d22ffc9e22a45f0c845b9f1bf5ebc17MD5310183/1751142023-08-17 03:35:40.576476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175114Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-08-17T06:35:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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