Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Gabriela Duarte de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274016
Resumo: Este trabalho tem como objetivo responder a questão “o que as meninas em cumprimento de medidas socioeducativas escrevem.” Tendo como objetivos compreender as temáticas abordadas em narrativas autobiográficas escritas em oficinas de leitura e escrita, conhecer as trajetórias de vida das autoras e identificar temas em comum entre os escritos destas adolescentes. O material empírico desta pesquisa é a coletânea de livros Virando a Página, publicações produzidas pelo TRF4 entre os anos de 2011 e 2016. Esta pesquisa é qualitativa e tem o caráter documental e bibliográfico. A análise de dados (Bardin) está dividida em 3 etapas: Pré-análise dos documentos; Exploração dos materiais; Inferência e interpretação. Apresenta como principais autores no referencial teórico: Candido (2004), Freire (2011), hooks (2020), Perrot (2007) Godinho e Julião (2022). Durante a composição desta pesquisa alguns aspectos se destacaram como a evasão escolar, a centralidade do amor romântico, a negligência do estado e das famílias na proteção da infância. Com este estudo, busca-se contribuir para ampliar os debates acadêmicos sobre as particularidades enfrentadas pelas adolescentes no sistema socioeducativo, especialmente sob a perspectiva de gênero.
id UFRGS-2_f15f182ce71fd34273409f407dc12643
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274016
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Assis, Gabriela Duarte deGodinho, Ana Cláudia Ferreira2024-03-22T05:05:18Z2024http://hdl.handle.net/10183/274016001198740Este trabalho tem como objetivo responder a questão “o que as meninas em cumprimento de medidas socioeducativas escrevem.” Tendo como objetivos compreender as temáticas abordadas em narrativas autobiográficas escritas em oficinas de leitura e escrita, conhecer as trajetórias de vida das autoras e identificar temas em comum entre os escritos destas adolescentes. O material empírico desta pesquisa é a coletânea de livros Virando a Página, publicações produzidas pelo TRF4 entre os anos de 2011 e 2016. Esta pesquisa é qualitativa e tem o caráter documental e bibliográfico. A análise de dados (Bardin) está dividida em 3 etapas: Pré-análise dos documentos; Exploração dos materiais; Inferência e interpretação. Apresenta como principais autores no referencial teórico: Candido (2004), Freire (2011), hooks (2020), Perrot (2007) Godinho e Julião (2022). Durante a composição desta pesquisa alguns aspectos se destacaram como a evasão escolar, a centralidade do amor romântico, a negligência do estado e das famílias na proteção da infância. Com este estudo, busca-se contribuir para ampliar os debates acadêmicos sobre as particularidades enfrentadas pelas adolescentes no sistema socioeducativo, especialmente sob a perspectiva de gênero.application/pdfporLetramentoPrivação de liberdadeMedida socioeducativaNarrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198740.pdf.txt001198740.pdf.txtExtracted Texttext/plain109027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274016/2/001198740.pdf.txt5ba57dce0b711b369e5358b8082e59ddMD52ORIGINAL001198740.pdfTexto completoapplication/pdf446024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274016/1/001198740.pdfc1aefe112e35b74ed23c84318382a86eMD5110183/2740162024-03-23 04:59:36.661166oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274016Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-23T07:59:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade
title Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade
spellingShingle Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade
Assis, Gabriela Duarte de
Letramento
Privação de liberdade
Medida socioeducativa
title_short Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade
title_full Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade
title_fullStr Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade
title_full_unstemmed Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade
title_sort Narrativas autobiográficas de meninas no sistema socioeducativo: reflexões sobre letramento e educação em contextos de privação de liberdade
author Assis, Gabriela Duarte de
author_facet Assis, Gabriela Duarte de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Gabriela Duarte de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Godinho, Ana Cláudia Ferreira
contributor_str_mv Godinho, Ana Cláudia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Privação de liberdade
Medida socioeducativa
topic Letramento
Privação de liberdade
Medida socioeducativa
description Este trabalho tem como objetivo responder a questão “o que as meninas em cumprimento de medidas socioeducativas escrevem.” Tendo como objetivos compreender as temáticas abordadas em narrativas autobiográficas escritas em oficinas de leitura e escrita, conhecer as trajetórias de vida das autoras e identificar temas em comum entre os escritos destas adolescentes. O material empírico desta pesquisa é a coletânea de livros Virando a Página, publicações produzidas pelo TRF4 entre os anos de 2011 e 2016. Esta pesquisa é qualitativa e tem o caráter documental e bibliográfico. A análise de dados (Bardin) está dividida em 3 etapas: Pré-análise dos documentos; Exploração dos materiais; Inferência e interpretação. Apresenta como principais autores no referencial teórico: Candido (2004), Freire (2011), hooks (2020), Perrot (2007) Godinho e Julião (2022). Durante a composição desta pesquisa alguns aspectos se destacaram como a evasão escolar, a centralidade do amor romântico, a negligência do estado e das famílias na proteção da infância. Com este estudo, busca-se contribuir para ampliar os debates acadêmicos sobre as particularidades enfrentadas pelas adolescentes no sistema socioeducativo, especialmente sob a perspectiva de gênero.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-22T05:05:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274016
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001198740
url http://hdl.handle.net/10183/274016
identifier_str_mv 001198740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274016/2/001198740.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274016/1/001198740.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ba57dce0b711b369e5358b8082e59dd
c1aefe112e35b74ed23c84318382a86e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447362897707008