Conexões possíveis entre educação e relações internacionais : o Programa “Educação para Todos” e o papel do Banco Mundial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196054 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a relação entre educação e Relações Internacionais. Para tanto, observa-se a inserção do tema da educação no campo das RI, a partir da criação da UNESCO e da instituição da Declaração Universal dos Direitos Humanos nos pós II Guerra Mundial. A pergunta que norteia o trabalho é o porquê do Banco Mundial se tornar um ator relevante nas Relações Internacionais na agenda da educação, bem como que tipo de implicação isso acarreta. Objetivo geral do trabalho é analisar a emergência do BM como um dos principais atores exercendo influência na área da educação, e buscaremos compreender por que OIs se engajam na temática educacional, ainda que seus objetivos institucionais por vezes abarquem outras áreas prioritárias, como no caso do Banco Mundial. A abordagem da governança global é empregada como uma perspectiva de olhar para a posição que Organizações Internacionais passarão a ocupar a partir do seu engajamento na temática educacional, que pelos Estados será tratada como um tema secundário. A ideia abordada será não estadocêntrica, mostrando, então, que outros atores podem exercer influência, por vezes superior aos Estados, nos mais diversos temas. O programa Educação para Todos é uma ferramenta para entendermos como os atores se organizam com a expansão dos debates internacionais na educação a partir da década de 1980. E em consonância a essa reorganização o BM despontará como um dos principais governadores globais para educação até os dias atuais, ofuscando inclusive a UNESCO, que foi criada especificamente para esse fim. |
id |
UFRGS-2_f1cc68bd124a736c7a9b630fc73207ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196054 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dadda, Mayara de SouzaGonçalves, Verônica Korber2019-06-22T02:34:55Z2018http://hdl.handle.net/10183/196054001092975O presente trabalho aborda a relação entre educação e Relações Internacionais. Para tanto, observa-se a inserção do tema da educação no campo das RI, a partir da criação da UNESCO e da instituição da Declaração Universal dos Direitos Humanos nos pós II Guerra Mundial. A pergunta que norteia o trabalho é o porquê do Banco Mundial se tornar um ator relevante nas Relações Internacionais na agenda da educação, bem como que tipo de implicação isso acarreta. Objetivo geral do trabalho é analisar a emergência do BM como um dos principais atores exercendo influência na área da educação, e buscaremos compreender por que OIs se engajam na temática educacional, ainda que seus objetivos institucionais por vezes abarquem outras áreas prioritárias, como no caso do Banco Mundial. A abordagem da governança global é empregada como uma perspectiva de olhar para a posição que Organizações Internacionais passarão a ocupar a partir do seu engajamento na temática educacional, que pelos Estados será tratada como um tema secundário. A ideia abordada será não estadocêntrica, mostrando, então, que outros atores podem exercer influência, por vezes superior aos Estados, nos mais diversos temas. O programa Educação para Todos é uma ferramenta para entendermos como os atores se organizam com a expansão dos debates internacionais na educação a partir da década de 1980. E em consonância a essa reorganização o BM despontará como um dos principais governadores globais para educação até os dias atuais, ofuscando inclusive a UNESCO, que foi criada especificamente para esse fim.This paper addresses the relationship between Education and International Relations. For this purpose, the insertion of the Education theme in the field of IR is observed, from the creation of UNESCO and the Universal Declaration of Human Rights establishment in the post-World War II. The guiding question for this work is why the World Bank becomes a relevant actor in International Relations on the Education agenda, and what kind of implication this entails. The overall goal of this paper is to analyze the emergence of the World Bank as one of the main actors exerting influence in the Education area, and we aim to understand why IOs engage in the educational theme, although its institutional objectives sometimes embrace other priority areas, as in the case of World Bank. The approach of global governance is applied as a perspective to look at the position that International Organizations will occupy from their engagement in the educational theme, which will be treated by the States as a secondary theme. The idea addressed will be non-central, showing, then, that other actors can exert influence, sometimes superior to the States, in the most diverse subjects. The Education for All program is a tool to understand how the actors are organized with the expansion of international debates on education from the 1980s on. And in line with this reorganization the WB emerges as one of the leading global governors for education until the present days, overshadowing even the UNESCO, which was developed for this very purpose.application/pdfporBanco MundialRelações internacionaisProgramas sociaisBem-estar socialWorld BankGlobal GovernorsEducation for AllConexões possíveis entre educação e relações internacionais : o Programa “Educação para Todos” e o papel do Banco Mundialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2018Relações Internacionaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092975.pdf.txt001092975.pdf.txtExtracted Texttext/plain152160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196054/2/001092975.pdf.txtd54802fb3a8ea69c6e830a1fc67a36ecMD52ORIGINAL001092975.pdfTexto completoapplication/pdf718060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196054/1/001092975.pdfb4e62247116222dde40e0658cad7223dMD5110183/1960542019-06-23 02:33:46.198721oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196054Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-23T05:33:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conexões possíveis entre educação e relações internacionais : o Programa “Educação para Todos” e o papel do Banco Mundial |
title |
Conexões possíveis entre educação e relações internacionais : o Programa “Educação para Todos” e o papel do Banco Mundial |
spellingShingle |
Conexões possíveis entre educação e relações internacionais : o Programa “Educação para Todos” e o papel do Banco Mundial Dadda, Mayara de Souza Banco Mundial Relações internacionais Programas sociais Bem-estar social World Bank Global Governors Education for All |
title_short |
Conexões possíveis entre educação e relações internacionais : o Programa “Educação para Todos” e o papel do Banco Mundial |
title_full |
Conexões possíveis entre educação e relações internacionais : o Programa “Educação para Todos” e o papel do Banco Mundial |
title_fullStr |
Conexões possíveis entre educação e relações internacionais : o Programa “Educação para Todos” e o papel do Banco Mundial |
title_full_unstemmed |
Conexões possíveis entre educação e relações internacionais : o Programa “Educação para Todos” e o papel do Banco Mundial |
title_sort |
Conexões possíveis entre educação e relações internacionais : o Programa “Educação para Todos” e o papel do Banco Mundial |
author |
Dadda, Mayara de Souza |
author_facet |
Dadda, Mayara de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dadda, Mayara de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Verônica Korber |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Verônica Korber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banco Mundial Relações internacionais Programas sociais Bem-estar social |
topic |
Banco Mundial Relações internacionais Programas sociais Bem-estar social World Bank Global Governors Education for All |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
World Bank Global Governors Education for All |
description |
O presente trabalho aborda a relação entre educação e Relações Internacionais. Para tanto, observa-se a inserção do tema da educação no campo das RI, a partir da criação da UNESCO e da instituição da Declaração Universal dos Direitos Humanos nos pós II Guerra Mundial. A pergunta que norteia o trabalho é o porquê do Banco Mundial se tornar um ator relevante nas Relações Internacionais na agenda da educação, bem como que tipo de implicação isso acarreta. Objetivo geral do trabalho é analisar a emergência do BM como um dos principais atores exercendo influência na área da educação, e buscaremos compreender por que OIs se engajam na temática educacional, ainda que seus objetivos institucionais por vezes abarquem outras áreas prioritárias, como no caso do Banco Mundial. A abordagem da governança global é empregada como uma perspectiva de olhar para a posição que Organizações Internacionais passarão a ocupar a partir do seu engajamento na temática educacional, que pelos Estados será tratada como um tema secundário. A ideia abordada será não estadocêntrica, mostrando, então, que outros atores podem exercer influência, por vezes superior aos Estados, nos mais diversos temas. O programa Educação para Todos é uma ferramenta para entendermos como os atores se organizam com a expansão dos debates internacionais na educação a partir da década de 1980. E em consonância a essa reorganização o BM despontará como um dos principais governadores globais para educação até os dias atuais, ofuscando inclusive a UNESCO, que foi criada especificamente para esse fim. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-22T02:34:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196054 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092975 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196054 |
identifier_str_mv |
001092975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196054/2/001092975.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196054/1/001092975.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d54802fb3a8ea69c6e830a1fc67a36ec b4e62247116222dde40e0658cad7223d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447243515232256 |