Educação médica : uma revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/103894 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre educação médica realizada na Revista Brasileira de Educação Médica nos últimos dez anos. Através desta revisão ficou claro que é necessário formar um novo profissional médico, com perfil para atender as necessidades básicas de saúde da população. Algumas tentativas vêm sendo feitas neste sentido como as Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de medicina e o Programa de Incentivo às Reformas Curriculares. Novos cenários de ensino estão sendo criados em algumas escolas através de internato rural e em Programa de Saúde da Família. Novos métodos de ensino estão sendo colocados em prática com o Aprendizado Baseado em Problemas. |
id |
UFRGS-2_f1cdc5e846ae3b88343f306a56815f11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103894 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Carmen Lucia SouqueBordin, Ronaldo2014-09-27T02:15:31Z2004http://hdl.handle.net/10183/103894000432959Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre educação médica realizada na Revista Brasileira de Educação Médica nos últimos dez anos. Através desta revisão ficou claro que é necessário formar um novo profissional médico, com perfil para atender as necessidades básicas de saúde da população. Algumas tentativas vêm sendo feitas neste sentido como as Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de medicina e o Programa de Incentivo às Reformas Curriculares. Novos cenários de ensino estão sendo criados em algumas escolas através de internato rural e em Programa de Saúde da Família. Novos métodos de ensino estão sendo colocados em prática com o Aprendizado Baseado em Problemas.This work presents a literature revision on carried through medicai education in the Brazilian Magazine of Medicai Education in last tcn years. Through this revision it was clearly that it is necessary to forma new medicai professional, with pro file to take care o f the basic necessities o f health of the population. Some attcmpts come being do ne in this direction as the New Curricular Lines of direction for the courses of medicine and the Program of Incentive to the Curricular Reforms. New scenes ofeducation are being created in some schools through the agricultura! boarding school and in Program of Hea lth of the Family. New rnethods are being placed in practical as the Learning Based on Problerns.application/pdfporEducação médicaRevisãoMedicai educationEducação médica : uma revisão de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2004especializaçãoCurso de Especialização em Equipes Gestoras de Sistemas e Serviços de Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000432959.pdf000432959.pdfTexto completoapplication/pdf7921228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103894/1/000432959.pdf89df22c8bc8b660406cd2ee7d3c6ced1MD51TEXT000432959.pdf.txt000432959.pdf.txtExtracted Texttext/plain103710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103894/2/000432959.pdf.txtaed3fa6f9abd462c3f2d457d72913bc6MD52THUMBNAIL000432959.pdf.jpg000432959.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103894/3/000432959.pdf.jpg55a811cb4e2d066d7622abecbabf0e56MD5310183/1038942023-07-04 03:50:42.30467oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103894Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-04T06:50:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação médica : uma revisão de literatura |
title |
Educação médica : uma revisão de literatura |
spellingShingle |
Educação médica : uma revisão de literatura Soares, Carmen Lucia Souque Educação médica Revisão Medicai education |
title_short |
Educação médica : uma revisão de literatura |
title_full |
Educação médica : uma revisão de literatura |
title_fullStr |
Educação médica : uma revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
Educação médica : uma revisão de literatura |
title_sort |
Educação médica : uma revisão de literatura |
author |
Soares, Carmen Lucia Souque |
author_facet |
Soares, Carmen Lucia Souque |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Carmen Lucia Souque |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bordin, Ronaldo |
contributor_str_mv |
Bordin, Ronaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica Revisão |
topic |
Educação médica Revisão Medicai education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Medicai education |
description |
Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre educação médica realizada na Revista Brasileira de Educação Médica nos últimos dez anos. Através desta revisão ficou claro que é necessário formar um novo profissional médico, com perfil para atender as necessidades básicas de saúde da população. Algumas tentativas vêm sendo feitas neste sentido como as Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de medicina e o Programa de Incentivo às Reformas Curriculares. Novos cenários de ensino estão sendo criados em algumas escolas através de internato rural e em Programa de Saúde da Família. Novos métodos de ensino estão sendo colocados em prática com o Aprendizado Baseado em Problemas. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-27T02:15:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/103894 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000432959 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/103894 |
identifier_str_mv |
000432959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103894/1/000432959.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103894/2/000432959.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103894/3/000432959.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
89df22c8bc8b660406cd2ee7d3c6ced1 aed3fa6f9abd462c3f2d457d72913bc6 55a811cb4e2d066d7622abecbabf0e56 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224473265831936 |