Nothing ever ends

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzarin, Fernando Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141883
Resumo: Trata-se de uma leitura sobre representações do tempo na obra Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons, à luz das ideias de Mircea Eliade sobre Eterno Retorno e da mitocrítica de Gilbert Durand, buscando uma maior compreensão sobre as funções da temática do tempo neste romance gráfico. O tópico será explorado em seus aspectos simbólicos e míticos. Discutiremos as apresentações díspares encontradas no esforço de Ozymandias para banir o Tempo e a História, que se opõe aos tempos simultâneos em que se movimenta o Dr. Manhattan. Identificarei como são apresentadas as narrativas múltiplas através de diferentes tipos de balões de fala e de painéis. O fio condutor será analisado através do filtro do narrador extradiegético que dá forma à narrativa e organiza seus capítulos e notas. As narrativas diegéticas e metadiegéticas, a trama principal e os “Contos do Cargueiro Negro” serão considerados em função de como agregam à temática do tempo e quanto ao que significam para o desenvolvimento das personagens. O capítulo de análise se constrói sobre a leitura de duas personagens: Jon Osterman, também conhecido como Dr. Manhattan, e Adrian Veidt, cujo codinome é Ozymandias. A análise de algumas passagens será feita para explorar as representações psicológicas dessas personagens. No final, espera-se obter um painel das representações do tempo em Watchmen que decodifique a diversidade de camadas simbólicas que compõem a obra e que revele a complexidade dessa narrativa e da discussão que ela apresenta com respeito à temática da temporalidade.
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