Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Priscila Zavadil
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Selau, Luiza Grazziotin
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254765
Resumo: O presente capítulo discorre sobre o ensino do design no Brasil e em Portugal. Como base, além do referencial consultado e da pesquisa realizada, o capítulo conta com as experiências de imersão das autoras nos contextos de ensino nos dois países. A revisão de literatura apresenta uma reflexão a respeito do processo de design, tendo como foco o processo criativo, estabelecendo relações e ressaltando a sua importância no ensino de projetos em design. Realizou-se uma pesquisa com professores brasileiros e portugueses, possibilitando uma análise e comparação que mostra os métodos e técnicas mais utilizados, preocupações, observações e reflexões a respeito do processo criativo no ensino de projetos de design nos dois países. Portanto, este estudo mostra a relevância, as semelhanças e as diferenças do processo criativo no projeto de design em dois contextos de ensino. Conclui-se que, apesar de algumas diferenças, em ambos os contextos alguns dos fatores mais críticos para o processo criativo projetual são a capacidade de flexibilidade na geração de ideias, o uso adequado de estímulos externos como fontes de inspiração, a comunicação, a adoção de métodos intuitivos e o repertório do projetista.
id UFRGS-2_f1fc27f02615f0ff4626cb1e5837b95b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254765
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Priscila ZavadilSelau, Luiza Grazziotin2023-02-14T03:21:47Z2023http://hdl.handle.net/10183/254765001162334O presente capítulo discorre sobre o ensino do design no Brasil e em Portugal. Como base, além do referencial consultado e da pesquisa realizada, o capítulo conta com as experiências de imersão das autoras nos contextos de ensino nos dois países. A revisão de literatura apresenta uma reflexão a respeito do processo de design, tendo como foco o processo criativo, estabelecendo relações e ressaltando a sua importância no ensino de projetos em design. Realizou-se uma pesquisa com professores brasileiros e portugueses, possibilitando uma análise e comparação que mostra os métodos e técnicas mais utilizados, preocupações, observações e reflexões a respeito do processo criativo no ensino de projetos de design nos dois países. Portanto, este estudo mostra a relevância, as semelhanças e as diferenças do processo criativo no projeto de design em dois contextos de ensino. Conclui-se que, apesar de algumas diferenças, em ambos os contextos alguns dos fatores mais críticos para o processo criativo projetual são a capacidade de flexibilidade na geração de ideias, o uso adequado de estímulos externos como fontes de inspiração, a comunicação, a adoção de métodos intuitivos e o repertório do projetista.application/pdfporOliveira, Geísa Gaiger de; Núñez, Gustavo Javier Zani; Passos, Jaire Ederson (Orgs.). Design em pesquisa : vol 5. Porto Alegre : Marcavisual, 2023. p. 150-165DesignCriatividadeEnsino de DesignCriatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162334.pdf.txt001162334.pdf.txtExtracted Texttext/plain46180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254765/2/001162334.pdf.txt442a1fdf7a11c41df32d4a9fc2222ba1MD52ORIGINAL001162334.pdfCapítulo 11application/pdf299551http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254765/1/001162334.pdfe5f5fc108adde56e881532725f3b0016MD5110183/2547652023-02-15 04:23:56.293587oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254765Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-15T06:23:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal
title Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal
spellingShingle Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal
Pereira, Priscila Zavadil
Design
Criatividade
Ensino de Design
title_short Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal
title_full Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal
title_fullStr Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal
title_full_unstemmed Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal
title_sort Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal
author Pereira, Priscila Zavadil
author_facet Pereira, Priscila Zavadil
Selau, Luiza Grazziotin
author_role author
author2 Selau, Luiza Grazziotin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Priscila Zavadil
Selau, Luiza Grazziotin
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Criatividade
Ensino de Design
topic Design
Criatividade
Ensino de Design
description O presente capítulo discorre sobre o ensino do design no Brasil e em Portugal. Como base, além do referencial consultado e da pesquisa realizada, o capítulo conta com as experiências de imersão das autoras nos contextos de ensino nos dois países. A revisão de literatura apresenta uma reflexão a respeito do processo de design, tendo como foco o processo criativo, estabelecendo relações e ressaltando a sua importância no ensino de projetos em design. Realizou-se uma pesquisa com professores brasileiros e portugueses, possibilitando uma análise e comparação que mostra os métodos e técnicas mais utilizados, preocupações, observações e reflexões a respeito do processo criativo no ensino de projetos de design nos dois países. Portanto, este estudo mostra a relevância, as semelhanças e as diferenças do processo criativo no projeto de design em dois contextos de ensino. Conclui-se que, apesar de algumas diferenças, em ambos os contextos alguns dos fatores mais críticos para o processo criativo projetual são a capacidade de flexibilidade na geração de ideias, o uso adequado de estímulos externos como fontes de inspiração, a comunicação, a adoção de métodos intuitivos e o repertório do projetista.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-14T03:21:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254765
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162334
url http://hdl.handle.net/10183/254765
identifier_str_mv 001162334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Geísa Gaiger de; Núñez, Gustavo Javier Zani; Passos, Jaire Ederson (Orgs.). Design em pesquisa : vol 5. Porto Alegre : Marcavisual, 2023. p. 150-165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254765/2/001162334.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254765/1/001162334.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 442a1fdf7a11c41df32d4a9fc2222ba1
e5f5fc108adde56e881532725f3b0016
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225081340297216