Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254765 |
Resumo: | O presente capítulo discorre sobre o ensino do design no Brasil e em Portugal. Como base, além do referencial consultado e da pesquisa realizada, o capítulo conta com as experiências de imersão das autoras nos contextos de ensino nos dois países. A revisão de literatura apresenta uma reflexão a respeito do processo de design, tendo como foco o processo criativo, estabelecendo relações e ressaltando a sua importância no ensino de projetos em design. Realizou-se uma pesquisa com professores brasileiros e portugueses, possibilitando uma análise e comparação que mostra os métodos e técnicas mais utilizados, preocupações, observações e reflexões a respeito do processo criativo no ensino de projetos de design nos dois países. Portanto, este estudo mostra a relevância, as semelhanças e as diferenças do processo criativo no projeto de design em dois contextos de ensino. Conclui-se que, apesar de algumas diferenças, em ambos os contextos alguns dos fatores mais críticos para o processo criativo projetual são a capacidade de flexibilidade na geração de ideias, o uso adequado de estímulos externos como fontes de inspiração, a comunicação, a adoção de métodos intuitivos e o repertório do projetista. |
id |
UFRGS-2_f1fc27f02615f0ff4626cb1e5837b95b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254765 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Priscila ZavadilSelau, Luiza Grazziotin2023-02-14T03:21:47Z2023http://hdl.handle.net/10183/254765001162334O presente capítulo discorre sobre o ensino do design no Brasil e em Portugal. Como base, além do referencial consultado e da pesquisa realizada, o capítulo conta com as experiências de imersão das autoras nos contextos de ensino nos dois países. A revisão de literatura apresenta uma reflexão a respeito do processo de design, tendo como foco o processo criativo, estabelecendo relações e ressaltando a sua importância no ensino de projetos em design. Realizou-se uma pesquisa com professores brasileiros e portugueses, possibilitando uma análise e comparação que mostra os métodos e técnicas mais utilizados, preocupações, observações e reflexões a respeito do processo criativo no ensino de projetos de design nos dois países. Portanto, este estudo mostra a relevância, as semelhanças e as diferenças do processo criativo no projeto de design em dois contextos de ensino. Conclui-se que, apesar de algumas diferenças, em ambos os contextos alguns dos fatores mais críticos para o processo criativo projetual são a capacidade de flexibilidade na geração de ideias, o uso adequado de estímulos externos como fontes de inspiração, a comunicação, a adoção de métodos intuitivos e o repertório do projetista.application/pdfporOliveira, Geísa Gaiger de; Núñez, Gustavo Javier Zani; Passos, Jaire Ederson (Orgs.). Design em pesquisa : vol 5. Porto Alegre : Marcavisual, 2023. p. 150-165DesignCriatividadeEnsino de DesignCriatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162334.pdf.txt001162334.pdf.txtExtracted Texttext/plain46180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254765/2/001162334.pdf.txt442a1fdf7a11c41df32d4a9fc2222ba1MD52ORIGINAL001162334.pdfCapítulo 11application/pdf299551http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254765/1/001162334.pdfe5f5fc108adde56e881532725f3b0016MD5110183/2547652023-02-15 04:23:56.293587oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254765Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-15T06:23:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal |
title |
Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal |
spellingShingle |
Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal Pereira, Priscila Zavadil Design Criatividade Ensino de Design |
title_short |
Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal |
title_full |
Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal |
title_fullStr |
Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal |
title_full_unstemmed |
Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal |
title_sort |
Criatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugal |
author |
Pereira, Priscila Zavadil |
author_facet |
Pereira, Priscila Zavadil Selau, Luiza Grazziotin |
author_role |
author |
author2 |
Selau, Luiza Grazziotin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Priscila Zavadil Selau, Luiza Grazziotin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Criatividade Ensino de Design |
topic |
Design Criatividade Ensino de Design |
description |
O presente capítulo discorre sobre o ensino do design no Brasil e em Portugal. Como base, além do referencial consultado e da pesquisa realizada, o capítulo conta com as experiências de imersão das autoras nos contextos de ensino nos dois países. A revisão de literatura apresenta uma reflexão a respeito do processo de design, tendo como foco o processo criativo, estabelecendo relações e ressaltando a sua importância no ensino de projetos em design. Realizou-se uma pesquisa com professores brasileiros e portugueses, possibilitando uma análise e comparação que mostra os métodos e técnicas mais utilizados, preocupações, observações e reflexões a respeito do processo criativo no ensino de projetos de design nos dois países. Portanto, este estudo mostra a relevância, as semelhanças e as diferenças do processo criativo no projeto de design em dois contextos de ensino. Conclui-se que, apesar de algumas diferenças, em ambos os contextos alguns dos fatores mais críticos para o processo criativo projetual são a capacidade de flexibilidade na geração de ideias, o uso adequado de estímulos externos como fontes de inspiração, a comunicação, a adoção de métodos intuitivos e o repertório do projetista. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-14T03:21:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254765 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162334 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254765 |
identifier_str_mv |
001162334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Oliveira, Geísa Gaiger de; Núñez, Gustavo Javier Zani; Passos, Jaire Ederson (Orgs.). Design em pesquisa : vol 5. Porto Alegre : Marcavisual, 2023. p. 150-165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254765/2/001162334.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254765/1/001162334.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
442a1fdf7a11c41df32d4a9fc2222ba1 e5f5fc108adde56e881532725f3b0016 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225081340297216 |