Letramentos Digitais na Alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capistrano, Marta Lair Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39550
Resumo: A pesquisa aqui apresentada investigou os diferentes níveis de letramentos, em um grupo específico de alunos com idades entre 6 e 7 anos, com poder aquisitivo baixo, residentes na periferia urbana de uma cidade gaúcha. Este grupo, embora particular, é representativo de significativa parcela discente da realidade sócio-educacional brasileira. Através de análise múltipla de caso, pretendi observar a participação das novas tecnologias no processo de letramento e alfabetização, no período que antecede ao domínio da leitura e da escrita, onde os alunos também são mediatizados, incidentalmente, pelas mídias de comunicação e entretenimento disponíveis a esse grupo. O estudo foi construído em momentos diferentes de ação planejada: ao longo do Estágio de Docência, sob a e intervenção diária, desta professora, no processo de letramento e alfabetização, na implementação de proposta de Arquiteturas Pedagógicas, na forma de Projeto de Aprendizagem; na pesquisa interativa junto aos alunos e suas famílias, a respeito de suas vivências e em estudo múltiplo de casos e em testagens de níveis de escrita, conforme a Psicogênese da Língua Escrita, sistematizada por Ferreiro e colaboradores. Este estudo também comprova a importância dos vários letramentos que devem compor a bagagem necessária ao desenvolvimento do processo de alfabetização e, que são essenciais à construção de estruturas cognitivas, cada vez mais complexas, enquanto mecanismos de aprendizagem, fundamentais à tecitura de redes de conhecimento e aprendizagem futuras.
id UFRGS-2_f2499903c93186df99da3eb6f733d36a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39550
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Capistrano, Marta Lair SilvaGil, Natália de Lacerda2012-04-25T01:23:55Z2010http://hdl.handle.net/10183/39550000825108A pesquisa aqui apresentada investigou os diferentes níveis de letramentos, em um grupo específico de alunos com idades entre 6 e 7 anos, com poder aquisitivo baixo, residentes na periferia urbana de uma cidade gaúcha. Este grupo, embora particular, é representativo de significativa parcela discente da realidade sócio-educacional brasileira. Através de análise múltipla de caso, pretendi observar a participação das novas tecnologias no processo de letramento e alfabetização, no período que antecede ao domínio da leitura e da escrita, onde os alunos também são mediatizados, incidentalmente, pelas mídias de comunicação e entretenimento disponíveis a esse grupo. O estudo foi construído em momentos diferentes de ação planejada: ao longo do Estágio de Docência, sob a e intervenção diária, desta professora, no processo de letramento e alfabetização, na implementação de proposta de Arquiteturas Pedagógicas, na forma de Projeto de Aprendizagem; na pesquisa interativa junto aos alunos e suas famílias, a respeito de suas vivências e em estudo múltiplo de casos e em testagens de níveis de escrita, conforme a Psicogênese da Língua Escrita, sistematizada por Ferreiro e colaboradores. Este estudo também comprova a importância dos vários letramentos que devem compor a bagagem necessária ao desenvolvimento do processo de alfabetização e, que são essenciais à construção de estruturas cognitivas, cada vez mais complexas, enquanto mecanismos de aprendizagem, fundamentais à tecitura de redes de conhecimento e aprendizagem futuras.application/pdfporComputador na educaçãoLetramentoAlfabetizaçãoInovação educacionalLetramentos Digitais na Alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000825108.pdf000825108.pdfTexto completoapplication/pdf1270369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39550/1/000825108.pdf17ce5ce88795f306028f25d22734c34cMD51TEXT000825108.pdf.txt000825108.pdf.txtExtracted Texttext/plain70858http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39550/2/000825108.pdf.txta00cf1988a411190f9d75d837690c151MD52THUMBNAIL000825108.pdf.jpg000825108.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39550/3/000825108.pdf.jpge8a2b93484bdcef1b3434aeb44eac447MD5310183/395502018-10-10 08:17:33.636oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39550Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramentos Digitais na Alfabetização
title Letramentos Digitais na Alfabetização
spellingShingle Letramentos Digitais na Alfabetização
Capistrano, Marta Lair Silva
Computador na educação
Letramento
Alfabetização
Inovação educacional
title_short Letramentos Digitais na Alfabetização
title_full Letramentos Digitais na Alfabetização
title_fullStr Letramentos Digitais na Alfabetização
title_full_unstemmed Letramentos Digitais na Alfabetização
title_sort Letramentos Digitais na Alfabetização
author Capistrano, Marta Lair Silva
author_facet Capistrano, Marta Lair Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capistrano, Marta Lair Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gil, Natália de Lacerda
contributor_str_mv Gil, Natália de Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Computador na educação
Letramento
Alfabetização
Inovação educacional
topic Computador na educação
Letramento
Alfabetização
Inovação educacional
description A pesquisa aqui apresentada investigou os diferentes níveis de letramentos, em um grupo específico de alunos com idades entre 6 e 7 anos, com poder aquisitivo baixo, residentes na periferia urbana de uma cidade gaúcha. Este grupo, embora particular, é representativo de significativa parcela discente da realidade sócio-educacional brasileira. Através de análise múltipla de caso, pretendi observar a participação das novas tecnologias no processo de letramento e alfabetização, no período que antecede ao domínio da leitura e da escrita, onde os alunos também são mediatizados, incidentalmente, pelas mídias de comunicação e entretenimento disponíveis a esse grupo. O estudo foi construído em momentos diferentes de ação planejada: ao longo do Estágio de Docência, sob a e intervenção diária, desta professora, no processo de letramento e alfabetização, na implementação de proposta de Arquiteturas Pedagógicas, na forma de Projeto de Aprendizagem; na pesquisa interativa junto aos alunos e suas famílias, a respeito de suas vivências e em estudo múltiplo de casos e em testagens de níveis de escrita, conforme a Psicogênese da Língua Escrita, sistematizada por Ferreiro e colaboradores. Este estudo também comprova a importância dos vários letramentos que devem compor a bagagem necessária ao desenvolvimento do processo de alfabetização e, que são essenciais à construção de estruturas cognitivas, cada vez mais complexas, enquanto mecanismos de aprendizagem, fundamentais à tecitura de redes de conhecimento e aprendizagem futuras.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-25T01:23:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39550
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000825108
url http://hdl.handle.net/10183/39550
identifier_str_mv 000825108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39550/1/000825108.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39550/2/000825108.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39550/3/000825108.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 17ce5ce88795f306028f25d22734c34c
a00cf1988a411190f9d75d837690c151
e8a2b93484bdcef1b3434aeb44eac447
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447084583616512