Letramentos Digitais na Alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39550 |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada investigou os diferentes níveis de letramentos, em um grupo específico de alunos com idades entre 6 e 7 anos, com poder aquisitivo baixo, residentes na periferia urbana de uma cidade gaúcha. Este grupo, embora particular, é representativo de significativa parcela discente da realidade sócio-educacional brasileira. Através de análise múltipla de caso, pretendi observar a participação das novas tecnologias no processo de letramento e alfabetização, no período que antecede ao domínio da leitura e da escrita, onde os alunos também são mediatizados, incidentalmente, pelas mídias de comunicação e entretenimento disponíveis a esse grupo. O estudo foi construído em momentos diferentes de ação planejada: ao longo do Estágio de Docência, sob a e intervenção diária, desta professora, no processo de letramento e alfabetização, na implementação de proposta de Arquiteturas Pedagógicas, na forma de Projeto de Aprendizagem; na pesquisa interativa junto aos alunos e suas famílias, a respeito de suas vivências e em estudo múltiplo de casos e em testagens de níveis de escrita, conforme a Psicogênese da Língua Escrita, sistematizada por Ferreiro e colaboradores. Este estudo também comprova a importância dos vários letramentos que devem compor a bagagem necessária ao desenvolvimento do processo de alfabetização e, que são essenciais à construção de estruturas cognitivas, cada vez mais complexas, enquanto mecanismos de aprendizagem, fundamentais à tecitura de redes de conhecimento e aprendizagem futuras. |
id |
UFRGS-2_f2499903c93186df99da3eb6f733d36a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39550 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Capistrano, Marta Lair SilvaGil, Natália de Lacerda2012-04-25T01:23:55Z2010http://hdl.handle.net/10183/39550000825108A pesquisa aqui apresentada investigou os diferentes níveis de letramentos, em um grupo específico de alunos com idades entre 6 e 7 anos, com poder aquisitivo baixo, residentes na periferia urbana de uma cidade gaúcha. Este grupo, embora particular, é representativo de significativa parcela discente da realidade sócio-educacional brasileira. Através de análise múltipla de caso, pretendi observar a participação das novas tecnologias no processo de letramento e alfabetização, no período que antecede ao domínio da leitura e da escrita, onde os alunos também são mediatizados, incidentalmente, pelas mídias de comunicação e entretenimento disponíveis a esse grupo. O estudo foi construído em momentos diferentes de ação planejada: ao longo do Estágio de Docência, sob a e intervenção diária, desta professora, no processo de letramento e alfabetização, na implementação de proposta de Arquiteturas Pedagógicas, na forma de Projeto de Aprendizagem; na pesquisa interativa junto aos alunos e suas famílias, a respeito de suas vivências e em estudo múltiplo de casos e em testagens de níveis de escrita, conforme a Psicogênese da Língua Escrita, sistematizada por Ferreiro e colaboradores. Este estudo também comprova a importância dos vários letramentos que devem compor a bagagem necessária ao desenvolvimento do processo de alfabetização e, que são essenciais à construção de estruturas cognitivas, cada vez mais complexas, enquanto mecanismos de aprendizagem, fundamentais à tecitura de redes de conhecimento e aprendizagem futuras.application/pdfporComputador na educaçãoLetramentoAlfabetizaçãoInovação educacionalLetramentos Digitais na Alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000825108.pdf000825108.pdfTexto completoapplication/pdf1270369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39550/1/000825108.pdf17ce5ce88795f306028f25d22734c34cMD51TEXT000825108.pdf.txt000825108.pdf.txtExtracted Texttext/plain70858http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39550/2/000825108.pdf.txta00cf1988a411190f9d75d837690c151MD52THUMBNAIL000825108.pdf.jpg000825108.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39550/3/000825108.pdf.jpge8a2b93484bdcef1b3434aeb44eac447MD5310183/395502018-10-10 08:17:33.636oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39550Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Letramentos Digitais na Alfabetização |
title |
Letramentos Digitais na Alfabetização |
spellingShingle |
Letramentos Digitais na Alfabetização Capistrano, Marta Lair Silva Computador na educação Letramento Alfabetização Inovação educacional |
title_short |
Letramentos Digitais na Alfabetização |
title_full |
Letramentos Digitais na Alfabetização |
title_fullStr |
Letramentos Digitais na Alfabetização |
title_full_unstemmed |
Letramentos Digitais na Alfabetização |
title_sort |
Letramentos Digitais na Alfabetização |
author |
Capistrano, Marta Lair Silva |
author_facet |
Capistrano, Marta Lair Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capistrano, Marta Lair Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gil, Natália de Lacerda |
contributor_str_mv |
Gil, Natália de Lacerda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computador na educação Letramento Alfabetização Inovação educacional |
topic |
Computador na educação Letramento Alfabetização Inovação educacional |
description |
A pesquisa aqui apresentada investigou os diferentes níveis de letramentos, em um grupo específico de alunos com idades entre 6 e 7 anos, com poder aquisitivo baixo, residentes na periferia urbana de uma cidade gaúcha. Este grupo, embora particular, é representativo de significativa parcela discente da realidade sócio-educacional brasileira. Através de análise múltipla de caso, pretendi observar a participação das novas tecnologias no processo de letramento e alfabetização, no período que antecede ao domínio da leitura e da escrita, onde os alunos também são mediatizados, incidentalmente, pelas mídias de comunicação e entretenimento disponíveis a esse grupo. O estudo foi construído em momentos diferentes de ação planejada: ao longo do Estágio de Docência, sob a e intervenção diária, desta professora, no processo de letramento e alfabetização, na implementação de proposta de Arquiteturas Pedagógicas, na forma de Projeto de Aprendizagem; na pesquisa interativa junto aos alunos e suas famílias, a respeito de suas vivências e em estudo múltiplo de casos e em testagens de níveis de escrita, conforme a Psicogênese da Língua Escrita, sistematizada por Ferreiro e colaboradores. Este estudo também comprova a importância dos vários letramentos que devem compor a bagagem necessária ao desenvolvimento do processo de alfabetização e, que são essenciais à construção de estruturas cognitivas, cada vez mais complexas, enquanto mecanismos de aprendizagem, fundamentais à tecitura de redes de conhecimento e aprendizagem futuras. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-25T01:23:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39550 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000825108 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39550 |
identifier_str_mv |
000825108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39550/1/000825108.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39550/2/000825108.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39550/3/000825108.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
17ce5ce88795f306028f25d22734c34c a00cf1988a411190f9d75d837690c151 e8a2b93484bdcef1b3434aeb44eac447 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447084583616512 |